Social Icons

sábado, 9 de agosto de 2014

Ex-lideranças governistas querem alternância no poder‏



Tradicional liderança da região de Ribeira do Pombal, o ex-prefeito Dadá é mais um governista que passa para o lado da oposição. Assim como ele, o petista Marquinhos, de Várzea do Poço, e o dirigente César Ribeiro, do PDT de Catu, também decidiram apoiar os candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice), e Geddel Vieira Lima (senador). Todos estão unidos em torno de um objetivo comum: mudar a Bahia.
Acompanhado do ex-candidato a prefeito Gordo de Dadá e dos vereadores Dominguinhos e Alessandro, Dadá justificou sua opção por Paulo Souto e Geddel, dizendo que “o PT cansou”. Da mesma Ribeira do Pombal, o ex-prefeito Zé Grilo é outra liderança que reforça a oposição na cidade.
Ao lado do deputado federal Fábio Souto e dos conterrâneos Rocão e o ex-vereador Ninho, Marquinhos diz que não quer mais conta com o PT e já providencia sua desfiliação do partido. “Quando fui candidato a prefeito de Várzea do Poço em 2012, mesmo eu sendo do PT, eles viraram as costas para mim, mas agora na boca da eleição deste ano, estão vindo atrás de mim. Eles vão tomar uma surra. Estou com Paulo Souto e Geddel”, afirmou.
Liderando um grande grupo de Catu, César Ribeiro defendeu a alternância de poder na Bahia. Embora seu partido, o PDT, esteja apoiando a chapa governista, ele garantiu apoio a Paulo Souto e Geddel. Lideranças também de Banzaê também oficializaram apoio. Depois de participar das inaugurações dos comitês de Uziel Bueno, candidato a deputado estadual, e José Carlos Aleluia, a deputado federal, nesta noite de sexta-feira (08), a chapa oposicionista viaja a Euclides da Cunha e Banzaê, onde participa de eventos políticos, na manhã deste sábado (09).



Agenda – Paulo Souto 25



Sábado - 09/08/2014: O candidato a governador, Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, viaja para Euclides da Cunha, onde faz carreata na manhã deste sábado (09). Depois, participa de evento político em Banzaê. À noite, vai aos lançamentos das candidaturas de Ivanilson Gomes (deputado federal), às 18 horas, na sede da Abase, na Rua Gilberto Amado, nº 276, Jardim Armação, e de Palhinha (deputado estadual), no Esporte Clube Periperi, na Rua Aníbal Cajado, próximo ao SAC, no Subúrbio, às 20 horas.
Domingo - 10/08/2014: O candidato a governador, Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, se reúne com equipe de campanha neste domingo (10).
Segunda-feira - 11/08/2014: O candidato a governador, Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, grava programa eleitoral na manhã desta segunda-feira (11). Pela tarde, se reúne com equipe de campanha. À noite, participa de reunião com empresários e lideranças políticas, no Bahia Outlet Center, no Uruguai, às 18h30.

ASCOM



David Luiz responde a Dunga: "Não me faço de bom moço"



O zagueiro mais valioso do mundo respondeu essa quinta-feira (7) às declarações de Dunga, que terá afirmado que os jogadores da seleção fazem marketing pessoal: David Luiz respondeu dizendo que não “vende imagem” para agradar torcida.
“Sempre fui assim na vida. Nunca vendi uma imagem, sempre fui eu. As pessoas optaram por gostar ou não. Não me faço de bom moço ou de bad boy para as pessoas gostarem ou não. Eu tenho minha opinião próprio”, afirmou David Luiz, em resposta às declarações de Dunga.
O novo técnico da seleção brasileira terá afirmado que os jogadores usam a seleção para fazer marketing pessoal e se autopromoverem. Ele terá ainda dito, em entrevista ao programa “Fantástico”, da TV Globo, que “jogador tem que jogar por eficiência, não porque vende uma imagem”, falando sobre David Luiz, conta a Folha de São Paulo.

O zagueiro, que com a transferência de R$ 148 milhões para o Paris Saint-German, se tornou o mais valioso do mundo aproveitou ainda para falar da sua vida fora do campo e do apoio que recebeu dos fãs. “Todo o mundo gosta de ser acarinhado e ter essa ligação com a torcida. Os brasileiros conseguiram enxergar o verdadeiro eu”, disse David Luiz.

Reunião define ordem de exibição no horário eleitoral



Em reunião conduzida pelo juiz Eleitoral Alfredo Santos Couto, titular da 17ª Zona Eleitoral, representantes de partidos políticos e de veículos de comunicação definiram o plano de mídia para as eleições deste ano. Um sorteio definiu a ordem de exibição das propagandas de acordo com os partidos e coligações. As emissoras de rádio e televisão têm até o dia 17 de agosto para informar à Justiça Eleitoral o endereço para a entrega do material de veiculação. No plano de mídia ficou estabelecida também a frequência e os horários em que as propagandas eleitorais podem ser exibidas. Às segundas, quartas e sextas-feiras serão veiculadas propagandas para candidatos a Governador, Deputado Estadual e Senador. Já às terças, quintas e aos sábados os candidatos à Presidente e Deputado Federal podem exibir a campanha. O tempo de duração de cada propaganda é estipulado proporcionalmente ao número de representantes que os partidos têm na Câmara dos Deputados, conforme determinado na Lei das Eleições (Lei 9.504/97). O Juiz Alfredo Couto permitiu aos representantes das empresas de comunicação e de partidos políticos compartilhar as suas opiniões e, quando necessário, estabelecer possíveis acordos, desde que não ferisse a legislação. O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio tem início em 19 de agosto e poderá ser veiculado até o dia 2 de outubro, no primeiro turno e, a partir de 48 horas da proclamação dos resultados, até o dia 24 de outubro, se houver segundo turno.


Escreve Política Livre

Queda do PIB argentino é culpa do Brasil, diz Kirchner



A presidente da Argentina, Cristina Kircher, afirmou essa quinta-feira (7) que a culpa da recessão econômica do seu país é resultado do baixo crescimento do Brasil, uma vez que a as dificuldades argentinas não são um problema isolado.
“O Brasil tem crescimento previsto de 1,3% em 2014 e é o nosso principal sócio comercial”, afirmou Cristina Kirchner, referindo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). Como exemplo, a presidente argentina referiu a exportação de autopeças que acaba sendo afetada pelo baixo desempenho da indústria automóvel brasileira, escreve a Folha de São Paulo

A presidente da Argentina respondeu às acusações da queda da economia do país depois do calote técnico, aproveitando para procurar apoio nos EUA, junto do presidente norte-americano, Barack Obama. Isto porque o líder americano poderá anular a decisão dos tribunais em congelar os pagamentos de dívidas aos seus credores, até que o governo feche acordo de com todos os proprietários de títulos de dívida da Argentina. Kirchner lembra que existe um precedente e que, por isso, a decisão deveria ser revista. “Quando o mesmo fundo ‘abutre’ [NML] quis embargar fundos do Congo, um deputado republicano interveio”, afirmou a presidente argentina.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Gandu – Presidente da AGADEF retira apoio a vereador e declara apoio a deputados



O presidente da Associação Ganduense dos Portadores de deficiência Física (AGADEF), José Cruz, mais conhecido como “Zé sem Pernas”, entrou em contato com nossa redação, para comunicar que não continuará dando apoio ao vereador Gil Calheira (PSC). Segundo o ativista social, o fato deve-se a falta de atenção por parte do Edil, que segundo ele, até o momento não vem colocando em pauta a entidade em sua atual legislatura. Perguntado se outro parlamentar passará a ser o novo padrinho da Associação, Zé respondeu que ainda não teria decidido sobre o assunto, mesmo porque, será preciso uma assembleia para que os associados possam participar da discursão. Nas entre linhas o presidente deixou escapar, que poderá ser um dos cinco vereadores de oposição, ou até mesmo alguém que não tenha mandato, mas que vem dando apoio a entidade, ou até mesmo um membro da própria AGADEF, poderá se lançar a uma vaga na câmara municipal.
Sobre seu apoio aos candidatos para as eleições deste ano, José Cruz afirmou que continua fazendo parte do projeto do ex-prefeito Neco, que apoia os deputados, Aderbal Caldas (estadual) e Ronaldo Carletto (federal), ambos do PP, assim como Paulo Souto (DEM), para governador e Geddel do PMDB, para o senado, pela devida atenção de Neco Kanguçu, para com suas reivindicações em defesa dos seus pares, 
As partes aqui citadas devem ficar a vontade, caso queiram se pronunciar.






Esclarecimento



Ultimamente, estamos recebendo diversos e-mails e telefonemas de leitores, nos questionando se realmente o senhor Luiz Henrique Mendonça do Amaral, estaria retornando ao governo do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), para que assim pudesse apoiar seus candidatos a deputados. Particularmente não acreditávamos pelo fato de um cidadão cristão que participa ativamente da linha de frente dos trabalhos da Igreja Católica, que prega o direito a vida, vir a apoiar uma deputada que votou a favor da legalização do aborto. Mas, para não deixar dúvida alguma, entramos em contato com nosso amigo Amaral, que nos respondeu da seguinte forma:

“Querido Amigo, Não tive convite para retornar à administração publica municipal, só se a minha nomeação for igual a minha exoneração, quando fui o último, a saber. Não tive nenhum convite e nem há, nesse momento clima ou ambiente para que eu venha retornar. Acredito que a minha história na administração municipal atual, acabou naquela exoneração do cargo de ouvidor. Não tenho nenhum ressentimento e nem sou inimigo dos atuais detentores do poder publico municipal, mas a minha ideologia e o meu posicionamento político atual, nos coloca em campos opostos. Um abraço, Luiz Amaral”. 

Metalúrgicos da Enseada Indústria Naval, na Bahia, não aceitam perder direitos.



Os metalúrgicos da enseada indústria naval estão sendo prejudicados sem receber aumento e seus benefícios, como PLR, cestas básica, almoços em família, folga de pagamento e folga de campo, entre outros. Esses benefícios seriam aplicados na data-base da categoria, em maio/14. Os trabalhadores estão sem reajuste salarial por causa da ação inconsequente do STIM Maragogipe, da CTB, sindicato que caiu de paraquedas para confundir e atrapalhar as conquistas da categoria. Essa situação retrata uma posição contra os interesses dos trabalhadores.
A situação teve início quando o ministério do trabalho e emprego concedeu registro a este novo sindicato, STIM Maragogipe, sindicato fantasma, sem respeitar o modelo do sindicato único, o STIMNAVAL, como estabelece a constituição federal, em seu artigo oitavo. O sindicato foi criado de forma irregular, sem assembleia de fundação e sem eleição, não tendo nenhuma legitimidade perante os trabalhadores.
 A enseada indústria naval, em nota, comunicou que, por causa do entrave judicial, se vê impedida de aprovar um acordo coletivo, que foi construído pelo STIMNAVAL. O não fechamento desta convenção traz prejuízos aos trabalhadores. É lamentável que os metalúrgicos continuem sendo prejudicados por um sindicato que defende apenas os interesses pessoais e patronais. Como exemplo, os trabalhadores das empresas revoluz, indamel e sotec até hoje aguardam uma solução em busca da PLR, cesta básica e salários dignos. Agora, este mesmo sindicato quer "defender" os trabalhadores da enseada indústria naval e atuar neste município. Estamos buscando legalmente, através de negociação, garantir salários dignos para aqueles que têm o papel social no processo de desenvolvimento da região.
Há uma enorme insegurança entre os trabalhadores por conta do processo judicial ainda em andamento. O objetivo do STIMNAVAL é acabar com a dúvida que existe na representação dos trabalhadores que estão no prejuízo. Estivemos na porta da empresa, realizamos uma assembleia e insistimos em retirar uma comissão de trabalhadores para assinar o acordo com a justiça. O trabalhador não pode perder mais tempo, ou vamos ficar a ver navios e plataformas, sem usufruir dos benefícios e direitos.  O STIMNAVAL foi construído na luta pelos direitos dos trabalhadores e pautado na democracia e transparência. Promovemos a luta por temas cruciais, como emprego, formação, qualificação profissional e a continuidade do desenvolvimento econômico e social dos metalúrgicos do recôncavo. Nosso compromisso é com os trabalhadores e a região. Nossa luta é para garantir o emprego, os direitos, a proteção social e garantias econômicas. Ao tentar induzir o trabalhador ao erro, o STIM Maragogipe, da CTB, mostra a sua face antidemocrática e antissindical, tentando, por este meio, atrapalhar as conquistas dos trabalhadores metalúrgicos. O STIMNAVAL não se intimidará. Não aceitaremos que ninguém impeça os trabalhadores e seus representantes, legitimamente eleitos, de lutar por melhorias para a categoria.


ASCOM Força Sindical

Em junho, produção da indústria cai em 11 de 14 locais, diz IBGE



Tiveram os maiores recuos Amazonas, Paraná, Pernambuco e Ceará. Considerando todas as regiões, indústria registrou baixa de 1,4%. A produção da indústria recuou em 11 dos 14 locais pesquisados em junho, com ajuste sazonal (considerando as variações conforme a época do ano), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores retrações partiram dos parques fabris do Amazonas (-9,3%), do Paraná (-7,5%), de Pernambuco (-7,4%) e do Ceará (-5,4%).
No geral, no sexto mês do ano, a atividade industrial registrou baixa de 1,4% frente ao mês anterior, a maior desde dezembro de 2013 nesse tipo de comparação. Frente a junho do ano anterior, a queda foi ainda maior, de 6,9%. Segundo a pesquisa, foi o recuo mais forte desde setembro de 2009, quando o índice teve baixa de 7,4%. Na sequência, entre as baixas, aparecem os números da região Nordeste (-4,4%), de Santa Catarina (-4,0%), do Rio Grande do Sul (-2,3%), do Pará (-2,0%) e de Minas Gerais (-1,7%). Caíram menos do que a média, de 1,4%, Bahia (-1,1%) e São Paulo (-1,0%). Apesar da queda generalizada, outros locais mostraram avanço na produção: Rio de Janeiro (5,4%), Espírito Santo (3,5%) e Goiás (0,4%).
Frente a junho do ano passado, 12 dos locais pesquisados registraram queda, com destaque para Amazonas (-16,1%), Paraná (-14,0%), Bahia (-12,1%) e Rio Grande do Sul (-11,9%). Também tiveram recuos acentuados: região Nordeste (-8,3%), Santa Catarina (-7,5%), Pernambuco (-7,3%) e Mato Grosso (-7,1%). Apontaram queda abaixo da média, de -6,9%, Ceará (-6,7%), São Paulo (-6,5%), Minas Gerais (-6,1%) e Rio de Janeiro (-2,1%). Na contramão, a indústria do Pará cresceu 6,7% nessa base de comparação, "impulsionado em grande parte pelo comportamento positivo vindo do setor extrativo (minérios de ferro em bruto)". Também tiveram resultados positivos Espírito Santo (4,1%) e Goiás (3,3%).

No semestre, a produção diminuiu na maioria dos locais, segundo o IBGE, com destaque para São Paulo (-5,0%), Bahia (-4,5%), Paraná (-4,3%), Rio de Janeiro (-3,9%) e Rio Grande do Sul (-3,9%). Por outro lado, Pará (14,4%), Pernambuco (3,7%), Amazonas (1,0%), Goiás (0,8%) e Mato Grosso (0,4%) assinalaram as taxas positivas no índice acumulado do ano. Considerando todas as regiões, a queda nessa base de comparação foi de 2,6%. 

Justiça Estadual devolve PT do B a Dilma Gramacho



O juiz Renato Ribeiro Marques da Costa, da 20ª Vara da Justiça Estadual, em decisão liminar, invalidou a intervenção na convenção provisória do partido na Bahia feita pelo Diretório Nacional do PT do B. Em razão desse veredito, o controle do partido volta para a comissão provisória, presidida pela senhora Dilma Gramacho que, em convenção partidária, como determina a legislação eleitoral, homologou a inclusão da legenda na coligação “Unidos pela Bahia”.
De acordo com o advogado da coligação “Unidos pela Bahia”, Ademir Ismerim, a sentença judicial restitui os poderes da comissão presidida pela senhora Dilma Gramacho. “Vamos apresentar esta decisão liminar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja revista a determinação do Diretório Nacional de o PT do B se coligar com a coligação ‘Para Mudar Muito Mais’. E assim prevalecer o decidido na convenção do partido de integrar a coligação ‘Unidos pela Bahia’”, explica Ismerim.

ASCOM PTdoB