Social Icons

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Guardas Municipais de Gandu recebem título de honra ao mérito na sede do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos em Valença






No ultimo dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, aconteceu na cidade de Valença na sede conselho da entidade uma solenidade em comemoração para ressaltar a importância desta data, onde participaram várias autoridades locais. Em ato de integração foram convidados ainda Guardas Municipais das cidades de Valença, Ituberá, Gandu, Taperoá, Cairu e Nilo Peçanha.  Entre os diversos temas abordados pelos conselheiros e autoridades representadas, se ressaltou de forma expressiva a organização das Guardas Municipais, e a importância do cumprimento da lei federal 13.022 que visa a organização interna das GCM’s, suas integrações com as demais forças de Segurança Pública, a Promoção de Políticas Públicas entre sociedades representadas no intuito do resgate dos jovens do mundo das drogas, e das atribuições das GCM’s em promover proteção a vida expressa nos  incisos I e II do Art. 30 da lei Federal que regulamenta a função.   O Cmt GCM Lima e o GCM Márcio da cidade de Gandu, Receberam das Mãos do Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos Sr. Helton Silva Carvalho, O Título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a sociedade Ganduense.


Ascom/GCM


Gandu – Final de semana promete com show de Gabriel Di Souza




A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, noite e texto

Neste domingo (16), a partir da 15 horas, acontecerá na Praça do Birreiro uma “Tarde Cultural Show”, realizada por Marquinhos do Bar “Parada Obrigatória”, onde na oportunidade estará se apresentando o cantor Gabriel Di Souza, com seu repertório variado e de boa qualidade.
Além de uma cerveja estupidamente gelada, estará sendo servido tira-gostos diversos.

Compareça e curta este momento familiar e agradável.

Contato para reserva de mesa:
73 99935 8213.

Bahia Rui envia à ALBA projeto que elimina e diminui gratificações pagas para professores



Resultado de imagem para rui costa em campanha

O governador Rui Costa (PT) enviou à Assembleia Legislativa (AL-BA) um Projeto de Lei que propõe a diminuição das gratificações pagas a professores do estado que concluírem cursos de aperfeiçoamento como pós-graduação, mestrado e doutorado. A medida faz parte do pacote econômico e reforma administrativa proposta pelo governador reeleito (saiba mais aqui). 

Com a urgência aprovada, os deputados estaduais devem apreciar a matéria do governador na próxima semana. A proposta elimina completamente aumentos pagos para professores que completarem cursos com durações menores do que de 360 horas. Atualmente, professores com cursos de aperfeiçoamento, com duração de carga horária a partir de 80 horas até 360 horas têm direito a uma gratificação que varia entre 5% a 15%. 

No projeto, a gratificação paga a profissionais que concluírem mestrado ou doutorado é reduzida. A taxa de aumento dada para mestrandos deve ir de 20% para 15% e a gratificação para aqueles com doutorado passará a ser de 20%, no lugar dos 25% habituais.

A medida é mais uma dose do “chá amargo” elaborado pelo governo para combater o déficit da previdência estadual. De acordo com cálculos da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), o rombo previdenciário deve atingir o patamar de R$ 8 bilhões até 2022, se nenhuma medida for tomada. 

Fonte: Bahia Noticias


CRAS de Gandu encerra as atividades de 2018 com uma grande confraternização.






O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Gandu realizou nesta segunda (11) a confraternização dos frequentadores dos serviços da sede. O evento contou com diversas apresentações de grupos e também facilitadores do órgão. Além das apresentações artísticas e musicais, os usuários também falaram sobre a importância dos serviços oferecidos pelo CRAS.
Na terça (12), foi à vez do povoado de Água Preta, zona rural do município. Lá os usuários dos serviços do CRAS que moram na comunidade assistiram também a apresentações e participaram do sorteio de brindes. As atividades do órgão retornam a partir do ano que vem.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.


Prefeitura de Gandu conclui mais uma etapa do asfaltamento do centro da cidade.







A prefeitura de Gandu concluiu nesta quinta (13) mais uma etapa do asfaltamento das principais ruas do centro da cidade. Desta vez, a obra foi realizada nas ruas do Bairro Leonel Ribeiro que ligam a BR. 101 a BA 120.
A próxima etapa será realizada nas duas principais Avenidas do Parque Turístico e ligação com a BR. 101, próximo a uma casa de shows na mesma localidade.  A expectativa é de que o serviço seja iniciado nos próximos dias.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.

