Cerca
de 3 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal poderão regularizar débitos
com atraso acima de 360 dias, com descontos que variam de 40% a 90%.
O desconto varia conforme o
tipo de crédito contratado e o tempo de atraso.
A campanha de regularização
lançada hoje (28) pela Caixa é somente para pagamento à vista e não envolve
crédito imobiliário.
As dívidas dos clientes
totalizam R$ 4,1 bilhões e expectativa do banco é recuperar R$ 1 bilhão ao
oferecer os descontos.
Os valores das dívidas
variam de R$ 50 a R$ 5 milhões, em contratos sem garantia ou com garantia
insuficiente ou considerados de difícil recuperação.
Do total de clientes
inadimplentes, 2,6 milhões são pessoas físicas. Segundo a Caixa, 92% deles
poderão quitar as dívidas à vista por valores inferiores a R$ 2 mil.
Os clientes pessoas físicas,
em sua maioria, têm renda de até R$ 1,5 mil (60%), seguidos pelos que têm renda
de até R$ 3 mil (23%), até R$ 5 mil (9%) e acima de R$ 5 mil (8%).
A maior parte das dívidas é
de crédito consignado (24,7%), seguido por cartão de crédito (18,1%), cartão de
material de construção (15,2%), renegociação de dívidas (15,2%), crédito
pessoal (13,8%), rotativo (11,7%) e microcrédito (2%).
A
Caixa também oferece a renegociação para 320 mil empresas, sendo que 65% delas
têm a possibilidade de quitar a dívida à vista com valores inferiores a R$ 5
mil.
No caso das empresas, a
maior parte das dívidas é de renegociação (34,3%). Em seguida, vem capital de
giro (25,4%), rotativo (19,9%), parcelados (15,6%) e cartão de crédito (4,7%).
A campanha de regularização Você no Azul fica vigente por
90 dias em todo o país. O atendimento pode ser feito pela internet, pelo
telefone 0800 726 8068, opção 8, nas redes sociais do banco (Facebook ou Twitter) e nas
agências.
A Caixa vai oferecer ainda o
atendimento em cinco caminhões em grandes cidades, fará contato com clientes
por meio de empresas de recuperação de crédito e enviará mensagens a celulares
de clientes.
Agencia
Brasil
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