Social Icons

sábado, 16 de agosto de 2014

Decisão da Justiça dá direito de resposta inédito a Paulo Souto no Facebook de Rui



A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, por causa da publicação feita pelo adversário petista, Rui Costa, de conteúdo “inverídico, ofensivo, calunioso, difamatório e injurioso” no Facebook sobre o processo de revitalização do Pelourinho. Inédita por se tratar de rede social, a liminar, proferida pelo juiz Márcio Reinaldo de Miranda Braga, determina a veiculação da resposta de Paulo Souto no prazo máximo de 48 horas, a contar da última quinta-feira (15), ficando disponível para acesso dos internautas pelo período de oito dias.
De acordo com a advogada da coligação oposicionista, Lílian Reis, na compreensão do magistrado, a campanha do oponente extrapolou o limite da crítica política, ofendendo a imagem e a honra do candidato democrata, Paulo Souto. No último domingo (10), a Justiça já havia determinado a remoção do mesmo conteúdo, postado pelo petista no dia 07 de agosto. Essa decisão foi cumprida na mesma data do deferimento da liminar.

O presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia, voltou a alertar que o jogo baixo do PT não será tolerado pela oposição, que tem confiança no poder da Justiça para estabelecer o cumprimento da legislação eleitoral. “O desespero toma conta dos petistas. Se já não bastassem as tentativas de enganar o eleitorado com a divulgação de pesquisas manipuladas, eles também insistem covardemente na difamação e calúnia de nosso candidato. O PT precisa entender que o povo da Bahia cansou disso!”, afirmou Aleluia.

Nova pesquisa confirma vitória de Paulo Souto no primeiro turno



O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, considerou alvissareiro o resultado da pesquisa eleitoral, realizada pelo Ipespe/Bahia Notícias, na qual obteve índice de 47% das intenções de voto contra 14% e 9% dos principais adversários. A ampla vantagem de Souto representa 64% dos votos válidos e sinaliza a vitória do oposicionista no primeiro turno do pleito.
“Essa pesquisa é mais uma que confirma o sentimento de mudança do povo baiano, percebido por nossa chapa por todos os lugares por onde temos passado. São mais de 70 cidades desde o início da pré-campanha, em abril”, afirmou Paulo Souto, lembrando que, devido ao falecimento do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, este será o primeiro final de semana desde então que não haverá visitas às cidades do interior. “Cancelamos todas as visitas e atividades de rua”, informou.
Em entrevista à Rádio Sociedade de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (15), o candidato oposicionista a governador reiterou sua disposição, no caso de eleito, de concluir o centro de convenções da cidade, cuja construção foi abandonada pelo atual governo petista. Também revelou já ter identificado a necessidade de um novo hospital geral para a região diante do sucateamento do Hospital Clériston Andrade.
“Já combinei com Aécio Neves de, no caso de sermos eleitos, realizarmos juntos essa obra que vai melhorar a qualidade do atendimento à saúde do povo de Feira de Santana e região”, disse Paulo Souto, acrescentando que pretende dar apoio às Santas Casas e hospitais de pequeno porte dos municípios. “Vamos implantar ainda policlínicas regionais para facilitar e garantir uma melhor assistência à saúde de todos os baianos”.



Geddel aparece com 36% contra 19% de Otto na disputa para o senado



A pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias para o Senado Federal aponta que o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, possui 36% das intenções de voto entre os 1.800 entrevistados de 75 municípios baianos, entre os dias 8 e 12 de agosto. O peemedebista aparece à frente de Otto Alencar (PSD), atual vice-governador da Bahia, que detém 19% das intenções de voto. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), fica na terceira posição, com 6% das intenções de voto. O candidato do PEN, Addson Gomes, é a opção para 3% dos entrevistados e o candidato do PSOL, Hamilton Assis, fica com 2% das intenções. Completando a pesquisa estimulada, quando são fornecidos os nomes dos candidatos registrados, 19% dos baianos ainda não sabem ou não responderam em quem vão votar para o senador e 17% admitem votar em branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados indicam aleatoriamente o nome dos candidatos que votariam para senador, Geddel também aparece à frente, porém com 8% das intenções de voto, o dobro de Otto, com 4%. Eliana Calmon e Addson Gomes são citados por 1% dos entrevistados. Na lista do certame espontâneo, os pesquisados sugerem nomes como do César Borges (ex-PR), Antônio Imbassahy (PSDB), Rui Costa (PT), Alice Portugal (PCdoB), Paulo Souto (DEM), Lídice da Mata (PSB), Aécio Neves (PSDB), Jaques Wagner (PT), José Ronaldo (DEM), Deraldo Damasceno (PSL), Bruno Reis (PMDB), Nelson Pelegrino (PT) e Ícaro Dias (?), todos com pontuação inferior a 1% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam somam 72% e brancos e nulos 13%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo BA-00009/2014 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2,6% para mais ou para menos.

