A exemplo do que fez durante todo o primeiro trimestre, a
indústria automobilística, que tem estoques para 46 dias de vendas, segue
adotando medidas de corte de produção. A Volkswagen vai parar todas as atividades
da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) entre os dias 4 e 14 de maio, na
sequência do feriado do dia do Trabalho. A empresa produz os modelos Gol,
Voyage e, recentemente iniciou a montagem do Jetta. Aproximadamente 13 mil
trabalhadores das áreas de produção e administrativa entrarão em férias
coletivas, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A empresa não comentou
o assunto. Na Mercedes-Benz - fabricante de caminhões e ônibus também em São
Bernardo -, os quase 10,5 mil funcionários estão de folga hoje e amanhã,
conforme informação do sindicato confirmada pela empresa.
Esse tipo de parada geral vem ocorrendo desde o ano passado
na unidade, que também tem cerca de 750 trabalhadores em lay-off com volta
prevista para o fim do mês. A montadora prorrogou para o dia 27 o fim de um
programa de demissão voluntária (PDV) que deveria ter sido encerrado no início
do mês. Na segunda e na terça-feira os trabalhadores ficarão em casa em razão
do feriado de Tiradentes. Em Curitiba (PR), a Volvo colocará em banco de horas
cerca de 1,5 mil trabalhadores do setor de caminhões entre 20 de abril e 4 de
maio, aproveitando os dois feriados do período. No dia 6, um grupo de 1,7 mil
funcionários retornou de férias coletivas de 20 dias.A produção total de
veículos teve queda de 16,2% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período
de 2014, para 663 mil veículos. Só para caminhões a queda foi de 49,3% (21,7
mil unidades).
Neste ano, as montadoras já demitiram 3,6 mil trabalhadores.
Em 12 meses, foram fechadas 14.660 vagas. Já as vendas totais de veículos
caíram 17%, para 674,3 mil unidades, enquanto para o segmento de caminhões
isoladamente caiu 36,6%, para 19,3 mil unidades. Entre os motivos apontados
pelos fabricantes estão a crise econômica, a falta de confiança dos
consumidores e o crédito mais caro.
Fábricas e revendas têm 360,3 mil veículos em estoque. No mês
passado foram vendidas apenas 234,6 mil unidades. Para atrair clientes,
as fabricantes lançam mão de várias promoções. A General
Motors iniciou no fim de semana campanha de troca com troco.
O consumidor leva o carro usado para trocar por um novo e,
dependendo das condições do veículo, pode sair da loja com R$ 10 mil e usar a
diferença para abater do valor do zero quilômetro. A marca oferece ainda juro
zero no financiamento de vários modelos, com entrada de 60% do valor do bem.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.