Social Icons

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Prefeitos se reúnem para tratar dos riscos da Barragem da Mirabela em Itagibá



Resultado de imagem para Prefeitos se reunem para tratar dos riscos da Barragem da Mirabela em Itagibá
O rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais levantou uma grande preocupação veiculada na imprensa regional sobre a barragem de contenção de resíduos minerais de Mirabela instalada em Itagibá. Nesse sentido, a diretoria da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc estará reunindo prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, nesta segunda-feira, 28, às 16 horas, para uma reunião de emergência na Câmara de Vereadores de Barra do Rocha.
O objetivo, segundo o coordenador executivo da entidade, Luciano Veiga, é socializar as informações sobre o estado da Barragem de Rejeitos da Mirabela, provocar os órgãos de fiscalização e controle (Ministérios de Minas e Energia e o do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, SEMA/INEMA, Ministério Público do Estado da Bahia e representante da Sociedade Civil Organizada) para criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela, visando o acompanhamento permanente deste equipamento.
A Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM), em nota, disse que o monitoramento das barragens de rejeitos que existem na Bahia será intensificado. Técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia – SEMA já estão visitando a Barragem de Resíduos da Mirabela, onde estão fazendo uma vistoria técnica para a emissão de um laudo sobre o seu estado. Os prefeitos de Aurelino Leal, Liu Andrade, de Itacaré, Antônio de Anísio, e de Ubaitaba, Suka Carneiro, já confirmaram presença.

Fonte: Ipolítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário