
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Bahia - Presidente municipal do DEM denuncia sucateamento do Planserv
O Presidente do DEM em Salvador, o médico e
ex-deputado Heraldo Rocha denuncia a situação de sucateamento do Planserv.
Segundo ele, o plano de saúde dos servidores do estado enfrenta problemas que
vão desde a falta de especialidades até a negativa de atendimentos, o que tem
levado a um processo de judicialização do Planserv.
Hoje, cerca de 18 especialidades médicas não
atendem pacientes pelo Planserv, entre elas cirurgia geral, urologia, cirurgia
vascular, cirurgia pediátrica, cirurgia oncológica, neurocirurgia,
otorrinolaringologia e ginecologia, de acordo com o Sindicato dos Médicos da
Bahia (Sindimed).
Além disso, servidores do estado que estão em
tratamento de câncer e doenças cardíacas estão ficando sem assistência. "A
situação é muito grave, e coloca em sério risco a saúde dos servidores do
estado. As pessoas já não conseguem atendimento, levam meses para marcar uma
consulta ou um procedimento. Cirurgias estão sendo negadas, pacientes crônicos
estão deixando de receber assistência. É um completo descaso do governo",
diz.
Rocha cobra uma resposta do governador Rui Costa
(PT) para as queixas dos servidores. "O governador precisa deixar a
propaganda de lado e ficar atento aos problemas da Bahia. O que estamos vendo
no Planserv é uma verdadeira falta de gestão, de planejamento. É uma gestão
incompetente e irresponsável", afirma, ao lembrar que cerca de 500 mil
servidores dependem do plano de saúde.
O presidente do DEM de Salvador que o sucateamento
do Planserv é só mais uma parte do caos que se tornou a saúde da Bahia.
"Temos a Central Estadual de Regulação que com uma longa fila de pessoas
que precisam de assistência urgente. As pessoas estão morrendo na fila da
regulação à espera de cirurgias, de vagas em UTI", complementa.
Fonte: Ascom/Dem
Secretaria da Educação de Gandu inicia Programa “Despertar” nas escolas do campo do município
A Secretaria da Educação de Gandu iniciou esta
semana em parceria com o sistema FAEB/SENAR, o programa “Despertar”, nas
escolas do campo do município. Este ano, o programa vai trabalhar com as ações
voltadas a produção de alimentos e sustentabilidade no campo. O “Despertar” é
um projeto de iniciativa do sistema FAEB/SENAR, com o apoio da prefeitura e
secretaria municipal da educação. Um dos objetivos do programa que trabalha com
jovens e crianças das escolas rurais é formar uma nova mentalidade nos estudantes
valorizando a produção rural, meio ambiente, cidadania, saúde, ética, trabalho
e consumo.
Além
disso, outros temas como questões sociais vivenciadas pelos estudantes, pais,
famílias e sociedade são discutidos em sala de aula. As questões relacionadas à
valorização e preservação do meio ambiente também são colocadas em pauta. O
programa “Despertar”, habilita os educadores a desenvolver ações estratégicas
sobre vários outros temas e facilita a integração entre escolas, professores,
estudantes e comunidade rural, contribuindo assim, na formação profissional dos
futuros produtores rurais.
ASCOM/Prefeitura de Gandu.
Tino Marcos pede licença não remunerada da Globo e só volta em 2020

O repórter esportivo Tino Marcos, 57 pediu licença não
remunerada de seis meses da Globo e só voltará ao ar em janeiro de 2020. A
informação foi divulgada pelo UOL e confirmada pela emissora. Segundo o site,
Marcos quer descansar. Ao longo de três décadas de coberturas
com a seleção brasileira de futebol, o jornalista trabalhou em oito Copas do
Mundo. Em julho, ele foi o principal nome da reportagem da emissora na Copa
América, competição conquistada pelo Brasil.
"Sempre
festejei as convocações para as grandes coberturas. Mesmo que me dissessem que
era normal ver meu nome, eu sempre desfrutei do momento de me ver na
lista", disse ele em entrevista recente à Folha de S.Paulo. Na mesma
reportagem, Marcos também se mostrou muito consciente de que, um dia, tudo pode
acabar, que ele pode mudar de função ou mesmo cobrir outros eventos.
