Social Icons

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Vem ai em setembro...




EPS lança candidatura da ex-secretária estadual Lucinha para presidência do PT da Bahia




Resultado de imagem para EPS lança candidatura da ex-secretária estadual Lucinha para presidência do PT da Bahia

Militantes da tendência do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), lançaram na noite desta sexta-feira (19) a candidatura da ex-secretária estadual, Vera Lúcia Barbosa, a popular Lucinha do MST, para a presidência do partido na Bahia. Lucinha atuou na direção nacional do MST, foi titular de Política para Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Após o anúncio, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), representante da EPS no Congresso Nacional se pronunciou e defendeu a petista. “Lucinha representa as lutas das mulheres por liberdade e pelo fim da violência, a população negra e pobre diante do estado de exceção, representa a luta de LGBT’s por um mundo onde possamos ser todos vistos como iguais, e a juventude por educação e trabalho. Ela é a síntese de projeto que vem para romper a cerca que impede os marginalizados de avançar. E está apta para liderar esse projeto de renovação do PT com vínculos com os movimentos sociais”, destaca Valmir.

O deputado petista ainda informa que com Lucinha, a Chapa Optei marchará para construir um PT democrático, socialista, de massas e afiado para a luta política que o partido deve enfrentar. Para o dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, o nome para comandar os trabalhadores não poderia ser outro na atual conjuntura. Utilizando trecho de documento da EPS, Costa diz que 2019 será um ano decisivo nas lutas do povo brasileiro e que, “apesar da atual conjuntura complexa, onde uma fração social ultraconservadora e ultraliberal logrou êxito ao formar maioria eleitoral nas urnas, ainda não conseguiu unidade social e política”. Segundo ele, a direita tradicional pouco faz, “a não ser atuar como linha auxiliar desse novo campo político da extrema direita, ajudando aprovar medidas, ainda que torça o nariz para suas expressões mais radicais”.

Já a secretária de Movimentos Populares do PT da Bahia, Danielle Ferreira, frisa que “o partido segue ao lado do povo e tendo ele como referência de projeto político alternativo à barbárie fascista, pois tem a capacidade de unificar seus esforços junto aos movimentos sociais e demais partidos de esquerda para não apenas resistir, mas construir condições para a derrota do bolsonarismo”. Ferreira defende o nome de Lucinha para a presidência da sigla na Bahia e reafirma o compromisso com os movimentos sociais. “O PT precisa mostrar estar apto a ser a linha de frente da luta popular e ser referência nacional no enfrentamento à extrema direita e seus aliados mais moderados. É por isso que Lucinha é fundamental neste Processo de Eleições Diretas [PED]. Dialogaremos com todas as forças internas do PT para apresentar a política representada pela candidatura de Lucinha e construir sínteses”.

Ascom do deputado Valmir Assunção
Vitor Fernandes (DRT-2430)


Macarani – Coelba corta fornecimento de energia da Prefeitura e do Mercado Municipal



Finalmente aconteceu algo que já vinha sendo alertado, inclusive o Presidente do CACS/FUNDEB, Professor Jefferson Sousa, já havia chamado a atenção de que a qualquer momento a Coelba iria cortar o fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos do Município de Macarani por conta do não pagamento das contas.

Jefferson chamou a atenção na última vez em que esteve na Câmara para falar sobre as despesas que são pagas com dinheiro que seria destinado para a educação.

Nesta manhã de quinta-feira 18/07, funcionários da SIRTEC, empresa que realiza justamente o serviço de corte e religamento de energia para COELBA, estiveram primeiro na Prefeitura, onde sem a menor cerimônia cortaram a energia deixando o Paço Municipal às escuras no interior do prédio da Prefeitura.

Mas, e aí o absurdo e a vergonha é maior! Logo em seguida os “homens do corte”, desceram a ladeira com endereço certo e meteram a tesoura (alicate), também no mercado municipal noLargo São Pedro. O mercado de carnes ficou fora da operação, mas a situação se complica para os bares e barracas de alimentação do mercado de cereais.

Ainda não conseguimos contato com a empresa para saber qual a situação do débito ou débitos da Prefeitura junto a Coelba, mas sabemos que quando Miller assumiu, as contas estavam zeradas.

Agora sim: podemos dizer que a administração de Macarani com Miller Ferraz, está nas trevas.


