segunda-feira, 18 de março de 2019
Dilma lidera gastos de ex-presidentes com servidores

Cassada há
quase três anos, a ex-presidente Dilma Rousseff apresentou uma fatura de mais
de meio milhão de reais em 2018 ao Palácio do Planalto. O dinheiro pagou
viagens de assessores mantidos à sua disposição pelo governo. A petista gastou
mais do que a soma de despesas dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor,
Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva - que também têm direito
ao benefício.
As despesas
com os servidores que acompanham Dilma consumiram, no ano passado, R$ 632,2
mil, sem contar os salários. Deste total, R$ 586,8 mil foram utilizados no
pagamento de diárias e passagens. Houve desembolso de outros R$ 45,4 mil com
manutenção, seguro e combustível para veículos utilizados pela ex-presidente.
Boa parte desses deslocamentos ocorreu em Minas Gerais, durante a campanha de
Dilma a uma cadeira no Senado, nas eleições do ano passado. Apesar dos gastos,
ela amargou o quarto lugar na disputa e não se elegeu para o cargo.
A
média de desembolsos não tem mudado mesmo em períodos sem eleição. Em 2017, por
exemplo, a presidente cassada gastou R$ 520 mil com servidores - de novo, mais
do que seus antecessores.
Os dados foram obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo
por meio da Lei de Acesso à Informação. A Secretaria-Geral da Presidência
informou à reportagem que o dinheiro é destinado ao custeio dos assessores, e
não dos ex-presidentes diretamente. Dilma foi procurada para comentar as
despesas, mas não quis se pronunciar.
Militares entram na mira de 'guru' de Bolsonaro

Um núcleo
estratégico do Planalto entrou na mira de influenciadores das redes sociais do
entorno do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos. O vice-presidente
Hamilton Mourão e os militares passaram a enfrentar uma onda de críticas por
não darem apoio público, por exemplo, à ofensiva pela liberação de armas.
Novo alvo
da artilharia do escritor Olavo de Carvalho, Mourão prefere ignorar as
críticas. "O senhor Olavo não me conhece, nunca conversou comigo. Não sabe
quais as minhas ideias e, por conseguinte, não vou polemizar com ele",
afirmou ele ao jornal O Estado de S. Paulo, sobre o
"guru" do presidente Jair Bolsonaro.
O
mais recente petardo foi desferido no sábado à noite, após um encontro com o
deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, em
Washington. "Mourão é um idiota", afirmou Olavo a jornalistas.
O ataque faz parte de uma ofensiva do escritor e seus
seguidores contra o general da reserva - que assumiu a Presidência interinamente
com a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos. Dos 287 posts de Olavo no Twitter
nas duas primeiras semanas deste mês, 77 (27%) são críticos a Mourão e a
militares de forma geral. Nas mensagens, o escritor alimenta a especulação de
que o vice atua para derrubar o presidente.
No dia 11, Olavo chamou a atenção de seus seguidores para
um projeto de lei apresentado pelo ex-deputado e senador Veneziano Vital do
Rêgo (PSB-PB), que dá mais poderes ao vice. O texto não é tratado como
prioridade pelo Senado, mas mereceu a atenção de Olavo. "O deputado que
quer 'ampliar as funções do vice-presidente da República' é do PSB, pertencente
ao Foro de São Paulo. O Mourão vive no coração dessa gente", disse Olavo
pelo Twitter.
Pela proposta, o vice-presidente deve dar assistência
"direta e imediata" na coordenação das ações de governo, no
monitoramento dos órgãos, na supervisão dos ministros e nas análises de
políticas públicas. Na contramão de Olavo, Mourão gostou da ideia por traçar um
"norte" para o cargo que ocupa atualmente. "O vice poderia ser,
por exemplo, um coordenador de determinadas ações governamentais, para utilizar
melhor o potencial dele", afirmou ele.
Autor do texto, Veneziano disse que sua intenção foi
apenas a de "preencher a lacuna constitucional". "Hoje, a Carta
Magna só fala em substituição e sucessão como atribuição do
vice-presidente", justificou.
Centro
do Poder
Bancadas temáticas na Câmara silenciam sobre reforma da Previdência

Praticamente
unanimidade entre os partidos de centro-direita durante a corrida eleitoral, a
reforma da Previdência parece já não ser prioridade para boa parte dos blocos
com atuação no Congresso Nacional.
A constatação é que parlamentares e bancadas temáticas
têm evitado se comprometer publicamente sobre o assunto.
A bancada evangélica não tem se pronunciado. A ruralista,
segundo o jornal Folha de S. Paulo, estaria trabalhando nos bastidores para a
não alteração de aspectos relativos aos trabalhadores rurais. A agropecuária
tenta rever a idade mínima de aposentadoria para mulheres.
Os partidos mais entrosados com o texto enviado à Câmara são
o DEM, do presidente da Casa, Rodrigo Maia, e o Novo, que tem os oito deputados
totalmente a favor dos termos propostos.
Bastidores do Poder
quinta-feira, 14 de março de 2019
Wenceslau Guimarães – Estradas vicinais continuam sendo recuperadas pela gestão municipal


Atendendo as
reivindicações e anseios dos agricultores da região da “Cachoeira Lisa”, o
prefeito Kaká [PRB], autorizou a recuperação das estradas vicinais desta
importante localidade, que durante o inverno sofre com a situação deplorável em
que se encontravam.
Além da “Cachoeira
Lisa”, outras regiões também estão recebendo os mesmos benefícios, a exemplo
das regiões das “Flores”, “Barra de Parísio e Cocão.
Outras localidades,
também serão beneficiadas na sequencia, segundo responsáveis pela SEINFRA local.
Itamari - Programa Criança Feliz alcança nível 3 e equipe comemora bons resultados


Inserido no município desde o início da gestão da prefeita
Pallomma Uzeda, o Programa Criança Feliz, em Itamari, alcançou o nível 3, após
um intenso trabalho em equipe e dedicação dos envolvidos. Lançado em 2016, o
Programa é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o
cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e
seu contexto de vida.
Com ações de capacitação
com supervisor e entrevistadoras, o Criança Feliz, atualmente, tem acompanhado
cerca de 100 famílias por uma equipe composta de supervisor e entrevistadores e
com visitas realizadas semanalmente.
A
finalidade do programa é promover o desenvolvimento integral das crianças na
primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência
social, cultura e direitos humanos. Satisfeita com os bons resultados, a
prefeita Pallomma informa que as ações de atendimento e melhoria na área não
vão parar e que sua equipe tem buscado melhorar as ações a cada dia.
Prefeitura Municipal de Itamari
Trabalhando por Você!
Trabalhando por Você!
“Suspender o transplante renal pediátrico no estado da Bahia é um retrocesso”, afirmam profissionais

O serviço de Transplante Renal Pediátrico do
Hospital Ana Nery foi iniciado em Maio de 2009, foi o primeiro e continua sendo
o único serviço de transplante renal pediátrico no estado da Bahia. Desde o
início, foram transplantadas 100 crianças de 2 a 18 anos e temos resultados
semelhantes aos grandes centros.
O número de transplantes realizados ainda é bem
aquém da necessidade do nosso estado, mas a falta de estrutura hospitalar com
leitos disponíveis de UTI pediátricas disponíveis e todo o suporte necessário
tem limitado nosso número de transplante. Há 4 anos, não fazemos transplantes com
doador vivo por ser considerado procedimento eletivo, perdendo assim a
prioridade do leito de UTI pediátrica que são poucos no Hospital Ana Nery que
também é referência de cirurgia cardíaca.
Há mais de 3 anos, temos o projeto de ser
referência para os estados das regiões Norte de Nordeste onde não há disponível
esta terapia. No entanto, por questões de estrutura hospitalar (como
vagas de UTI pediátrica), não podemos iniciar este projeto.
No dia 08/11/2018, fomos informados verbalmente
pela diretoria clínica do Hospital Ana Nery que o transplante renal pediátrico
seria suspenso a partir de então, inicialmente por 90 dias, devido às questões
orçamentárias/financeiras.Posição esta endossada pela Secretária de Saúde do
Estado em reunião realizada no dia 20/11/18.
Temos várias crianças em lista de espera para
transplante, outras em preparo para transplante e muitas outras portadoras de
doença renal crônica que tem caráter progressivo e inexorável para necessidade
de Terapia de Substituição Renal. O serviço do Hospital Ana Nery é o único do
Estado e, mesmo este oferecendo o tratamento fora do domicílio (TFD), a nossa
população, pobre na grande maioria, não tem condição de aceitar as
transferências para outros estados. Suspender o transplante renal pediátrico no
estado da Bahia é um retrocesso de 10 anos na evolução da saúde do nosso
estado.
Aceitaremos todo o apoio disponível para revertermos
esta situação o quanto antes, pois cada minuto pode representar prejuízo para
as nossas crianças em lista de transplante. No dia 23/11/18, tivemos órgãos
disponibilizados para os receptores crianças listados (nós tinhamos 5 crianças
no topo do ranking), mas tiveram que ser encaminhados para outros serviços
diante do bloqueio do transplante renal pediátrico pela diretoria do Hospital
Ana Nery/SESAB.
E o pior, eles argumentam que a justificativa é a
responsabilidade orçamentária! Lamentável!
Atenciosamente,
Claudia Andrade (Nefrologista Pediatrica) e
Frederico
Mascarenhas (Urologista)
Banda Gospel ganduense está fazendo sucesso em Marchas Evangélicas
A Banda
Gospel Divina Essência, Nascida na Igreja Evangélica Missão de Jesus no Ano de
2004, começou a ser conhecida como puxadora de trio em Marchas Evangélicas. Com
um Repertório bastante Eclético e Alegre, apoiada pelo seu padrinho Pr.
Joselito, está com Novo Repertório.
Os músicos que compõem a Banda são os seguintes:
Paulinho
Gundim;
Ronnie;
Wedilla;
Nilton;
Dene;
Alisson;
Tiago;
Igor.
Contatos
para Show 73 99935 5803 ou 73 99869 6973.
Leve esse
show para a sua cidade.
Prefeito de Gandu vai a Brasília em busca de investimentos para o município.
O prefeito de Gandu Leonardo Cardoso está em
viagem oficial a Brasília em busca de mais investimentos para município.
Durante entrevista nesta quarta (13), a emissora de rádio Gandu FM, o prefeito
falou sobre esforço que ele tem feito desde o início da gestão para conseguir
mais recursos. “Brasília é o caminho do trabalho e nós estamos mais uma vez
aqui em busca de investimentos para o município. Graças a Deus temos um
deputado atuante, que já trouxe diversas emendas parlamentares ao longo dos
últimos dois anos e neste ano de 2019, ele já garantiu mais uma emenda no valor
de um milhão de reais. Em breve também estaremos entregando juntamente o
deputado Carletto uma Van nova, que será servida a secretaria da saúde do
município”, finalizou.
Sobre
a saúde do município, o prefeito destacou que tem buscado investimentos para
melhorar ainda mais o atendimento a população. “Temos muita vontade e estamos
nos esforçando, buscando recursos para que a saúde do município seja cada vez
melhor. Com relação ao hospital, eu tenho conversado muito com a equipe e
cobrado um atendimento cada vez melhor aos pacientes, tenho certeza que com
trabalho e dedicação vamos avançar cada vez mais”, disse.
O
deputado federal Ronaldo Carletto também concedeu entrevista a emissora e falou
sobre o apoio que tem dado ao município. “Hoje temos uma audiência no
Ministério da Educação para tratar a respeito de mais recursos para a educação
do município, em especial da creche que está sendo construída no Bairro
Renovação 1. Neste ano de 2019, já estamos garantindo mais um milhão de reais
em investimentos nas áreas de saúde e turismo. Ano passado foi um ano atípico,
uma vez que várias obras foram realizadas no município, por meio das nossas
emendas parlamentares. Ainda este ano estaremos entregando uma Van para saúde,
um veículo para o Conselho Tutelar, uma Retroescavadeira e outros
investimentos”, destacou.
ASCOM/Prefeitura de Gandu.
Assinar:
Postagens (Atom)