"Sempre
penso no aqui e agora. Renovo permanentemente um alerta em mim: um dia acaba,
tudo passa. Para não me apegar nem sofrer quando deixar essa atividade. Como
disse, o que prevalece é a gratidão. Pelo espaço, pelo reconhecimento nesses
anos todos. Eu me doei muito e ainda me dedico de corpo e alma. E trabalho
em uma equipe maravilhosa, com astral e respeito lá em cima. Só posso dizer
muito obrigado", diz Marcos.
Além dele, Marcos Uchôa, outro nome conhecido do
jornalismo da Globo, também pediu licença da emissora até janeiro de 2020. No
programa "Redação SporTV", de segunda (15), ele disse que quer ficar
mais tempo com a família. "Quero mais tempo com minha família, minha
mãe e meus filhos que moram fora. Já fiz isso antes e acho que essa é a
explicação, o que é curioso é a discussão sobre a informação",
afirmou.
Desde o início do ano, vários jornalistas deixaram a
Globo. No jornalismo esportivo, a demissão de Mauro Naves, que estava na
emissora há 31 anos, gerou grande repercussão. A sua saída aconteceu após ele
se envolver em uma polêmica com o jogador Neymar. Em junho, Naves foi afastado
do trabalho, segundo a Globo, por ter passado o contato do pai
de Neymar a José Edgard Bueno, advogado que trabalhava
para Najila Trindade. Ela afirma ter sigo agredida e
estuprada pelo jogador
do Paris Saint-Germain. Neymar nega, e o caso é investigado
pela Polícia Civil. Na ocasião do afastamento, a Globo afirmou que,
"em sua defesa, o jornalista disse que se limitou a repassar os
contatos do pai do Neymar para o advogado, a quem já conhecia,
porque esperava obter a história com exclusividade –e que quando o assunto
se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância."
Ivan
Moré também enfrenta uma situação delicada na emissora. Depois de ser
substituído como apresentador do Globo Esporte São Paulo por Felipe Andreoli,
Moré está fora do ar e chegou a negociar a sua ida para a Record, mas que ainda
não foi efetivada.
Também deixaram a emissora em julho, mas por vontade
própria, os jornalistas Phelipe Siani e Mari Palma. Além deles,
Fernando Rocha e Mariana Ferrão saíram da Globo no início do ano após decisão
da Globo de transformar o programa Bem Estar, que ambos apresentavam, em um
quadro dentro do programa Fatima Bernardes.
Famosidades
Barcelona vai oferecer R$ 420 milhões mais dois jogadores por Neymar

Barcelona
prepara uma proposta oficial para contratar Neymar. Depois de sondar o Paris
Saint-Germain com uma oferta de 40 milhões de euros (cerca de R$ 168,7
milhões), mais o meia Philippe Coutinho e o atacante francês Ousmane Dembélé,
pacote que foi recusado pelo time francês, os catalães vão aumentar o montante
para 100 milhões de euros (R$ 420 milhões). O time francês ainda poderia
escolher dois jogadores entre uma lista de seis nomes: Coutinho, Dembélé, Ivan
Rakitic, Nelson Semedo, Malcom e um nome não divulgado. Embora
a prioridade do atacante seja voltar para o Barcelona, o brasileiro já foi
especulado em vários clubes europeus. Isso significa que Neymar é a bola da vez
na janela de transferências do mercado europeu.
De
acordo com a TV italiana RAI e o jornal espanhol Mundo Deportivo, o pai de
Neymar e o diretor esportivo da Juventus, Fabio Paratici, teriam uma reunião
marcada para falar sobre uma possível transferência. Os assessores de Neymar
não confirmam o encontro. O caminho para a Catalunha é menos tortuoso que para
outras regiões europeias. Neymar deve encontrar dificuldade ao negociar com
outros clubes. O Real Madrid praticamente pulou fora da conversa quando o
técnico Zinedine Zidane mostrou preocupação com a (má) influência que o
brasileiro poderia exercer sobre os jovens da equipe, como Vinicius Junior e
Rodrygo.