Precisando realizar Ultrassonografias? Na sua Clínica Torres é realizada grande diversidade





Gandu poderá sediar copa de futebol de base






Nesta quinta-feira [13], o comunicador Luiz Fernando da Gandu FM, que também é presidente da Liga Ganduense de Futebol, recebeu em seu programa Crítica e Autocrítica, uma comitiva ligada ao esporte para falar a cerca de uma competição que reúne equipes de diversas partes do país, que poderá acontecer em Gandu no início do próximo ano. Trata-se da “Copa Futebol Show de Base”.
Se fizeram presentes, o secretário e o diretor de esportes do município, Teda e Binho de Carminha respectivamente, que estavam acompanhados do idealizador da “Copa Inter Vale”, Liedson Leal, que também está vereador em Ubaíra, além de Carlão e Alexandre, sendo que os dois últimos fazem parte do Esporte Clube Vitória.
Na oportunidade, apresentaram o projeto, sendo que o prefeito Leonardo Cardoso [PP], que se encontrava em Salvador tratando de assuntos de interesse na municipalidade, entrou no ar ao vivo e demostrou interesse em que Gandu seja uma das cidades sedes da competição, por entender que além da parte esportiva, o evento atrairá divisas para o município.
Devido ter uma agenda no meso horário na emissora, para falar sobre o Povoado de Água Preta, o vereador Bozó [PHS], também acabou por participar do momento, o qual para o mesmo é de fundamental importância para Gandu e região.
Agora é aguardar as negociações entre organizadores e o executivo municipal e torcer para que nossa cidade tenha mais esta conquista.

Seis municípios concentravam 25% do PIB em 2016, revela IBGE



Seis municípios concentravam 25% do PIB em 2016, revela IBGE

A concentração econômica nos municípios caiu um pouco na passagem de 2002 para 2016, conforme o Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios de 2016, pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, apenas seis cidades concentravam um quarto do PIB nacional: São Paulo (SP), com 11,0%, Rio de Janeiro (RJ), com 5,3%, Brasília (DF), com 3,8%, Belo Horizonte (MG), com 1,4%, Curitiba (PR), com 1,3% e Osasco (SP), com 1,2%.
Apesar da elevada concentração, o quadro é melhor do que o de 2002. Naquele ano, apenas quatro municípios concentravam quase um quarto da atividade econômica nacional.
Outros exemplos de desconcentração econômica foram o crescimento da participação na economia de duas regiões: o Semiárido no Nordeste e a Amazônia Legal.
A primeira região, formada por 1.262 municípios localizados nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Minas Gerais, passou de uma fatia de 4,5% do PIB, em 2002, para 5,1%, em 2016.
Já a Amazônia Legal (que abrange todos os municípios de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do Maranhão) passou de 6,9% do PIB em 2002 para 8,6% do PIB em 2016.
O IBGE destacou que a região, que é bastante heterogênea e inclui áreas tanto de cultivo, mineração e produção industrial quanto reservas indígenas e de preservação ambiental.
Quando se toma apenas a atividade agropecuária, a participação da Amazônia Legal passou de 14,8% em 2002 pata 21,0% em 2016.

Com informações do Estadão Conteúdo.


quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Mensagem do vereador Bozó a toda comunidade ganduense

    



Gandu – Equipe do serviço de convivência do CRAS realiza confraternização em Água Preta







Aconteceu na tarde desta quarta-feira [12], no Centro Comunitário do Povoado de Novo Horizonte [Água Preta], o encerramento dos trabalhos neste ano de 2018, da equipe do serviço de convivência do CRAS com a comunidade local.
A simpática e competente coordenadora, Wédyla, abriu os trabalhos falando da satisfação em ter a oportunidade de trabalhar na localidade, aonde realmente vem desenvolvendo com maestria a sua função, juntamente com sua equipe com o constante apoio do responsável pelo setor da educação da localidade, o professor Marcelo Pinheiro.
A platéia formada por pessoas da melhor idade, crianças e adolescentes, participou ativamente das atividades com diversas brincadeiras e dinâmicas promovidas pela equipe, além de poderem assistir um verdadeiro show do músico e instrumentista, Delson Morais e uma linda apresentação da bailarina Silvana, ambos ganduenses e facilitadores do CRAS.
Quem também se fez presente, foi o vereador Bozó [PHS] representante majoritário do Povoado, que fez questão de enaltecer o trabalho da equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social, que tem a frente a jovem Larissa Araújo, que com o apoio do prefeito Leonardo Cardoso [PP], formou uma equipe de excelência. Aproveitando a oportunidade, Bozó falou a respeito do verdadeiro sentido do natal e participou juntamente com toda equipe de um delicioso coff break com direito a sorteio de prêmios e, lembranças para todos presentes.
Segundo a coordenadora Wédyla, no próximo ano, os trabalhos se começam no início de fevereiro, o que agradou a comunidade.