Fonte: Revista Geral Bahia

Wenceslau Guimarães comemorou 57 anos de emancipação política com realizações e evento esportivo




A imagem pode conter: Carlos Alberto Liotério, em péA imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Carlos Alberto Liotério, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 12 pessoas, multidãoA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Carlos Alberto Liotério e Neto Souza, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Carlos Alberto Liotério, pessoas em pé, céu, ponte e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, céu, sapatos e atividades ao ar livre

A cidade de Wenceslau Guimarães comemorou 57 anos de emancipação política. O primeiro ato das festividades foi uma  missa em  solene na Igreja de Nossa Senhora das Graças, em agradecimento pela História do município, que contou como as presenças de autoridades e lideranças políticas, a exemplo, do Prefeito Kaká [PRB], Vice Mizael [PHS],  o Deputado Federal Paulo Azi [Dem] e o Deputado Estadual Dal do Posto [PP], vereadores, secretários do município e autoridades  religiosas com a brilhante participação da filarmônica “Amigos da Música”.
“Agradecemos a Deus por nos dar o direito de representar nosso povo, agrademos a toda população por confiar em nosso projeto de contribuição para nosso Município, agrademos a câmara de vereadores pela contribuição do Desenvolvimento da nossa terra! Agrademos aos ex-prefeitos que contribuíram durante suas gestões, por fim, agrademos Dal deputado Estadual, Paulo Azi Deputado Federal!”. Enfatizou o prefeito Kaká.
Outro ato importante foi à vistoria das autoridades em duas grandes obras no Bairro João Clímaco. Uma voltada para o esporte e outra para Educação, que com certeza vai impactar no desenvolvimento deste importante município da nossa região. A construção do Estádio Municipal e de uma escola com 12 salas de aula.
Ainda em alusão ao aniversário da “Capital da Graviola”, aconteceu a grande final do campeonato local, onde a equipe da Juventus venceu a equipe do Aliança, tornando-se a grande campeã.




Técnico sofre infarto e jogadores se desesperam



Resultado de imagem para Técnico sofre infarto e jogadores se desesperam

Uma cena de pura tensão e apreensão tomou conta de uma partida do Campeonato Romeno neste domingo (21). O técnico do Dínamo Bucareste, Eugen Neagoe, sofreu um infarto no início do jogo contra o Universitatea Craiova, perdeu a consciência e precisou ser retirado de ambulância do estádio.
O treinador ainda recebeu o apoio de um companheiro da comissão técnica antes de desmaiar e deixar o local. Chamou a atenção o desespero dos jogadores, de ambas as equipes, com a situação.
Apesar do susto, o quadro é estável e o comandante não corre riscos no momento. Ele, no entanto, passará a noite sob observação médica em um hospital, de acordo com o jornal local "Gazeta Sporturilor".
Ainda conforme o periódico, o susto aconteceu aos 25 minutos do primeiro tempo. A partida ficou paralisada por 15 minutos e depois foi retomada.
"Qual foi o placar do jogo?", teria perguntado Eugen Neagoe a um médico. O Dínamo Bucareste, seu time, perdeu por 2 a 0 para o Universitatea Craiova.
Gazeta Esportiva

Bolsonaro diz que não há constrangimento em visitar a Bahia



Resultado de imagem para Bolsonaro diz que não há constrangimento em visitar a Bahia
O presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (21), que não existe constrangimento em sua visita à Bahia, marcada para esta semana, após criticar alguns governadores do Nordeste. Em conversa com os jornalistas, na porta do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que o Nordeste é “sua terra”.
“Bahia é Brasil, não tem problema”, disse. Está programada uma visita à cidade baiana de Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23), para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha

"Nordeste é Brasil, é minha terra. Eu ando em qualquer lugar do território brasileiro”, completou.
Questionado se deixaria de ir ao Maranhão, Bolsonaro disse que não deixaria de ir se tivesse algum evento marcado no estado. “Se tiver um evento [no Maranhão] eu vou, por que não?”.
O presidente voltou a reforçar suas críticas ao financiamento de filmes classificado por ele como “pornográficos”. “O poder publico não tem que ficar se metendo em tudo. E outra coisa, dinheiro público para fazer filme pornô não. Não existe censura da minha parte. O que eu falei foi o seguinte: com dinheiro público não pode fazer esse tipo de filme."
O presidente se referiu especificamente ao filme Bruna Surfistinha, lançado em 2011, e que conta a história de uma prostituta. Ele também disse que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) irá para Brasília ou será privatizada.

Agencia Brasil

Número de pacientes com hepatite cresce 20% em 10 anos no Brasil



Resultado de imagem para Número de pacientes com hepatite cresce 20% em 10 anos no Brasil
O número de pacientes notificados com casos de hepatites virais no Brasil aumentou 20% de 2008 a 2018, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registrados 35.370 casos. Dez anos depois, esse número saltou para 42.383. Apesar do aumento, o levantamento apontou queda de 9% no total de mortes, saindo de 2.402 em 2007 para 2.184 em 2017.  
A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. De 2000 a 2017, foram identificados no Brasil, segundo o boletim, 70.671 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais dos tipos A, B, C e D. Desses, 1,6% foi associado à hepatite viral A; 21,3% à hepatite B; 76% à hepatite C e 1,1% à hepatite D.
O boletim mostra que o tipo C da doença, além de ser o mais letal, é o mais prevalente. Ao todo, 26.167 casos foram notificados em 2018. A doença é transmitida por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes.
O maior número de pessoas com hepatite C se concentra em pessoas acima dos 40 anos. A hepatite C nem sempre apresenta sintomas. Por isso, o Ministério da Saúde estima que, atualmente, mais de 500 mil pessoas convivam com o vírus C da hepatite e ainda não sabem.
Foram notificados ainda 2.149 casos de hepatite A no Brasil. A transmissão mais comum desse tipo da doença é pela água e alimentos contaminados. O tratamento geralmente evolui para cura. Também foram registrados 13.992 casos de hepatite B, que pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado, sexo desprotegido, compartilhamento de objetos cortantes e de uso pessoal e pode também ser transmitida de mãe para filho.
Já a hepatite D foi registrada em 145 pacientes. A infecção ocorre quando a pessoa já contraiu o vírus tipo B.
Os sintomas da hepatite D são silenciosos e a doença é combatida por meio da vacina contra a hepatite B que também protege contra a D.

Agencia Brasil


Brasil - Apenas 67 municípios aderiram a sistema contra desigualdade racial



Resultado de imagem para Brasil - Apenas 67 municípios aderiram a sistema contra desigualdade racial

Criado para organizar e articular políticas e serviços do poder público federal para vencer as desigualdades raciais no Brasil, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com a adesão de apenas 67 municípios e 18 estados, além do Distrito Federal, de acordo com balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Por meio da adesão ao Sinapir, os entes federados têm a preferência no repasse de recursos financeiros federais, o que é feito por meio de edital. O objetivo é criar ou fortalecer órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial e garantir à população negra a equivalência de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância.
O Sinapir é uma das medidas previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), que hoje (20) completa nove anos. A adesão ao sistema é voluntária. A partir do momento em que o ente federado adere ao Sinapir, ele tem cinco anos para criar um plano municipal ou estadual de promoção da igualdade racial e destacar um orçamento para executá-lo.
Além do volume baixo de adesões em relação aos 5.570 municípios e 26 estados, o programa enfrenta outro desafio. A maioria dos governos locais que integram o Sinapir ainda não adotaram um plano municipal ou estadual de promoção da igualdade racial nem destinaram verbas no orçamento para a área. Entre as modalidades de gestão, eles estão classificados na categoria básica.
Apenas o Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e nove municípios têm gestão intermediária, com plano elaborado e dotação no Orçamento. A Bahia e seis municípios têm gestão plena. Além de plano, têm recursos e maior liberdade para usá-los.
“É um grande desafio ampliar o Sinapir”, diz a Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Sandra Terena. “Tivemos avanços em todo o país, mas o desafio permanece em sensibilizar os gestores públicos para terem essa preocupação do recorte étnico-racial”, acrescenta.
Até o fim do ano, a pasta pretende promover um grande fórum para mobilizar os gestores de todo o país e informá-los sobre a importância e os benefícios que eles têm a partir da adesão ao Sinapir.
Composto por 65 artigos, o Estatuto da Igualdade Racial trata de pontos fundamentais, como o direito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à terra, à moradia adequada e ao trabalho.
“A partir do momento em que a população tem conhecimento de que é possível sim, trabalhar para combater a discriminação, as pessoas podem mudar a mentalidade. Vemos que temos ainda casos de discriminação étnico-racial no Brasil”, diz Sandra.

Agencia Brasil

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Wenceslau Guimarães – 57 anos de História




A imagem pode conter: texto e atividades ao ar livre

Essa é a melhor parte da História
[prefeito Kaká]

Gandu – O badalado Lom Rios declara sua pré-candidatura a vereador



A imagem pode conter: Loom Riios II, sorrindo, atividades ao ar livre e close-up
O bem humorado e polêmico ativista político, Lom Rios, declarou em suas redes sociais que pretende disputar uma vaga no legislativo municipal no pleito de 2020.
“Respondendo aos curiosos, vou sim mim candidatar a vereador em 2020”. Disparou Lom.
Comunicativo, sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, Lom administra um dos grupos mais badalados da rede, o “Lacrou”, bordão repetido pelo mesmo quando algo de positivo acontece.
Bem relacionado com os “bofes” e as “minas”, Lom espera chamar atenção de parte da galera que curte seu jeito irreverente de ser, no intuito de transformar em votos nas urnas eletrônicas nas próximas eleições.
Aliado de primeira hora do ex-prefeito Neco Kanguçú [PP], na eleição de 2016, a pedido do mesmo, Lom apoiou o presidente da  câmara Uziel Barreto [PROS], mas afirma que desta vez vai ajudar o grupo político do seu líder, mas sendo ele mesmo o candidato ao legislativo, o que lhe é garantido por direito, segundo a constituição federal.
Com isso, surge mais um pré-candidato a vereador, que promete muita badalação.