segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Movimento ocupa prefeitura por melhorias nos assentamentos

Cerca de 400 militantes de vários assentamentos do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a prefeitura de
Itamaraju, no início da amanhã desta segunda-feira, dia 28, para reivindicar
uma melhor atuação da administração nas políticas públicas voltadas para a zona
rural.
As
reivindicações são nas áreas da saúde, educação, e infraestrutura, além da
construção e manutenção de estradas que ligam os assentamento à sede de
Itamaraju. “Mostramos por meio dessa mobilização nossa insatisfação com a
administração pública que muito promete e pouco faz”, disse Leandro Dominicini,
dirigente estadual do MST.
Segundo ele, o movimento tem tentado muitas vezes um diálogo
com o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) em reuniões, mas os acordos fechados não
são cumpridos. De acordo com Dominicini, há uma ineficiência em atender as
demandas dos assentados.
Da redação TN
Fanjuca Itinerante 2019
A Fanjuca vai esta nos meses de fevereiro a março,
fazendo um trabalho de inclusão musical e artístico nos Bairros 02 de julho e
Teotônio Calheira. Com início das aulas no dia 04/02.
Convidamos a todos os meninos e meninas a partir de
08 anos para participar do projeto.
Programação:
02 de julho - Início dos ensaios 04 de fevereiro
(Segunda-feira)
Local: Sede da Associação dos Moradores do 02 de
julho
Horário: 18 horas.
Teotônio Calheira - Início dos ensaios: 6 de
fevereiro (Quarta-feira)
Local: Escola Elodia Veloso de Sousa
Horário: 18 horas.
Inscrição gratuita.
Ascom: Fanjuca
Prefeitos se reúnem para tratar dos riscos da Barragem da Mirabela em Itagibá

O
rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais levantou uma grande
preocupação veiculada na imprensa regional sobre a barragem de contenção de
resíduos minerais de Mirabela instalada em Itagibá. Nesse sentido, a diretoria
da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc estará reunindo
prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, nesta segunda-feira, 28, às
16 horas, para uma reunião de emergência na Câmara de Vereadores de Barra do
Rocha.
O objetivo, segundo o coordenador executivo da entidade,
Luciano Veiga, é socializar as informações sobre o estado da Barragem de
Rejeitos da Mirabela, provocar os órgãos de fiscalização e controle
(Ministérios de Minas e Energia e o do Meio Ambiente, Secretaria do Meio
Ambiente do Estado da Bahia, SEMA/INEMA, Ministério Público do Estado da Bahia
e representante da Sociedade Civil Organizada) para criação do Conselho
Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de
Mirabela, visando o acompanhamento permanente deste equipamento.
A Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM), em nota,
disse que o monitoramento das barragens de rejeitos que existem na Bahia será
intensificado. Técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos
Hídricos – INEMA e da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia – SEMA já estão
visitando a Barragem de Resíduos da Mirabela, onde estão fazendo uma vistoria
técnica para a emissão de um laudo sobre o seu estado. Os prefeitos de Aurelino
Leal, Liu Andrade, de Itacaré, Antônio de Anísio, e de Ubaitaba, Suka Carneiro,
já confirmaram presença.
Fonte: Ipolítica
Atleta de Ubaitaba é convocado para a Seleção Brasileira

O canoísta
baiano Felipe Santana, 16 anos, que faz parte do projeto Remando no Rio de
Contas, do município de Ubaitaba, foi convocado para compor a equipe permanente
da seleção brasileira de canoagem em 2019. Ele vai se juntar aos outros cinco
atletas, três deles baianos, a exemplo do canoísta Isaquias Queiroz e Erlon de
Souza, medalhistas Olímpicos.
Felipe, que participa do projeto de Ubaitaba desde 2017,
irá se juntar aos outros atletas da seleção, no centro de concentração do
município de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
Projeto –
Remando no Rio de Contas tem apoio financeiro da Superintendência dos Desportos
do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda
e Esporte (Setre), atendendo em três núcleos – Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, a 270
crianças e jovens com aulas de iniciação esportiva em canoagem.
Além
do projeto, a Sudesb entregou em julho de 2018, à população de Itacaré, o
Centro de Treinamento de Canoagem. Em Ubaitaba e Ubatã, as obras estão
avançadas.
Com informações do Ipolítica
Enem - Inscrições começam na próxima segunda-feira (07)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de
segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram
isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, Página
do Participante.
O pagamento da taxa de inscrição para quem
não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de
maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Para fazer a inscrição, o participante
deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha.
O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local
seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição
na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do
Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos
candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá
informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular,
que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser
indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual
quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
O
candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer
essa solicitação no ato da inscrição. O atendimento especializado pode ser
pedido para pessoas com problemas como baixa visão, cegueira, deficiência
física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia ou autismo.
O atendimento específico pode ser
solicitado para gestante, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar ou
com outras condições específicas.
Os candidatos travesti ou transexuais que
desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.
As
provas do Enem deste ano serão realizadas em
dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. o primeiro dia da prova, que reúne
redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e meia de
duração e o segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática,
terá cinco horas.
Comissão de Valores Mobiliários abre processo contra a Vale