Além
disso, o clube ficou assustado - esse foi o termo usado por uma pessoa próxima
à diretoria merengue - diante da acusação de estupro feita pelo modelo Najila
Trindade após um encontro entre os dois em Paris - o Tribunal de Justiça
concedeu mais 30 dias para a conclusão do inquérito, prazo que dever ser
concluído no início de agosto. A Juventus já tem Cristiano Ronaldo como
protagonista, além de ter investido 85,5 milhões de euros (cerca de R$ 361
milhões) na contratação do zagueiro holandês De Ligt. A imprensa italiana está
alvoroçada com a possibilidade de um ataque formado por CR7 e Neymar, mas o
clube italiano não considera o brasileiro prioridade. É uma oportunidade.
O
Manchester United, outro time que está na lista de contatos de Neymar, esbarra
num fator limitante: a equipe não vai disputar a Liga dos Campeões no ano que
vem. Para Neymar, isso significa problema grave. Josep Guardiola tem dúvidas se
ele será capaz de repetir o desempenho dos anos anteriores e torceu o nariz no
Manchester City; o Liverpool tem um time redondo com dois pontas bem encaixados
no esquema de Jürgen Klopp (Salah e Mané) e o Chelsea ainda não sabe se poderá
contratar na próxima janela de transferências, pois luta para derrubar a
punição da Fifa. As sondagens esbarram no valor pedido pelo PSG: 300 milhões de
euros. Obviamente, o valor é exagerado. Depois de contratá-lo por 222 milhões
(R$ 934 milhões, na cotação atual), o clube francês terá de considerar alguns
fatores de desvalorização.
Neymar
deveria levar o PSG ao título da Liga dos Campeões e elevar sua cotação para
ser eleito melhor jogador do mundo. Ele se machucou por dois anos seguidos e
não ficou na lista dos dez primeiros em 2018. Quanto Neymar vale hoje? De
acordo com o Centro Internacional de Estudo do Esporte, 150 milhões de euros
(R$ 631 milhões). Ou seja: uma desvalorização de R$ 303 milhões. Tirando a
possibilidade de uma reviravolta nas negociações e algum time fazer uma
proposta oficial por Neymar, o atacante deve viajar com o elenco para a turnê
de pré-temporada na China, onde fará dois jogos: contra a Internazionale, em Macau,
no dia 27 de julho e contra o Sydney FC, na cidade de Suzhou, no dia 30. O
treinador afirmou que ele deve viajar. O estafe de Neymar decidiu evitar uma
saída forçada, mas mostra otimismo e espera resolver a negociação com o
Barcelona em "duas ou três semanas".
Após
reunião com Leonardo, diretor esportivo do PSG, na segunda-feira, Neymar
reiterou a vontade de deixar o clube. O diálogo foi breve e cordial, sem
bronca, apesar da insatisfação pública do clube com o atacante por ter se
reapresentado das férias depois dos demais colegas. Foram sete dias de atraso.
Em nenhum momento, Leonardo tentou convencer Neymar a permanecer no time
francês.
Caderno
dos Esportes
Petrobras baixa gasolina em R$ 0,03 e diesel em R$ 0,04
A Petrobras
anunciou, nesta quinta-feira (18), uma redução no preço do litro da
gasolina de R$ 0,0360 e no litro do diesel de R$ 0,0444. Os valores são
referentes aos preços médios dos combustíveis vendidos pelas refinarias aos
distribuidores e valem a partir desta sexta-feira (19).
O
presidente Jair Bolsonaro informou, em sua conta no Twitter, que a redução
[média] foi de 2,1% na gasolina e de 2,2% no diesel.
Os preços variam segundo cada refinaria da estatal, nos
diversos estados brasileiros. Os menores valores da gasolina são praticados em
São Luís (MA), R$ 1,51; Itacoatiara (AM), R$ 1,55; e Manaus (AM), R$ 1,58. Os
maiores valores da gasolina estão nas refinarias de Brasília, R$ 1,81; Senador
Canedo (GO), R$ 1,80; e Uberaba, R$ 1,80.
Os menores preços do diesel S500, mais vendido nas
estradas, estão em Itacoatiara (AM), R$ 1,93; São Luís, R$ 1,94; Guamaré (RN),
R$ 1,96; e Manaus (AM), R$ 1,96. Os maiores valores são os praticados em
Senador Canedo (GO), R$ 2,17; Brasília, R$ 2,17; e Uberaba (MG), R$ 2,17.
Segundo a estatal “os preços para a gasolina e o diesel
vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação,
formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que
importadores teriam, como transporte e taxas portuárias”.
A
gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no
posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A, ou seja, gasolina antes da
sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os
produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo
A misturados a biocombustíveis. Os preços divulgados pela estatal se referem
aos produtos tipo A.
Sobre esses valores, vão incidir a margem de lucro das
distribuidoras e dos postos de combustíveis, os impostos, que variam de um
estado para outro, o custo da mão de obra, entre outras variáveis. A tabela
completa com os valores pode ser conferida no site da Petrobras.
Com informações da Agência Brasil
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira 25

O
pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do
Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na
quinta-feira (25) da próxima semana. A liberação do dinheiro para os
cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito
final do número de inscrição.
Os trabalhadores que
nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os
nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020.
Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito
final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no
próximo ano.
A data para o fechamento do
calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de
julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6
milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será
feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago
no Banco do Brasil.
Para
ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado
formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois
salários mínimos. Além disso, o trabalhador tem de estar inscrito no PIS/Pasep
há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo
empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para os trabalhadores que
tiverem os dados declarados na Rais 2018 fora do prazo e entregues até 25 de
setembro de 2019, o pagamento estará disponível a partir de 4 de novembro de
2019, conforme calendário de pagamento aprovado, e, após este prazo, somente no
calendário seguinte.
Com informações da Agencia
Brasil
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Gandu – Prefeito atende preposição de vereador e está beneficiando uma importante região

Os agricultores
da região do Povoado de Novo Horizonte [Água Preta], estão agradecidos ao
prefeito Leonardo Cardoso [PP] e ao vereador Bozó [PHS], pela atenção recebida
a uma reivindicação feita desde o ano de 2017, devido as condições em que foram
encontradas as respectivas estradas, que escoam seus produtos agrícolas.
Através da
indicação nº 009/2017 de autoria do vereador Bozó, que foi repetida nos anos de
2018 e 2019, o prefeito Léo de Neco, autorizou a execução dos serviços de
patrolamento e encascalhamento de um longo trecho de estradas vicinais, que vai
da BR 101, nas imediações da fazenda de Dr. Ivan, passando por Agenor Andrade,
se estendendo para a “Cuia” [Raminho e Manoel de Braz], sendo que na sequência também
receberá os benefícios, a região do Tamanduá até o povoado de Água Preta e de
lá até a sede do município.
A equipe
da SEINFRA, capitaneada pelo secretário Virgílio Filho, se encontram na
localidade desde esta terça-feira [16], onde está sendo executado os serviços
com qualidade.
Além da
importância das estradas para a escoação dos produtos, o transporte escolar,
também encontrava sérias dificuldades para trafegar conduzindo alunos
diariamente.
Visitando a obra hoje a tarde, o vereador autor da preposição, ouviu diversos moradores
que demostraram alegria e satisfação em ver um pleito deles atendidos pela
gestão em qual acreditaram e continuam depositando confiança.
Em suas
redes sociais, Bozó agradeceu ao prefeito Léo pela execução dos serviços:
“Somos
bons cobradores, mas também temos a humildade de agradecer ao prefeito Léo e a
equipe da SEINFRA, por atender uma solicitação, não apenas do vereador, mas sim
de uma comunidade que ajuda impulsionar o progresso do nosso município”. Disse o
edil, que estava acompanhado do administrador do Povoado Arlindo Rios, que
literalmente coloca “a mão na massa”.
Wenceslau Guimarães – Prefeito participa de audiência com superintendente de energia do estado

Nesta qaurta [17], o prefeito
Kaká [PRB], participou de uma audiência com o superintendente de Energia do
estado da Bahia, Dr. Celso Rodrigues. Na oportunidade, o alcaide fez as
solicitações das demandas de fortalecimento de rede elétrica de diversas
regiões, incluindo do Povoando do Ibirusu.
Ainda foi solicitada a implantação
da rede de energia do Bairro Liderança atendendo a indicação do vereador Neto
Clarilda, que atenderá dezenas de famílias.
o gestor e sua comitiva, foram atendidos com muita atenção por parte do representante do órgão estadual, que não mediu esforços para receber as demandas que em breve serão executadas para atender as pessoas que delas precisam.
Assinar:
Postagens (Atom)