Irmão de Campos defende Marina como candidata



Único irmão do ex-governador Eduardo Campos, o advogado Antonio Campos defende que a candidata a vice, Marina Silva, assuma a candidatura à Presidência pelo PSB no lugar do ex-governador, morto nessa quarta-feira em um acidente aéreo em Santos. “Vou defender publicamente e dentro do partido esta posição”, afirmou ele, em entrevista por telefone, ao Estado, na manhã desta quinta-feira, 14. “Marina vai agregar valor à chapa presidencial e ao debate no Brasil”, afirmou ele, ao anunciar que vai encaminhar uma carta ao partido explicitando sua defesa. “Se meu irmão chamou Marina para ser sua vice, com esta atitude ele externou sua vontade”, afirmou Antonio Campos, confiante de estar defendendo a posição que o ex-candidato aprovaria. “Acho que o mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e de correr riscos para viver seus sonhos”, destacou ele. “Eduardo morreu na busca de um caminho para melhorar a nação”. Para o advogado, Marina Silva “tem essa capacidade de empunhar uma luta que debata os caminhos do Brasil e crie novos caminhos para melhorar este País”. O PSB ainda não fala sobre questões eleitorais. A interlocutores, Marina Silva também evita o assunto. De acordo com a legislação eleitoral, o PSB tem dez dias para indicar um novo candidato. Dentro da coligação, composta pelo PPS, PHS, PRP, PPL e PSL, Marina é tratada como sucessora natural. Antonio Campos disse não ter conversado com Marina sobre o assunto, mas reforçou que se Eduardo Campos lutava para abrir uma nova via política, fora da polarização entre PT e PSDB, Marina deve ser o nome escolhido pela coligação. “Falo como membro do diretório nacional do PSB, com direito a voto, como o neto mais velho vivo do ex-governador Miguel Arraes e presidente do Instituto Miguel Arraes”, disse ele, ao lembrar-se da luta do avô para construir o partido socialista.


Escreve Ângela Lacerda, Estadão 

Conselho Estadual de Juventude aponta desafios para os próximos governantes



Em debate na Band News FM, na ultima quinta-feira (14), como parte da série de entrevistas que antecede as eleições, o presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Caruso Costa, mencionou alguns dos desafios que os próximos governantes terão que enfrentar, para melhorar as condições de vida dos jovens baianos. “É preciso investir, a cada dia mais, numa escola que atraia a juventude, e fortalecer as universidades estaduais e federais, incentivando a carreira acadêmica”.
Ao ser questionado sobre a proposta de redução da maioridade penal, o representante do Cejuve se posicionou contra, conforme os conselheiros já haviam se manifestado, reforçando a necessidade de trabalhar nas causas em vez das consequências, incluindo a juventude em atividades produtivas, nas áreas da cultura, da educação e do esporte. “Depois que os direitos fundamentais forem garantidos, podemos pensar em um debate da redução da maioridade penal se ainda estiver em pauta”, disse.
 Caruso citou, como exemplo, a unidade de ensino em tempo integral, que pode oferecer o “estudo convencional em um turno e possibilitar, no outro, aulas de música, teatro e dança”. Ele divulgou ainda a campanha pela aprovação do projeto de lei 20.886/2014, que cria o Cejuve, atualmente regulamentado via decreto. “Precisamos que esse espaço seja garantido independente de governo. Não podemos esperar que todos os governantes tenham a mesma sensibilidade que os da atualidade tiveram”, falou. Também participou do debate o coordenador do Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), André Araújo.

Secretaria de Relações Institucionais - SERIN



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Convite especial para a juventude




Sandro Régis visita amigos do município de Ipiaú e Jequié




Nesta quinta-feira (14), o candidato a deputado estadual a reeleição, Sandro Régis, esteve no município de Ipiaú visitando diversos amigos.
A comitiva aproveitou a oportunidade para visitar as fabricas Doce Mel e Polpa Eva, umas das grandes fabricas que impulsionam o progresso econômico da região.
“Quero agradecer a todos pela forma carinhosa que fui recebido durante a nossa visita ao município. Obrigado Ipiaú” declarou Sandro.
Já no sábado (16), será a vez do município de Jequié receber o parlamentar democrata, para a inauguração do seu comitê as 19:30. Comitivas de diversos municípios da Região já confirmaram presença. 