A CVM (Comissão de Valores
Mobiliários) abriu processo para analisar a conduta da Vale na divulgação ao
mercado do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) na última sexta (25).
O órgão regulador
vai coletar informações para apurar se a mineradora seguiu os procedimentos de
divulgação de fatos relevantes a investidores em ações da companhia.
Nesta segunda (28), as ações da Vale operam em forte
baixa, chegando a cair mais de 20% em São Paulo. Na sexta, quando o acidente
ocorreu, não houve pregão na bolsa paulista, fechada para o feriado de
aniversário da capital.
A
primeira nota à imprensa sobre o caso foi divulgada pela Vale às 14h de sexta.
Nos dias seguintes, a companhia publicou outros 16 textos, entre comunicados e
atualizações.Ainda não há, na CVM, acusações sobre eventuais infrações a
regras de divulgação. A abertura de um processo administrativo representa o
início da análise de um fato pelo órgão regulador.
Até o momento, as autoridades contabilizam 60 mortos e
292 desaparecidos após o acidente, que já supera em número de vítimas fatais a
tragédia de Mariana, em 2015, quando o rompimento de uma barragem matou 19
pessoas.
Com
informações da Folhapress.
Após 7h de cirurgia, Bolsonaro está na UTI e consciente, diz hospital

Após sete
horas, a cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia do presidente Jair
Bolsonaro foi encerrada na tarde desta segunda-feira (28). De
acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o
procedimento ocorreu "com êxito". O boletim médico divulgado
pelo Hospital Albert Einstein confirma a informação de que não houve
"intercorrências nem necessidade de transfusão de sangue".
Ainda segundo o boletim, foi realizada uma
"anastomose do íleo com o cólon transverso", que é a união do
intestino delgado com o intestino grosso. "No momento, o paciente
encontra-se, na Unidade de Terapia Intensiva, clinicamente estável, consciente,
sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose
venosa profunda", diz o texto.
Em pronunciamento à imprensa, o
porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros, explicou que a
cirurgia começou às 8h30 e durou até as 15h30. Para justificar o
longo tempo na sala de cirurgia, ele disse que "o presidente possuía, em
razão das outras duas cirurgias, uma quantidade muito grande de aderências. E
essas aderências exigiram do corpo médico uma verdadeira obra de arte em
relação ao procedimento".
Esta é a terceira cirurgia à
qual Bolsonaro é submetido, desde que sofreu uma facada, em setembro de
2018, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro foi
internado na manhã de domingo (27) para a realização de exames pré-operatórios
e permanecerá no hospital pelos próximos dez dias.
A
primeira-dama, Michelle, e dois dos cinco filhos do presidente -o vereador
Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e o deputado
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)-, estão no Einstein. Carlos, o mais
próximo ao pai, permaneceu o tempo todo no centro cirúrgico.
A
Presidência foi assumida na manhã desta segunda pelo vice, general Hamilton
Mourão, que ficará no cargo nas primeiras 48 horas seguintes à operação. Bolsonaro deve
voltar a despachar a partir de quarta (30) e contará com um gabinete provisório
em uma sala no Einstein, no mesmo andar do quarto em que está internado. O GSI (Gabinete
de Segurança Institucional), sob o comando do general Augusto Heleno,
montou uma estrutura para que o presidente possa manter a rotina
de despachos. O Palácio do Planalto trouxe à capital paulista auxiliares
técnicos e que dão suporte jurídico para a tomada de decisões do chefe do
Executivo.
O
escritório improvisado contará com um computador com internet, uma
impressora e um telefone fixo. O espaço permitirá ainda que Bolsonaro se
comunique com ministros e outros auxiliares que estejam fora de São Paulo por
meio de videoconferência. O governo trouxe também assessores de comunicação,
como o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, para a
realização de informações diárias sobre a saúde do presidente e atos do
Executivo.
Com
informações da Folhapress.
Bolsonaro deverá ter alta médica em dez dias, diz porta-voz

O
porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, disse hoje (28)
que o presidente Jair Bolsonaro deverá ter alta médica em dez dias. Ele
confirmou que Bolsonaro ficará em descanso total por 48 horas, retornando às
atividades na quarta-feira (30) por volta das 10h. Neste período, o
vice-presidente, general Hamilton Mourão, exercerá a Presidência da República.
Rêgo
Barros disse que a cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal ocorreu com “êxito” e
que está “otimista” com a recuperação. Segundo ele, acompanham o presidente os
filhos Carlos, Eduardo e Renan, além da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Após sete horas de cirurgia,
o presidente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e se
encontra "clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de
suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda".
A cirurgia de reconstrução
do trânsito intestinal, a que foi submetido o presidente, segundo o porta-voz,
não teve intercorrências nem necessidade de transfusão de sangue.
No procedimento foi feita a
reconstrução do trânsito intestinal e extensa lise de aderências decorrentes
das duas cirurgias anteriores, conforme o boletim. "Foi realizada
anastomose do íleo com o cólon transverso, que é a união do intestino delgado
com o intestino grosso", detalhou o hospital.
Agencia Brasil
domingo, 27 de janeiro de 2019
Região – Oposições em algumas cidades estão se articulando, em outras estão adormecidas ou desentrosadas – Por Bozó – Parte l

Há pouco mais de 20 meses para as eleições
municipais, as oposições as atuais gestões em nossa região se encontram em sua
maioria, adormecidas ou desentrosadas.
Começando por Pirai do Norte, que é uma das poucas
onde a oposição já tem um nome forte e atuante, que se trata do jovem Wlysses
Veiga [PSDB], é hoje, sem sombras de dúvidas o maior expoente político do
município e preparado para enfrentar o atual prefeito, Val de Diva [PR], que
vem até o momento realizando uma confusa administração e abaixo dos índices normais.
Em Presidente Tancredo Neves, o prefeito Antonio Mendes
– Toin do Bó [MDB] vem realizando uma gestão confusa e muito abaixo do
esperado, aonde o município que vinha em constante desenvolvimento, se encontra
com “trava de mão” puxada em administração que ainda não gerou nenhuma expectativa
de melhora. Seu adversário na ultima eleição em 2016, foi Balbino Mota [PV],
que vem se movimentando e pleiteando disputar a prefeitura novamente em 2020. Vale
salientar, que quando Balbino assumiu o município, era presidente da câmara de vereadores
e passou ao cargo de prefeito devido a casacão da chapa do então prefeito Moaçy
Pereira [PDT]. Outro nome que também vem se destacando é o do vereador Tuica
[PSDB], indiscutivelmente o político mais atuante do município e que se
conseguir unir forças com seu colega Carlito [PSDB] e outras lideranças, poderá
surpreender e ser um forte candidato a prefeito deste importante município da
região, que se encontra mal cuidado.
Em Teolândia, apesar da boa gestão do prefeito
Lázaro Andrade [[MDB], que está em seu segundo mandato e com isso não pode ser
candidato, ainda é desconhecido um nome de consenso dentro do grupo para ser
apresentado como seu sucessor, que enfrentará o forte pré-candidato, Marcos
Vinicius [PDT], que concorreu nos últimos 02 pleitos, justamente contra o atual
alcaide. Segundo informações, o atual vice-prefeito Dioney Fernandes também do
MDB, não está convivendo em “águas tranqüilas”, com Lázaro, apesar de ser o preferido
do ex-prefeito Antonio Junior [MDB] e líder político inconteste. Desta forma, Marcos está momentaneamente com uma leve vantagem.
Em Wenceslau Guimarães, o prefeito Kaká [PRB], que
vem fazendo uma boa gestão, está em seu primeiro mandato e é indiscutível que
irá tentar uma reeleição com grandes chances de vitória, apesar de conhecer
muito bem a força política e inteligência do seu maior rival, que é o ex-prefeito,
Carlos Durval Passos, ou simplesmente, Leão [PR]. Por fora corre o grupo do
comercio, que tem os nomes do respeitado empresário, Edísio Silva [DC] e do
conceituado Carlinhos Moreira, ainda com partido indefinido. Outro nome também lembrado pelo eleitorado é do ex-vereador "Cabo Borges", que perdeu em 2016 porque tentou uma vice na chapa de Leão.
Em Nova Ibiá, o prefeito Murilo Nunes [PSL], vem
superando todas as expectativas e realizando um bom governo, ao lado da
vice-prefeita Zenóbia [DEM] e com uma equipe competente, a exemplo do jovem
Márcio Tarantini, que conseguiu equilibrar as finanças de um município que foi
encontrado falido e com débitos a servidores e fornecedores.
Como opositores, existem 02 pretendentes; O Pastor
Bruno [PSDB], que nas últimas eleições municipais, também concorreu ficando em
2º lugar, assim como também, Aldo Parceiro [PP], que não teve seus votos
computados por se encontrar na ocasião inelegível pela justiça eleitoral. Caso as
eleições fossem hoje, Murilo estaria muito a frente dos seus adversários,
principalmente se continuarem falando 02 línguas completamente diferentes.
Continua a seguir...
Assinar:
Postagens (Atom)

