segunda-feira, 22 de julho de 2019
EPS lança candidatura da ex-secretária estadual Lucinha para presidência do PT da Bahia
Militantes da tendência do PT, Esquerda
Popular Socialista (EPS), lançaram na noite desta sexta-feira (19) a
candidatura da ex-secretária estadual, Vera Lúcia Barbosa, a popular Lucinha do
MST, para a presidência do partido na Bahia. Lucinha atuou na direção nacional
do MST, foi titular de Política para Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade
Racial (Sepromi). Após o anúncio, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA),
representante da EPS no Congresso Nacional se pronunciou e defendeu a petista.
“Lucinha representa as lutas das mulheres por liberdade e pelo fim da
violência, a população negra e pobre diante do estado de exceção, representa a
luta de LGBT’s por um mundo onde possamos ser todos vistos como iguais, e a
juventude por educação e trabalho. Ela é a síntese de projeto que vem para
romper a cerca que impede os marginalizados de avançar. E está apta para
liderar esse projeto de renovação do PT com vínculos com os movimentos
sociais”, destaca Valmir.
O deputado petista ainda informa que com
Lucinha, a Chapa Optei marchará para construir um PT democrático, socialista,
de massas e afiado para a luta política que o partido deve enfrentar. Para o
dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, o nome para comandar os
trabalhadores não poderia ser outro na atual conjuntura. Utilizando trecho de
documento da EPS, Costa diz que 2019 será um ano decisivo nas lutas do povo
brasileiro e que, “apesar da atual conjuntura complexa, onde uma fração social
ultraconservadora e ultraliberal logrou êxito ao formar maioria eleitoral nas
urnas, ainda não conseguiu unidade social e política”. Segundo ele, a direita
tradicional pouco faz, “a não ser atuar como linha auxiliar desse novo campo
político da extrema direita, ajudando aprovar medidas, ainda que torça o nariz
para suas expressões mais radicais”.
Já a secretária de Movimentos Populares do PT
da Bahia, Danielle Ferreira, frisa que “o partido segue ao lado do povo e tendo
ele como referência de projeto político alternativo à barbárie fascista, pois
tem a capacidade de unificar seus esforços junto aos movimentos sociais e
demais partidos de esquerda para não apenas resistir, mas construir condições
para a derrota do bolsonarismo”. Ferreira defende o nome de Lucinha para a presidência
da sigla na Bahia e reafirma o compromisso com os movimentos sociais. “O PT
precisa mostrar estar apto a ser a linha de frente da luta popular e ser
referência nacional no enfrentamento à extrema direita e seus aliados mais
moderados. É por isso que Lucinha é fundamental neste Processo de Eleições
Diretas [PED]. Dialogaremos com todas as forças internas do PT para apresentar
a política representada pela candidatura de Lucinha e construir sínteses”.
Ascom do deputado Valmir Assunção
Vitor Fernandes (DRT-2430)
Macarani – Coelba corta fornecimento de energia da Prefeitura e do Mercado Municipal
Finalmente aconteceu
algo que já vinha sendo alertado, inclusive o Presidente do CACS/FUNDEB, Professor Jefferson Sousa, já havia chamado a atenção de
que a qualquer momento a Coelba iria
cortar o fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos do Município de
Macarani por conta do não pagamento das contas.
Jefferson chamou a
atenção na última vez em que esteve na Câmara para falar sobre as despesas que
são pagas com dinheiro que seria destinado para a educação.
Nesta manhã de quinta-feira 18/07, funcionários da SIRTEC, empresa que realiza justamente o serviço de corte
e religamento de energia para COELBA, estiveram primeiro na Prefeitura, onde sem a
menor cerimônia cortaram a energia deixando o Paço Municipal às escuras no
interior do prédio da Prefeitura.
Mas, e aí o absurdo e
a vergonha é maior! Logo em seguida os “homens
do corte”, desceram a ladeira com endereço certo e meteram a tesoura (alicate), também no mercado municipal
noLargo São Pedro. O mercado de
carnes ficou fora da operação, mas a situação se complica para os bares e
barracas de alimentação do mercado de cereais.
Ainda não conseguimos contato com a empresa para saber qual a situação do
débito ou débitos da Prefeitura junto a Coelba, mas sabemos que quando Miller assumiu, as contas estavam zeradas.
Agora sim: podemos
dizer que a administração de Macarani com Miller
Ferraz, está nas trevas.
Fonte: Revista Geral Bahia
Wenceslau Guimarães comemorou 57 anos de emancipação política com realizações e evento esportivo






