Ir a
uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será cada vez mais
raro. A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de
digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento
de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente
serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou
central telefônica do órgão. Ao todo, 90 serviços do INSS passam a ser
realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados
pessoalmente nas agências. A ideia é diminuir os atendimentos realizados
pessoalmente para acelerar os processos de concessão de benefícios.
Segundo o INSS, o processo
de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados
serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de pensão,
aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na
época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um
atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos
deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também
passaram a ser prestados pelo meio digital. Com a adição realizada a
partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial
apenas a realização de perícias médicas, prova de vida – quando o segurado não
conseguir realizar no banco -, vista ou carga de processos, geração de senha
para o atendimento online e orientações em geral.
Com
informações do Correio
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