Social Icons

quarta-feira, 11 de março de 2020

Itamari - Secretaria Municipal de Educação Alerta sobre "o desafio da rasteira", brincadeira perigosa nas escolas brasileiras




A imagem pode conter: texto

A Secretaria Municipal de Educação de Itamari em parceria com a Turma da Maricota quer falar de uma coisa séria: sobre a brincadeira conhecida nas redes sociais como “O desafio da rasteira”. Infelizmente, esta brincadeira pode ter consequências sérias inclusive levar uma pessoa a morte.
Tal “brincadeira”, preocupa a todos: alunos, pais, professores e a sociedade de um modo geral.
Os vídeos que repercutiram na internet nos últimos dias mostram adolescentes sendo derrubados durante essa desastrosa brincadeira, que pode provocar muitos machucados sérios, paralisia e até levar a óbito.
A brincadeira é feita em trios e a pessoa que está no meio é derrubada após pular, caindo de costas no chão. Com a queda a pessoa pode sofrer lesões na coluna OU PUNHO, JÁ QUE TEMOS COMO DEFESA O REFLEXO DE SE COLOCAR A MÃO OU BRAÇO NO CHÃO.
Considerando o fato de que muitas crianças estão pouco sociáveis a Turma da Maricota resolveu ouvir a opinião de alguns profissionais sobre a brincadeira conhecida por todos como “O desafio da rasteira”.
Segundo a Psicóloga Maria Antônia Palmeira muitos adolescentes acabam se envolvendo em brincadeiras agressivas como estas e alguns começam logo na infância. Para a entrevistada prevenir através de campanhas “é de extrema importância não só para as escolas como também para famílias. Crianças e adolescentes estão em desenvolvimento moral e ético. Então, cabe ao cuidador orientar esta turminha da nova geração tecnológica que confunde o ideal com o real”.
Ainda, contribuiu com a nossa matéria o Secretário de Educação do município de Itamari, o pedagogo Luiz Carlos Marinho Araújo. Segundo o secretário precisamos criar estratégias e campanhas para conscientizar nossas crianças, ressaltando sempre o valor da amizade e do respeito pelo próximo.
Para Luiz devemos incentivar atitudes na escola de cumplicidade entre os colegas, pois o ambiente escolar também é o espaço de construir amizades verdadeiras: “Nos momentos difíceis, podemos nos sustentar um no outro, como uma forma de apoio e dizer não a esses tipos de brincadeiras. Afinal amigo é quem ajuda e não quem derruba”, salientou o secretário.
A Turma da Maricota vem deixar um recado para você: “Amigo não derruba, amigo segura”.

Prefeitura Municipal de Itamari
Trabalhando Por Você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário