Social Icons

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Itamari - Prefeita Pallomma Menezes busca investimentos junto ao FNDE



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

A Educação sempre foi prioridade no governo da Prefeita PALLOMMA. Em contato direto na tarde desta quinta-feira, 15, com o FNDE, a professora Pallomma Menezes e seu esposo Kçulo, solicitaram pessoalmente mais recursos para o município.
Além de recursos de obras em andamentos, outras novas serão realizadas em Itamari. Definitivamente a educação é uma das prioridades do Governo que trabalha por você!

Prefeitura Municipal de Itamari
Trabalhando por Você!


Ibirataia - Idoso de 90 anos e filha de 60 morrem eletrocutados





Menos de oito dias após um homem morrer eletrocutado em Ibirataia (ver aqui), mais uma tragédia foi registrada na cidade. Na tarde dessa sexta-feira, 16, um idoso de 90 anos e a filha de 60 anos morreram com uma descarga elétrica no quintal da casa localizada na Rua João José Lima, conhecida como Rua da Lavanderia. De acordo com as primeiras informações, Dazilda Ribeiro dos Santos foi a primeira a receber a descarga elétrica transmitida através de um varal de arame. O pai ao tentar socorre-la também acabou sendo atingido e morreu.
Vizinhos disseram ter ouvido os gritos de pedido de socorro do idoso. Ao chegar no local encontraram os dois caídos no quintal da casa. Conforme apurou nossa reportagem, o chão onde estavam pai e filha estava molhado. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Departamento de Polícia Técnica para realizara a perícia no local e encaminhar os corpos para o IML em Jequié. As vítimas moravam sozinhas no imóvel.

(Giro Ipiaú)


Bahia - Morre aos 71 anos, ex-deputado federal constituinte Eujácio Simões Filho



Resultado de imagem para Bahia - Morre aos  71 anos, ex-deputado federal constituinte Eujácio Simões Filho
O ex-deputado federal constituinte, Eujácio Simoes Filho, faleceu neste domingo (18/08), em Salvador, depois de lutar por três anos contra um câncer agressivo. Eujácio Simões começou a carreira como deputado estadual pelo PFL tendo dois mandatos na Assembléia Legislativa da Bahia, de 1987 a 1991, e de 1991 a 1995, quando já havia migrado para o PL. Pelo PL, foi deputado federal por duas vezes de 1995 a 2003, tendo participado da elaboração da atual Constituição do País em 1998. Eujácio foi presidente da ALBa de 1994 a 1995 e era conhecido pelo seu estilo autêntico e fidelidade aos amigos.
Formado em Arquitetura pela UFBA, nascido em Itororó, se realizou na política e nos últimos anos de vida vinha se dedicando ao agronegócio. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto. O velório está marcado para 11h e a cremação 15h, no Jardim da Saudade, na capital baiana.
“Como deputado estadual e federal, Eujácio Simões prestou relevantes serviços à Bahia e ao Brasil, tendo participado com destaque da Constituinte”, disse ACM Neto.
O prefeito lembrou também que o ex-deputado foi amigo de seu avô, Antonio Carlos Magalhães, do tio, Luís Eduardo, e do pai, Antonio Carlos Junior. “Nossa família sempre teve uma convivência muito fraterna com Eujácio Simões. A todos os amigos e familiares do ex-deputado, em especial a Mateus Simões, assessor especial da Prefeitura, os meus sentimentos. Que Deus dê muita força e luz neste momento de profunda tristeza”, concluiu Neto.


Informe Baiano

Salvador - Prefeitura faz mutirão de serviços e autoriza obras em Canabrava



Resultado de imagem para Salvador - Prefeitura faz mutirão de serviços e autoriza obras em Canabrava
O bairro de Canabrava recebeu no domingo (18) o projeto “Tô na Área”, da Prefeitura de Salvador, que pretende facilitar o acesso aos serviços públicos essenciais, garantindo também a participação popular na gestão pública.
No bairro, a equipe da prefeitura autorizou obras, vistoriou as intervenções em execução e promoveu diversas melhorias, com ações de manutenção de praças, vias e equipamentos esportivos, além de oferecer atendimento de saúde à população.
“Estamos todos os dias nas comunidades, trabalhando de domingo a domingo para transformar a vida do povo de Salvador”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), vice-prefeito Bruno Reis, que participou do “Tô na Área”, em Canabrava.
Reis autorizou obras de reforma da praça e da quadra na Rua das Três Mangueiras, assim como melhorias no campo da Avenida Mario Sérgio Pontes de Paiva. A Rua Bem-te-vi também vai ganhar serviços de recapeamento asfáltico e iluminação em LED.
Em Canabrava, segundo o vice-prefeito, a prefeitura ainda realizou poda de árvores, operação tapa-buraco, paisagismo, pintura de praças e quadras, melhorias na iluminação pública, assim como ações de coleta, retirada de resíduos, lavagem de vias, roçagem e capinação.
Ascom/PMS

ACM Neto participa da abertura da Semana do Clima na capital baiana



Resultado de imagem para ACM Neto participa da abertura da Semana do Clima na capital baiana
Começa nesta segunda-feira (19), às 9h, no Salvador Hall (Paralela), a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorre até a sexta-feira (23).
A abertura acontece com a instalação do Painel Salvador de Mudança do Clima, com a presença do prefeito ACM Neto e de autoridades estrangeiras, a exemplo do embaixador da Holanda, Kees Van Rij, além do renomado climatologista mundial Carlos Nobre.
Durante o painel, a Prefeitura apresenta o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação da Mudança Climática, contratado com recursos do BID e que se inicia este mês.
O aterro sanitário de Salvador, que transforma lixo em energia suficiente para abastecer uma cidade como Lauro de Freitas, também vai receber uma premiação simbólica em função do trabalho de mitigação do carbono.
O evento acontece na Cidade do Clima, montada no Salvador Hall especialmente para a ocasião, que vai receber autoridades mundiais ao longo da semana. Ou seja, a capital baiana se transforma, a partir desta segunda, no centro dos holofotes do debate climático do planeta. A Cidade do Clima vai receber palestras, mesas de debates e conferências nos espaços Verde, Amarelo e Azul. 
Bahia.ba


Substância produzida pelo organismo tem potencial para tratar diabetes



Resultado de imagem para Substância produzida pelo organismo tem potencial para tratar diabetes
O pesquisador brasileiro Luiz Osório Leiria, durante pesquisa de pós-doutorado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, identificou uma substância produzida pelo organismo que ajuda a controlar os níveis de glicose e pode ser uma alternativa para o combate a diabetes. Atualmente ele é pesquisador do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em artigo publicado na revista Cell Metabolism, Leiria descreve pela primeira vez as funções de tal substância, o lipídio 12-HEPE, um tipo de gordura que é produzida e liberada pelo tecido adiposo marrom. O tecido adiposo marrom está principalmente relacionado à regulação térmica do organismo por meio da produção de calor. Já o tecido adiposo branco é aquele relacionado com a obesidade e tem a função é acumular gordura quando há excedente energético disponível.
Na pesquisa, Leiria descobriu que camundongos obesos tratados com o lipídio 12-HEPE apresentaram maior eficiência na redução dos níveis de glicose no sangue depois de receberem uma injeção com glicose concentrada, na comparação com os camundongos que não tinham recebido o tratamento com o lipídio.
“Mostramos que o 12-HEPE foi capaz de melhorar a tolerância à glicose em animais obesos, o que se deve à capacidade deste [lipídio] de promover a captação da glicose no tecido adiposo e no músculo. Aumentar a tolerância à glicose significa dizer a capacidade de transportar a glicose para os tecidos após uma ingestão alta de alimento (com glicose) reduzindo os níveis de glicose no sangue”, disse Luiz Osório Leiria.
O pesquisador demonstrou que o efeito benéfico do lipídio se deu pela capacidade do 12-HEPE promover a captação de glicose tanto no músculo quanto no próprio tecido adiposo marrom.

Diabetes

A importância da descoberta para um possível tratamento de pessoas com diabetes se dá porque os pacientes nessa condição têm seus níveis de glicose no sangue elevados e precisam de medicação para reduzir esses níveis. Leiria identificou, na pesquisa, que o lipídio 12-HEPE havia realizado a função de diminuir o nível de glicose no sangue entre os camundongos obesos.
“É cedo pra dizer, mas pode significar sim [um novo tipo de tratamento], pois no diabetes tipo 2 que ocorre intolerância à glicose, ou seja, ocorre um defeito da capacidade do organismo em captar a glicose após uma refeição e com isso a glicemia permanece elevada por muito tempo”, explicou.
Nos testes clínicos realizados com pacientes humanos, ao coletar amostras de sangue de pessoas magras e saudáveis, assim como de pacientes com sobrepeso e obesos, verificou-se que a quantidade de 12-HEPE do primeiro grupo foi maior do que no sangue dos pacientes com sobrepeso e obesos.
Ou seja, a pesquisa sugere a possibilidade de que a redução dos níveis desses lipídios na corrente sanguínea de pessoas obesas contribua, de alguma forma, para o aumento da glicose no sangue destes pacientes. A substância ainda não foi testada como tratamento em humanos, mas o pesquisador afirma que pretende fazer os testes no futuro.
Nos testes in vitro em células adiposas provenientes de humanos, os resultados mostraram que 12-HEPE aumentou a captação de glicose. “Em humanos, sabemos duas coisas: os níveis do lipídio são reduzidos em humanos obesos e, quando indivíduos tomam uma droga (Mirabegron) que ativa o tecido adiposo marrom, o lipídio é liberado no sangue”, contou Leiria.
Um remédio já comercializado no país chamado Mirabegron, indicado para o tratamento de uma disfunção urinária conhecida como bexiga hiperativa, tem também a capacidade de ativar o tecido adiposo marrom. A pesquisa de Leiria mostrou que pacientes tratados com esse medicamento têm níveis mais elevados de 12-HEPE no sangue. 

Agencia Brasil



Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep




Resultado de imagem para Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começa a receber hoje (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições.
Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e o Banco do Brasil. SegundoMedida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.
A MP facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.
Segundo a Caixa, 10,4 milhões de trabalhadores terão direito ao saque das cotas do PIS. O pagamento deve injetar até R$ 18,3 bilhões na economia brasileira. Hoje, o crédito automático será feito apenas para quem tem conta corrente ou poupança no banco. Em 26 de agosto, será a vez de os cotistas a partir de 60 anos poderem sacar. O pagamento aos trabalhadores com até 59 anos começará em 2 de setembro.
O saque de até R$ 3 mil poderá ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos terminais de autoatendimento, utilizando o cartão Cidadão, com senha. Outra opção é nas agências da Caixa. Acima de R$ 3 mil, somente nas agências da Caixa.
O PIS atende aos trabalhadores da iniciativa privada. Para saber se tem direito às cotas do fundo, o correntista deve consultar o endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.
No caso do Pasep, administrado pelo Banco do Brasil, estão disponíveis para saque R$ 4,5 bilhões pertencentes a 1,522 milhão de cotistas. Cerca de 30 mil participantes receberão automaticamente o dinheiro hoje. O Pasep atende a servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais.
Os cotistas clientes de outras instituições financeiras, com saldo de até R$ 5 mil, poderão transferir o saldo da cota por meio de Transferência Eletrônica de Documento (TED), sem nenhum custo, a partir de 20 de agosto. Os demais cotistas, assim como herdeiros e portadores de procuração legal, poderão realizar os saques diretamente nas agências do BB, a partir de 22 de agosto.
A opção de transferência oferecida pelo BB pode ser feita tanto pela internet, no endereço eletrônico www.bb.com.br/pasep, quanto pelos terminais de autoatendimento. O cotista ainda pode obter informações por meio da Central de Atendimento BB, pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Fonte Agencia Brasil


sábado, 17 de agosto de 2019

Gandu – Oposição se reúne enquanto prefeito Léo continua trabalhando e consolidando a sua gestão



Resultado de imagem para prefeito léo gandu e rui costa
Na ultima terça [13], segundo foi noticiado em diversos meios de comunicação da cidade, aconteceu uma reunião entre líderes políticos da oposição, que somente agora quase 03 anos após de administração do atual prefeito Leonardo Cardoso [PP], começam a se articular visando às eleições municipais do próximo ano. Mesmo assim, ainda não se entenderam quanto a quem poderá será o candidato [a], do “grupo”, que na verdade continua dividido em 03.
Os defensores da pré-candidatura do ex-prefeito Djalma Galvão [PT], estão aguardando com ansiedade a votação das contas relativas ao ano de 2016, por parte da câmara de vereadores, que será quem neste momento poderá decidir sobre o futuro político do petista, quanto a sua elegibilidade para o próximo pleito. Já aqueles [as], que defendem a pré-candidatura da ex-gestora Dra. Irismá Silva [PSD], apesar de não revelar publicamente, torcem para que a câmara de vereadores reprove o parecer do TCM que opina pela aprovação das contas relativas ao período em que Djalma Galvão, ficou a frente do município, o que o deixaria inelegível, fortalecendo assim a ex-alcaide, que passaria a ser momentaneamente a única peça do “quebra-cabeça” oposicionista atraindo 90% dos que votariam em Djalma.
O fato novo desta história, é que neste sábado [17], durante a nossa visita a feira-livre, ouvimos de pessoas ligadas a oposição, que o certo seria a união de Djalma e Irismá em torno de um nome novo, para poder enfrentar a difícil missão que é enfrentar o fortalecido prefeito Léo de Neco, que a cada dia demonstra: amadurecimento, aproximação com o governador Rui Costa [PT],  obras e serviços relevantes para o município, base sólida no legislativo e muita popularidade, além de contar com a força de um deputado federal de grande expressão no cenário federal, que é Ronaldo Carletto [PP].
Certo é que, enquanto a oposição se encontra com o seu time desentrosado, Léo continua com sua plataforma de trabalho e preparo político, como diria o próprio: “Firme e Forte”.

Ibirapitanga - Prefeito Dr Ravan tem contas rejeitadas e poderá ficar inelegível



Resultado de imagem para Ibirapitanga - Prefeito Dr Ravan tem contas rejeitadas e poderá ficar inelegível
O Tribunal de Contas do Município – TCM – rejeitou as contas do Prefeito Municipal de Ibirapitanga, Dr. Ravan (PSD), resultante de diversas irregularidades praticadas no exercício de 2016, devidamente registradas e constadas no processo de prestação de contas TCM n.º 07304e17. Nesse cenário, O prefeito Isravan Lemos Barcelos (Dr.Ravan) interpôs Pedido de Reconsideração, objetivando a reformulação da decisão do TCM sobre inúmeras irregularidades constadas pelo Tribunal, como:
• ausências de comprovações de publicações de instrumentos contratuais, ferindo o princípio da publicidade estabelecido pelo caput do art. 37 da Constituição Federal;
• desatenção ao estabelecido pela Resolução TCM 1.060/05, tendo em vista os achados apontando não inserções no e-TCM de diversos documentos, com destaque para 30 (trinta) processos de pagamentos cujo somatório dos valores alcançaram R$168.232,42, além de 09 (nove) processos licitatórios e 06 termos de contratos;
• Pagamento ao Secretário de Administração Sérgio Maynart acima do texto, como estabelece a lei;
• manutenções de veículos sem as devidas identificações dos automóveis nos documentos de despesas, em flagrante desrespeito ao princípio da transparência no trato da Coisa Pública;
• apresentações de 14 (quatorze) processos de pagamentos desacompanhados de notas fiscais, cujo somatório dos valores alcançaram R$721.179,56, tendo sido identificado junto a defesa somente 01 (uma) nota fiscal expedida pela credora Geisa de Oliveira, no valor de R$4.275,00, sendo ratificados os demais achados, quanto a ausência das comprovações de despesas na importância de R$716.454,56, dos demais processos de pagamentos, tendo como credor o Instituto Nascente;
• admissões de servidores sem a realização de prévio concurso público, em desrespeito ao determinado pelo art. 37, II da Constituição Federal;
• não atendimento integral das regras estabelecidas pela Resolução TCM 1.282/09, devido ao não encaminhamento de diversos dados ao SIGA, além de inserções incorretas ou incompletas de informações no citado sistema deste TCM, dificultando o desenvolvimento dos trabalhos da Inspetoria Regional, com ênfase para as divergências entre dados constantes no sistema com relação aos demonstrativos contábeis, entre outras irregularidades (verificar parecer link).
Após apreciação do Ministério Público de contas, que apresentou parecer favorável pela rejeição das contas, em 11 de abril de 2019. O relator do referido Processo, Const. Raimundo Moreira votou pela manutenção das contas rejeitadas. Nesse sentido, as contas atinentes ao exercício financeiro de 2016 estão rejeitadas, com decisão transitada em julgado, sendo imputado o prefeito Ravan, multa no valor de R$8.000,00 (oito mil reais).
Por conseqüência, conforme estabelece a lei, as contas rejeitadas deverão ser apreciadas e votadas pela Câmara Municipal de Vereadores de Ibirapitanga. O prefeito Dr. Ravan necessita da aprovação de 2/3 dos Vereadores da Casa Legislativa (08 vereadores) para reverter à decisão do TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO, caso contrário, estará enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficará inelegível para disputar cargos políticos por um longo período.
Nessa ocasião, o prefeito, Dr. Isravan Lemos Barcelos se iguala ao grupo de prefeitos de Ibirapitanga com contas rejeitadas, sendo eles, Ruiverson Lemos Barcelos (Russo), seu irmão, Eraldo Assunção e Antônio Conceição (Gude).
Fonte: Ipolítica.com

Bahia - Paulo Azi critica Rui Costa após divulgação de balanço do Tesouro: “fama de bom gestor só na propaganda”



Resultado de imagem para Bahia - Paulo Azi critica Rui Costa após divulgação de balanço do Tesouro: “fama de bom gestor só na propaganda”
O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, lamentou a manutenção da Bahia no rol dos estados considerados maus pagadores pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e criticou o governador Rui Costa (PT) por não tomar medidas para reverter o quadro. De acordo com a edição de 2019 do “Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais”, divulgada nesta quarta-feira (13), a Bahia manteve a classificação “C” da capacidade de pagamento (Capag), o que proíbe o estado de contrair empréstimos com garantia da União.
“Ao invés de ficar acusando seus adversários de perseguição, Rui Costa deveria se preocupar em organizar as finanças do estado para que ele possa voltar a ter capacidade de honrar os seus compromissos e contrair novos empréstimos. É mais uma prova de que a fama de bom gestor de Rui só existe na propaganda do governo”, afirma do deputado.
Azi alerta que auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificaram, no exame das contas de 2018, graves pedaladas feitas por Rui. Segundo o relatório, o governador usou recursos de convênios para o pagamento de outras despesas. Sem esta irregularidade, as contas teriam fechado com déficit de R$ 2 bilhões.
O deputado ressalta que a “má gestão” de Rui se reflete não apenas nas finanças, mas principalmente na prestação dos serviços públicos essenciais. “Não à toa a Bahia tem o pior ensino médio do país, o maior número de homicídios, a maior taxa de desemprego. Um estado que não consegue se organizar financeiramente não consegue prestar um bom serviço. Assim é o desgoverno de Rui”, critica.
Fonte: Democratas Ba