As vendas de Natal tiveram crescimento nominal de 9,5%
neste ano, segundo levantamento da Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping)
com 400 empresas que representam 30 mil pontos de venda. É o melhor resultado
desde 2014. As categorias de roupas, brinquedos e
cosméticos lideraram as compras durante o período natalino, de acordo com a
associação. O resultado superou as expectativas da entidade, que projetava 6,5%
de alta.
No
ano, o faturamento do setor do varejo em shopping registrou alta de 7,5%, com
receita de R$ 168,2 bilhões. A pesquisa, feita pela associação e pelo Ibope,
levou em conta dados dos 762 centros comerciais do país. A projeção de
crescimento era de 5%. O comércio eletrônico cresceu 15% em, 2019, com
faturamento de R$ 61,2 bilhões no ano. As vendas natalinas no comércio
eletrônico movimentaram R$ 11 bilhões neste ano. "Esperamos ter de 26
de dezembro a 31 de dezembro um movimento bom também, é histórico.
As
pessoas que receberam presentes farão troca. Na parte de vestuário, muita roupa
branca sai devido ao Réveillon", disse Nabil Sahyoun, presidente da
associação.Para ele, o pagamento do 13º salário, a liberação do PIS-Pasep e a
queda na taxa de juros e do desemprego contribuíram para a alta do setor.
"O
pagamento do 13º teve uma injeção de R$ 214,6 bilhões na economia, segundo o
Dieese, a taxa de juros é a menor desde 1999 e a inflação está controlada. São
fatores essenciais", disse.
Os empregos temporários no segmento somaram neste ano 103
mil postos de trabalho, 40% a mais que em 2018. Hoje, o setor emprega 1,3
milhão de vagas."Historicamente, 20% deles se transformam em empregos
permanentes, possivelmente para expansão de novas lojas ou substituição de mão
de obra", afirmou Sahyoun. Segundo o levantamento encomendado pela
Alshop ao Ibope, 12 centros comerciais foram inaugurados em 2019. Desses, nove
estão em cidades do interior e cinco deles na região Sudeste. "A tendência
é de interiorização, dado que as principais capitais estão saturadas. Hoje, 55%
dos shoppings estão em cidades do interior", afirmou Luís Augusto da
Silva, diretor da Alshop.
A
expectativa da entidade é que, com a projeção de crescimento do PIB acima de
2%, entre 13 e 20 centros comerciais sejam abertos em 2020."Hoje, há 31
shoppings em construção ou previsão abertura nos próximos anos, dos quais 20
serão no interior. Com o crescimento da economia, a tendência é de aceleração
dos investimentos", disse Sahyoun. "Sem dúvida tínhamos uma
demanda reprimida, mas por outro lado, crescer 7,5% no ano é algo bom. Um dado
fundamental para 2020 é que, a maioria dos empresários com os quais conversamos
diz que vai investir na expansão de suas lojas".
A
entidade afirma que a aprovação da reforma tributária pode destravar
investimentos e potencializar o crescimento do varejo."A reforma ideal
teria redução de imposto, mas isso dificilmente vai acontecer. Para nós,
empresários, a desburocratização e a união de vários impostos em um único já
seria um fator muito importante", afirmou Nabil Sahyoun.
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