Social Icons

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sandro Régis homenageia Antônio Lomanto Júnior

O ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Jequié, Antônio Lomanto Júnior, completa 80 anos nesta sexta-feira (29). A passagem da data foi registrada nos anais na Assembléia Legislativa pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Sandro Régis (DEM). Em moção de congratulações, o parlamentar destacou a trajetória política de Antônio Lomanto Júnior. “Pela importância e méritos desse político, que é motivo de respeito e orgulho para os baianos, realizador de uma política administrativa que marcou época na Bahia e no Brasil, como vereador, prefeito, deputado estadual e federal, governador da Bahia e senador. Quero registrar os cumprimentos e a satisfação de poder reconhecer a importância desse homem, que é exemplo e estímulo para todos aqueles que militam na vida pública", destacou Régis.
Antônio Lomanto Júnior formou-se em Odontologia em 1946, mas sua verdadeira vocação foi a política, que exerceu no meio acadêmico. Voltando a sua terra natal, por pouco tempo exerceu a profissão, logo ingressando na vida política com o mandato de vereador. "Aliado do inesquecível governador Otávio Mangabeira, elegeu-se prefeito, servindo-se do cargo para atrair a atenção de políticos de expressão nacional, o que o colocou na proa do cenário estadual", lembrou Sandro Régis.
Em memorável pleito disputado ao Governo da Bahia em 1962, com o também jovem e promissor Waldir Pires, Antônio Lomanto Júnior foi o grande vitorioso. A frente do Governo do Estado criou uma equipe de trabalho que propiciou uma reforma administrativa que alavancou de vez o progresso e desenvolvimento da Bahia. Criou o Centro Industrial de Aratu (CIA), e iniciou os estudos que serviram de pilares para a implantação do Pólo Petroquímico.
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Sandro Régis (DEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário