Social Icons

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Como será a eleição para a presidência da Câmara nesta sexta-feira



Resultado de imagem para rodrigo maia rj

A Câmara decide nesta sexta-feira (1º) quem comandará a Casa pelos próximos dois anos. Com seis candidatos por enquanto- na disputa pela cadeira de presidente, o pleito começará às 18h, após a posse dos novos deputados pela manhã. O favorito é Rodrigo Maia (DEM-RJ)  - foto - que tenta a reeleição. Ele conseguiu arregimentar em torno de si boa parte das siglas da Casa, incluindo o centrão, que reúne bancadas expressivas, e o PSL de Jair Bolsonaro.
Mesmo no bloco da oposição que deve ser formado, partidos, como o PC do B, não descarta voto no atual presidente da Casa.
Como é escolhido o presidente da casa:
13h30 - Prazo máximo para a formação de blocos para compor a Mesa Diretora/14h30 - Reunião de líderes sobre candidaturas e candidatos/17h - Prazo para o registro oficial de candidaturas /18h - Início da sessão de eleição da Mesa Diretora
Rito:
- A sessão é comandada pelo presidente anterior; como Rodrigo Maia (DEM-RJ) é candidato, será conduzida pelo deputado mais velho entre os com mais mandatos, neste caso Gonzaga Patriota (PSB-PE), 72;/Votação só ocorre com ao menos 257 deputados em plenário, é secreta e em urna eletrônica;/O candidato é eleito com MAIORIA ABSOLUTA, ou seja, 257 deputados; no segundo turno, ganha o que tiver mais votos, sem mínimo.
Cargos em disputa:
1ª vice-presidência
2ª vice-presidência - examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica
1ª secretaria - "prefeitura" da Câmara, dá posse à Secretaria-Geral da Mesa, e à Diretoria-Geral; é responsável por credenciamentos e superintendência de serviços administrativos
2ª secretaria - responsável pelos estágios e pela emissão de passaporte diplomático
3ª secretaria - cuida dos reembolsos de passagens aéreas, e examina os requerimentos de licenças e faltas
4ª secretaria - responsável pela distribuição dos apartamentos funcionais
Candidatos:
Rodrigo Maia (DEM-RJ)/Fábio Ramalho (MDB-MG)/JHC (PSB-AL)/Marcelo Freixo (PSOL-RJ)/Marcel van Hattem (Novo-RS)/Ricardo Barros (PP-PR).
Com informações da Folhapress.





Nenhum comentário:

Postar um comentário