Expectativa é de que enterro de Campos seja no domingo



Após reunião na tarde dessa quinta-feira (14/8), os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Pernambuco, João Lyra Neto, disseram que há expectativa de que o enterro do corpo do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, aconteça no próximo domingo. Segundo Alckmin, as equipes estão fazendo os trabalhos para identificar os restos mortais e liberá-los o mais rápido possível.
“Todas as expectativas que o governador Alckmin recebeu é que deverá ser concluído o trabalho ou amanhã à tarde ou no sábado. Se isso for possível, tecnicamente, nós devemos fazer o sepultamento com 24 horas que ele chegue ao Recife”, disse Lyra. Campos será enterrado no cemitério de Santo Amaro, onde está o túmulo do avô de Campos, Miguel Arraes e velado no Palácio das Princesas. Além de Campos, outras vítimas do acidente que são de Pernambuco, o fotógrafo Alexandre Severo e o assessor de imprensa Carlos Percol, seguirão juntos ao Recife. “Dona Renata, viúva de Eduardo Campos, nos pediu que todos fossem feitos juntos. Então, as sete vítimas fossem feitas todas juntas a identificação”, explicou Alckmin. Segundo ele, faltava coletar o material genético de apenas mais uma pessoa, o piloto Geraldo Cunha. O governador disse que um avião já foi enviado a Governador Valadares para fazer a coleta de DNA de um parente de primeiro grau do piloto, que pode ser sangue ou saliva.
A aeronave que levava Campos caiu em uma área residencial em Santos, cercada por escolas e creches. Na queda, o avião atingiu parte de uma academia e caiu sobre os muros de três casas. Mas, no total, oito imóveis foram atingidos. A aeronave caiu entre 9h e 10h. Chovia no momento do acidente. O avião decolou às 9h20 do Aeroporto Santos Dumont e seguia rumo a Santos.Campos desembarcaria em Santos com seus assessores para cumprir compromissos de campanha. Estavam no avião o jornalista Carlos Augusto Ramos Leal Filho, conhecido como Percol, o advogado e assessor da campanha Pedro Almeida Valadares Neto, 47 anos, o cinegrafista da campanha, Marcelo de Oliveira, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.


Com informações de Juliana Colares

Debandada geral da base governista para a oposição em Itamaraju



“O último a sair apaga a luz”. Essa expressão popular tornou-se corrente em Itamaraju. Na cidade baiana do Extremo-Sul, a debandada das lideranças políticas locais da base governista para apoiar o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia” é geral. O prefeito Pedro de Campineira (PSD) lidera o movimento em apoio à chapa oposicionista. Com Campineira, estiveram pessoalmente oficializando a adesão à candidatura de Paulo Souto, no escritório político de Salvador, vereadores e lideranças do PSD, PT, PR, PP e PC do B. O grupo reunia representantes municipais de todos os partidos que formam o arco de aliança do candidato petista à sucessão do governador Jaques Wagner.
“Estamos com Paulo Souto porque ele é o melhor para a Bahia”, justificou de forma taxativa o prefeito de Itamaraju, ao lado do vice Luiz Mário (PP). Lembrando que foi vice do PT na cidade e sempre foi leal à aliança, Pedro Campineira disse que, agora, o tratamento dos petistas com a gestão dele é de total desrespeito. “Nem os correligionários deles que ocupam cinco secretarias no meu governo, eles respeitam. Todo mundo é vítima do radicalismo do PT”.
A insatisfação com o tratamento do governador Jaques Wagner à região se reflete na Câmara Municipal, onde 11 dos 15 vereadores estão com Paulo Souto. O presidente da Casa, Rubens do Hospital (PR), liderou o grupo de vereadores que veio a Salvador, composto por Jânio, Adriano Pinaffo, Luis Pita, Evandro de Jesus e Mazuk, além da secretária Lucilene Curvelo e das lideranças Dai, ex-militante do PT, e Flávio Nascimento.





Chapa da oposição cancela viagens de final de semana



A chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia” cancelou a programação de viagens ao interior deste final de semana, em razão do falecimento de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República pelo PSB.
“O trágico acontecimento abalou a todos no Brasil. Neste momento, não há clima para comícios nem atividades de rua. A política brasileira ainda se encontra de luto pela perda prematura do jovem e talentoso homem público Eduardo Campos”, explica o candidato a governador, Paulo Souto. Assim será transferida para novas datas a ida dos candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) a Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Riachão das Neves, que estava prevista para esta sexta-feira (15).
O comando da coligação “Unidos pela Bahia” comunica ainda que serão reprogramadas as viagens de sábado (16) para Irecê, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana e Lapão. Todas elas também foram suspensas. O evento político com o candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), do qual participaria a chapa, marcado para domingo, em Juazeiro, também foi cancelado.
Os candidatos Paulo Souto, Joaci Góes e Geddel Vieira Lima aproveitam a permanência em Salvador para se reunirem com equipe de campanha e gravar programas para o horário eleitoral que começa na semana que vem, dia 19.