A cidade
de Wenceslau Guimarães comemorou 57 anos de emancipação política. O primeiro
ato das festividades foi uma missa em solene na Igreja de Nossa
Senhora das Graças, em agradecimento pela História do município, que contou
como as presenças de autoridades e lideranças políticas, a exemplo, do Prefeito
Kaká [PRB], Vice Mizael [PHS], o Deputado Federal Paulo Azi [Dem] e o
Deputado Estadual Dal do Posto [PP], vereadores, secretários do município e
autoridades religiosas com a brilhante participação da filarmônica
“Amigos da Música”.
“Agradecemos
a Deus por nos dar o direito de representar nosso povo, agrademos a toda
população por confiar em nosso projeto de contribuição para nosso Município,
agrademos a câmara de vereadores pela contribuição do Desenvolvimento da nossa
terra! Agrademos aos ex-prefeitos que contribuíram durante suas gestões, por
fim, agrademos Dal deputado Estadual, Paulo Azi Deputado Federal!”. Enfatizou o
prefeito Kaká.
Outro ato
importante foi à vistoria das autoridades em duas grandes obras no Bairro João
Clímaco. Uma voltada para o esporte e outra para Educação, que com
certeza vai impactar no desenvolvimento deste importante município da nossa
região. A construção do Estádio Municipal e de uma escola com 12 salas de aula.
Ainda em
alusão ao aniversário da “Capital da Graviola”, aconteceu a grande final do
campeonato local, onde a equipe da Juventus venceu a equipe do Aliança,
tornando-se a grande campeã.
Técnico sofre infarto e jogadores se desesperam

Uma cena de
pura tensão e apreensão tomou conta de uma partida do Campeonato Romeno neste
domingo (21). O técnico do Dínamo Bucareste, Eugen Neagoe, sofreu um infarto no
início do jogo contra o Universitatea Craiova, perdeu a consciência e precisou
ser retirado de ambulância do estádio.
O
treinador ainda recebeu o apoio de um companheiro da comissão técnica antes de
desmaiar e deixar o local. Chamou a atenção o desespero dos jogadores, de ambas
as equipes, com a situação.
Apesar do susto, o quadro é estável e o comandante não
corre riscos no momento. Ele, no entanto, passará a noite sob observação médica
em um hospital, de acordo com o jornal local "Gazeta Sporturilor".
Ainda conforme o periódico, o susto aconteceu aos 25
minutos do primeiro tempo. A partida ficou paralisada por 15 minutos e depois
foi retomada.
"Qual foi o placar do jogo?", teria perguntado
Eugen Neagoe a um médico. O Dínamo Bucareste, seu time, perdeu por 2 a 0 para o
Universitatea Craiova.
Gazeta Esportiva
Bolsonaro diz que não há constrangimento em visitar a Bahia

O
presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (21), que não existe constrangimento
em sua visita à Bahia, marcada para esta semana, após criticar alguns
governadores do Nordeste. Em conversa com os jornalistas, na porta do Palácio
da Alvorada, Bolsonaro afirmou que o Nordeste é “sua terra”.
“Bahia
é Brasil, não tem problema”, disse. Está programada uma visita à cidade baiana
de Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23), para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha.
"Nordeste é Brasil, é minha terra. Eu ando em
qualquer lugar do território brasileiro”, completou.
Questionado se deixaria de
ir ao Maranhão, Bolsonaro disse que não deixaria de ir se tivesse algum evento
marcado no estado. “Se tiver um evento [no Maranhão] eu vou, por que não?”.
O
presidente voltou a reforçar suas críticas ao financiamento de filmes
classificado por ele como “pornográficos”. “O poder publico não tem que ficar
se metendo em tudo. E outra coisa, dinheiro público para fazer filme pornô não.
Não existe censura da minha parte. O que eu falei foi o seguinte: com dinheiro
público não pode fazer esse tipo de filme."
O presidente se referiu especificamente ao
filme Bruna Surfistinha, lançado em 2011, e que conta a história de
uma prostituta. Ele também disse que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) irá
para Brasília ou será privatizada.
Agencia Brasil
Número de pacientes com hepatite cresce 20% em 10 anos no Brasil
O
número de pacientes notificados com casos de hepatites virais no Brasil
aumentou 20% de 2008 a 2018, de acordo com o Boletim Epidemiológico de
Hepatites Virais 2019, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde. Em 2008,
foram registrados 35.370 casos. Dez anos depois, esse número saltou para
42.383. Apesar do aumento, o levantamento apontou queda de 9% no total de
mortes, saindo de 2.402 em 2007 para 2.184 em 2017.
A
hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso
de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes,
metabólicas e genéticas. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças
silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem,
podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal,
pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No
Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia.
De 2000 a 2017, foram identificados no Brasil, segundo o boletim, 70.671 óbitos
por causas básicas e associadas às hepatites virais dos tipos A, B, C e D.
Desses, 1,6% foi associado à hepatite viral A; 21,3% à hepatite B; 76% à
hepatite C e 1,1% à hepatite D.
O
boletim mostra que o tipo C da doença, além de ser o mais letal, é o mais
prevalente. Ao todo, 26.167 casos foram notificados em 2018. A doença é
transmitida por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de
objetos cortantes.
O
maior número de pessoas com hepatite C se concentra em pessoas acima dos 40
anos. A hepatite C nem sempre apresenta sintomas. Por isso, o Ministério da
Saúde estima que, atualmente, mais de 500 mil pessoas convivam com o vírus C da
hepatite e ainda não sabem.
Foram
notificados ainda 2.149 casos de hepatite A no Brasil. A transmissão mais comum
desse tipo da doença é pela água e alimentos contaminados. O tratamento
geralmente evolui para cura. Também foram registrados 13.992 casos de
hepatite B, que pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado, sexo
desprotegido, compartilhamento de objetos cortantes e de uso pessoal e pode
também ser transmitida de mãe para filho.
Já a
hepatite D foi registrada em 145 pacientes. A infecção ocorre quando a pessoa
já contraiu o vírus tipo B.
Os sintomas da hepatite D
são silenciosos e a doença é combatida por meio da vacina contra a hepatite B
que também protege contra a D.
Agencia
Brasil
Brasil - Apenas 67 municípios aderiram a sistema contra desigualdade racial

Criado para organizar e articular políticas e serviços do
poder público federal para vencer as desigualdades raciais no Brasil, o Sistema
Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) conta com a adesão de apenas 67 municípios e 18 estados,
além do Distrito Federal, de acordo com balanço do Ministério da Mulher,
da Família e dos Direitos Humanos.
Por meio da adesão ao
Sinapir, os entes federados têm a preferência no repasse de recursos
financeiros federais, o que é feito por meio de edital. O objetivo é criar ou
fortalecer órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial e garantir à
população negra a equivalência de oportunidades, a defesa de direitos e o
combate à discriminação e às demais formas de intolerância.
O
Sinapir é uma das medidas previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), que hoje
(20) completa nove anos. A adesão ao sistema é voluntária. A partir do momento
em que o ente federado adere ao Sinapir, ele tem cinco anos para criar um plano
municipal ou estadual de promoção da igualdade racial e destacar um orçamento
para executá-lo.
Além do volume baixo de
adesões em relação aos 5.570 municípios e 26 estados, o programa enfrenta outro
desafio. A maioria dos governos locais que integram o Sinapir ainda não
adotaram um plano municipal ou estadual de promoção da igualdade racial nem
destinaram verbas no orçamento para a área. Entre as modalidades de gestão,
eles estão classificados na categoria básica.
Apenas o Espírito Santo,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e nove municípios têm gestão intermediária,
com plano elaborado e dotação no Orçamento. A Bahia e seis municípios têm
gestão plena. Além de plano, têm recursos e maior liberdade para usá-los.
“É um grande desafio ampliar
o Sinapir”, diz a Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade
Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Sandra
Terena. “Tivemos avanços em todo o país, mas o desafio permanece em
sensibilizar os gestores públicos para terem essa preocupação do recorte
étnico-racial”, acrescenta.
Até o fim do ano, a pasta
pretende promover um grande fórum para mobilizar os gestores de todo o país e
informá-los sobre a importância e os benefícios que eles têm a partir da adesão
ao Sinapir.
Composto
por 65 artigos, o Estatuto da Igualdade Racial trata de pontos fundamentais,
como o direito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à terra, à
moradia adequada e ao trabalho.
“A partir do momento em que
a população tem conhecimento de que é possível sim, trabalhar para combater a
discriminação, as pessoas podem mudar a mentalidade. Vemos que temos ainda
casos de discriminação étnico-racial no Brasil”, diz Sandra.
Agencia
Brasil
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Gandu – O badalado Lom Rios declara sua pré-candidatura a vereador

O
bem humorado e polêmico ativista político, Lom Rios, declarou em suas redes
sociais que pretende disputar uma vaga no legislativo municipal no pleito de
2020.
“Respondendo
aos curiosos, vou sim mim candidatar a vereador em 2020”. Disparou Lom.
Comunicativo,
sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, Lom administra um dos
grupos mais badalados da rede, o “Lacrou”, bordão repetido pelo mesmo quando
algo de positivo acontece.
Bem relacionado
com os “bofes” e as “minas”, Lom espera chamar atenção de parte da galera que
curte seu jeito irreverente de ser, no intuito de transformar em votos nas urnas
eletrônicas nas próximas eleições.
Aliado
de primeira hora do ex-prefeito Neco Kanguçú [PP], na eleição de 2016, a pedido
do mesmo, Lom apoiou o presidente da câmara
Uziel Barreto [PROS], mas afirma que desta vez vai ajudar o grupo político do seu
líder, mas sendo ele mesmo o candidato ao legislativo, o que lhe é garantido
por direito, segundo a constituição federal.
Com isso,
surge mais um pré-candidato a vereador, que promete muita badalação.
Assinar:
Postagens (Atom)


