Social Icons

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PT "se arrepende" das escolhas para Bahia e SP



Membros da cúpula nacional do PT começaram a mostrar arrependimento sobre a escolha de alguns candidatos para disputar as eleições em âmbito estadual, de acordo com o Blog do Camarotti, do jornalista político Gerson Camarotti. Segundo ele, os principais alvos de lamentação são os candidatos ao governo do Bahia, Rui Costa; e ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Ainda de acordo com Camarotti, os membros da direção do PT reconheciam como melhor opção para a Bahia o senador Walter Pinheiro (PT), que tinha melhor avaliação popular e se apresentou previamente como opção para chapa majoritária. Depois da última pesquisa Ibope, divilgada há duas semanas, que apontou Rui Costa com apenas 8% das intenções de voto diante dos 42% de Paulo Souto (DEM), a Executiva nacional do PT "teme que o baixo desempenho do partido na Bahia", que tem o quarto maior colégio eleitoral do país, "prejudique a votação da presidente Dilma Rousseff".
Em relação a Padilha, ainda segundo Camarotti, os dirigentes petistas acreditam que a melhor opção seria o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que é mais conhecido da população e começaria a campanha à frente dos adversários. "Não dá para lançar um nome novo numa eleição com forte potencial de risco. Mais do que São Paulo, o que está em jogo desta vez é a eleição nacional. Lula tem grande intuição. Foi assim com Dilma, em 2010, e Fernando Haddad, em 2012. Mas dessa vez, foi um erro", disse um membro do diretório nacional do partido.
Outra opção para São Paulo seria o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao qual o ex-presidente Lula teria resistência.


Escreve Poder & Política

Justiça determina retirada de calúnia petista postada no Facebook


 

“A Justiça está alerta para conter o desespero do PT”, afirma o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia, diante da decisão liminar proferida pelo juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga, na tarde deste domingo (10), que determina a imediata retirada de conteúdo inverídico, ofensivo, calunioso, difamatário e injurioso postado no Facebook pelo candidato petista a governador contra o adversário Paulo Souto. O descumprimento da sentença prevê multa diária de R$ 5 mil.
Aleluia, o desespero e a falta de compromisso com a verdade dos petistas não têm limites. “Paulo Souto chegou a ser difamado por um fato ocorrido num período que ele nem sequer era governador. O governador era o hoje aliado do PT, Otto Alencar. Foi ele o signatário do decreto, em 2002, que reconheceu a utilidade pública dos imóveis que foram utilizados para a revitalização do Pelourinho, que nem foi iniciada naquele ano como desinforma o petista em seu post”.

Aleluia considera que não será de forma difamatória, caluniosa, ofensiva e injuriosa que o candidato do PT vai conquistar a simpatia e a confiança do eleitorado baiano. “É até compreensível que o desespero tome conta dele, que, nas duas pesquisas realizadas pelo Ibope, instituto de renome nacional, não atingiu nem um dígito no índice de intenção de voto. Ele deveria se mirar na segunda colocada nas pesquisas, a candidata Lídice da Matta, que, a exemplo de Paulo Souto, tem pautado sua campanha dentro de princípios éticos”.



Cai interesse de jovens em tirar título de eleitor



Se já era difícil convencer os jovens de 16 e 17 anos a votar, as manifestações de junho de 2013 tornaram essa tarefa mais árdua. A taxa de adolescentes dessa idade que tiraram título de eleitor um ano antes da data da votação diminuiu em um terço em 2014, se comparada à média dos três últimos pleitos presidenciais. Neste ano, apenas um em cada quatro jovens elegíveis para votar se alistaram a proporção mais baixa do século até agora. As manifestações interromperam uma curiosa regularidade do alistamento eleitoral dos jovens entre 16 e 18 anos. De acordo com a legislação brasileira, jovens nessa faixa etária podem votar se quiserem, mas não são obrigados. Desde o início do atual século, uma proporção constante desse contingente se registra para votação no ano anterior a cada eleição – uma taxa que fica um pouco maior nas eleições municipais que nas estaduais e federais. Em 2008 e 2012, a taxa de adolescentes que tirou título de eleitor para votar para prefeito e vereador foi de cerca de 43% em relação ao total de jovens dessa idade, segundo cruzamento dos dados de alistamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os da projeção da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas disputas de 2002, 2006 e 2010, a proporção ficou entre 36% e 37% em cada uma. Em 2014, o índice caiu para 26%. Como a data-limite do registro para votar é até maio do ano da eleição, é impossível não relacionar essa queda às repercussões dos protestos de junho de 2013. Entre aquele mês e maio deste ano, 760 mil jovens deixaram de pegar seus títulos, em comparação com a quantidade que se alistaria caso a proporção das últimas eleições tivesse sido mantida. Só esse número já é quase o dobro dos 440 mil adolescentes com título de eleitor que se absteve e não compareceu às urnas em 2010.


Escreve Julia Affonso e Rodrigo Burgarelli, Agência Estado

Restos a pagar crescem e sustentam investimentos no 1º semestre



O nível recorde dos investimentos federais em 2014 está sendo sustentado por verbas de anos anteriores. Segundo números do Tesouro Nacional, os restos a pagar gastos no primeiro semestre somaram R$ 32,671 bilhões, valor 23,3% maior que os R$ 26,498 bilhões executados nos seis primeiros meses do ano passado. No primeiro semestre, os investimentos federais – que englobam as obras públicas e a compra de equipamentos – totalizaram R$ 40,362 bilhões, crescimento de 21,7% em relação ao gasto no mesmo período de 2013 (R$ 33,167 bilhões). Esse desempenho, no entanto, tem sido sustentado pelos restos a pagar.
Historicamente, os restos a pagar sustentam os investimentos da União. De um ano para outro, a proporção praticamente não mudou. Nos seis primeiros meses de 2013, as verbas de anos anteriores representaram 79,9% dos investimentos. Em 2014, a participação subiu um ponto percentual, para 80,9%. Os restos a pagar são verbas empenhadas (autorizadas) em um ano que só são gastas em anos posteriores. Desde a segunda metade da década de 90, o governo tem procurado postergar gastos de um ano para outro para contingenciar (bloquear) parte do orçamento e cumprir as metas de economia de despesas para pagar os juros da dívida pública, chamada de superávit primário. A execução orçamentária dos Poderes Públicos cumprem três etapas. No empenho, o gasto é autorizado. Na liberação, o governo verifica se o bem foi comprado ou se o serviço prometido foi cumprido. Na execução, última etapa do gasto público, a despesa ocorre de fato. Somente após a execução, o gasto entra no cálculo do resultado primário do governo.

Para ser incluído nos restos a pagar, o gasto precisa ter sido pelo menos empenhado, o que costuma ocorrer próximo do fim do ano. Caso tenha passado pela fase de liberação, o resto a pagar é chamado de processado. As verbas empenhadas, mas não liberadas, são chamadas de restos a pagar não processados.

Golfinho de duas cabeças encontrado na Turquia



A carcaça de um golfinho de duas cabeças foi encontrado no ultimo dia 04 em uma praia da Turquia. O animal foi avistado por um professor de Educação Física que trouxe o corpo já sem vida para a costa. De acordo com as autoridades turcas, o animal foi encontrado morto a flutuar ao largo de uma praia. Pescado pelo professor Tugrul Metin, o animal apresentou duas cabeças, conta o jornal internacional Daily Mail.
Tugrul contou que estava na praia quando viu algo estranho boiando na água. Com duas cabeças, mas apenas uma cauda, ele decidiu trazê-lo para a costa. “Eu pensei que meus olhos estavam pregando uma peça em mim. Nunca ouvi falar de um golfinho com meus próprios olhos. Fiquei completamente chocado”, contou o professor de Educação Física. O turco chamou então as autoridades que levaram o corpo do animal para laboratório, onde serão feitas mais investigações. Para o professor adjunto do Departamento da Marinha e Biologia da Universidade Ak Deniz, Mehmet Gokoglu, esta é uma oportunidade única de estudar um caso, até agora, isolado.
“É uma ocorrência muito rara, semelhante à ocorrência de gêmeos siameses humanos, fico feliz de poder estudar este caso”, falou o pesquisador.


Escreve mundo da curiosidades. 

sábado, 9 de agosto de 2014

Reflexão - A arte de viver bem



Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade. Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém. Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.
Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas. Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais. Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.
Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade. Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros…
O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.


Escrito por Içami Tiba

Acusações entre ex-aliado e atuais do deputado Euclides Fernandes vão parar na justiça



Na ultima quinta feira (06), o ativista político e social, Adailton Santos Souza (Daí do PDT), em entrevista realizada pelo competente comunicador Luiz Fernando da Gandu FM, falou a população os motivos pelos quais decidiu abandonar o “barco” do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT). Segundo Daí, um dos motivos teria sido o de não aceitar a maneira como a 5ª DIRES, vem sendo administrada, pelo atual diretor Marcos Neto, que ocupa o cargo por indicação do parlamentar. Ainda segundo Daí, aquele órgão público, vem sendo utilizado para se fazer política, além da falta da atenção devida por parte de quem a dirige, que segundo ele, quando vai ao setor de trabalho, chega por volta do meio dia.
Daí ainda falou como, segundo ele, o ex-prefeito Nelson Leal, Marcos Neto e o professor Wendell Leite fizeram para aceitar apoiarem o pedetista,  que antes era representado apenas por ele no município, chegando a fazer sérias acusações.
Já nesta sexta (08), o senhor Marcos Neto, enviou um ofício para emissora, o qual foi lido no ar, pelo radialista, afirmando que não irá responder publicamente, as acusações do ex-aliado de Euclides, mas que acionou a justiça para que esta tome as devidas providencias por terem se sentindo ofendido com as palavras de Daí. Segundo os comentários do comunicador, os demais componentes do grupo de apoio ao deputado, também deverão estar entrando na justiça nos próximos dias.
Certo é que a campanha de Euclides Fernandes em Gandu começou com uma disputa interna indo parar na justiça, ainda não se sabe como irá terminá. 
Ao que tudo indica, vem chumbo grosso por ai!.



Aleluia: “Wagner está querendo botar a culpa da derrota no juiz”



“Na certeza da derrota de seu candidato, o governador Jaques Wagner está querendo botar a culpa no juiz”, comenta o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia, a respeito da estapafúrdia ação judicial da coligação do PT que pede a inelegibilidade dos candidatos Paulo Souto, Joaci Góes, Geddel Vieira Lima e até o prefeito ACM Neto.
Segundo Aleluia, toda a Bahia é testemunha de que quem se excedeu em propaganda foi o governo do estado. “Às vésperas de expirar o prazo legal para realização de propaganda governamental em ano de eleição, eles massacraram a população, gastando milhões em publicidade em todo tipo de mídia”.
Para o advogado da coligação “Unidos pela Bahia”, Ademir Ismerim, a iniciativa do PT é “um absurdo jurídico completo”. “Eles estão querendo criar um factoide. A campanha da oposição é totalmente dissociada da prefeitura. Não utiliza as obras municipais nas peças. Ao contrário do que eles fizeram no governo”.



“O povo quer uma outra Bahia a partir de 2015″, diz Geddel



A população do município de Cachoeira e de outras cidades do Recôncavo Baiano, como São Félix, Muritiba, Saubara, Santo Antônio de Aldeias, Coqueiros e Cabaceira do Paraguaçu, recebeu ontem (07) à noite os candidatos a senador, Geddel Vieira Lima (PMDB), a governador, Paulo Souto (DEM), e a vice, Joaci Góes (PSDB), com muito carinho, bandeiras e uma grande festa na Praça 25 de Junho, onde aconteceu um comício após uma caminhada pelas ruas da cidade. Muita gente acompanhou a passeata, inclusive das sacadas de suas casas, demonstrando o apoio à chapa majoritária da oposição, que esteve acompanhada pelo prefeito Carlos Pereira, pelos candidatos a deputado João Gualberto (federal) e Tato Pereira (estadual), além de outras lideranças políticas da região. As belezas da heroica Cachoeira foram enaltecidas por Joaci Góes, que afiançou o governo da esperança de Paulo Souto e a voz que da Bahia no Senado. “Geddel vai devolver a voz que a Bahia perdeu no Senado com sua inteligência, coragem cívica e lealdade democrática”, pontuou. O democrata Paulo Souto falou sobre a importância da aliança da oposição como uma oportunidade de criar uma chapa alternativa tendo o nome de Geddel para representar a Bahia no Senado. “Geddel vai lutar para que a Bahia não seja prejudicada”, declarou. O peemedebista agradeceu o carinho de todos e disse se alimentar dessa esperança para construir decisões que vão marcar o futuro da Bahia. “O povo mostra que não quer mais o que está aí, quer uma outra Bahia a partir de 2015, não aceita um governo que não chame para si a responsabilidade da violência, quer uma saúde pública com um mínimo de dignidade, não hospitais como depósitos de macas e gente, com mães parindo na porta por falta de leito, com uma regulação mal administrada. Não é essa a Bahia que Cachoeira sonha”, discursou Geddel, que também deposita sua esperança em Paulo Souto.


Escreve Política Livre

Você é nosso convidado especial




Queridos irmãos, nos dias 09 e 10/08/14 a partir das 19h, na Igreja Internacional Jesus é o Caminho. Será realizado o culto festivo na direção da juventude.

Venham e juntos louvaremos ao Senhor.

Pr. Bessa Leite