O
Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) que realizará uma
campanha publicitária para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus.
Segundo a pasta, o foco da ação será nos hábitos de higiene e nas precauções
sobre contato físico entre as pessoas.
O custo previsto da ação é
de R$ 10 milhões e será veiculado em Internet, rádio e televisão. A campanha já
começa a ser veiculada nesta sexta-feira (29).
O ministério informou ainda
que existem 182 casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil. Até
agora, 71 casos já foram descartados e um caso confirmado em São Paulo.
Os registros de casos
suspeitos estão concentrados nos estados de São Paulo (66), Rio Grande do Sul
(27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Santa Catarina (9), Paraná (5),
Distrito Federa (5), Goiás (5) e Espírito Santo (2).
O secretário de Vigilância
da Saúde do ministério, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a partir da
próxima semana a pasta também divulgará os “casos prováveis” para incluir as
pessoas que têm contato com casos já confirmados. Segundo Oliveira, nestes
casos não será necessária a realização de exames laboratoriais para confirmação
da doença, que poderá ser confirmada apenas por critérios
clínico-epidemiológico.
Oliveira ressaltou ainda que
a melhor estratégia de combate à doença é lavar as mãos e evitar compartilhar
objetos pessoais. O secretário destacou ainda que o uso de álcool em gel é uma
“boa estratégia”, mas alertou que a população não deve entrar em desespero caso
não encontre o produto. “Lavar bem as mãos, as unhas, é suficiente”, disse
Dados
atualizados da Organização Mundial da Saúde apontam para 82.294 casos de
coronavírus pelo mundo, deste total são 1.185 novos casos.
Desde o dia 24 deste mês, 16
países são considerados suspeitos: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do
Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Cingapura, Tailândia,
Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.
O
secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, afirmou que será
divulgado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira o
resultado da licitação para aquisição de 21 insumos
hospitalares. Entre eles, estão dois tipos de máscara (cirúrgica e
N95) e aventais (P, M e G) precisaram ter a sistemática de compra fracionada.
Segundo Gabbardo, até 20
empresas poderão ser selecionadas para fornecer, pelo menos, 500 mil unidades
de máscara. A preocupação da pasta é evitar a escassez de itens de segurança e
de prevenção contra o novo coronavírus no Brasil.
O
ministério trabalha ainda na elaboração de um aplicativo para plataformas
móveis em que os cidadãos poderão encontrar Unidades de Saúde mais próximas
para o atendimento de casos de coronavírus.
Antes
de indicar o hospital, o “Coronavírus SUS” fará perguntas para confirmar se
realmente há possibilidade de que o paciente esteja com a doença. O
público-alvo do aplicativo são as pessoas que estiveram em algum dos 16 países
considerados suspeitos.
O
aplicativo também fornecerá dicas de prevenção da doença. Sistema semelhante
foi lançado pela pasta na Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, e nos
Jogos Olímpicos 2016.
Edição: Denise Griesinger/Agencia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário