Social Icons

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Gandu – Mortandade de peixes no Lago Azul, ainda está sob mistérios


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, planta, atividades ao ar livre, água e natureza
A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre, água e natureza

Desde a ultima sexta-feira (10), que o principal Cartão Postal as margens da BR 101, amanheceu infestado de peixes mortos e milhares de outros boiando em busca de oxigênio. Isto porque, ainda não se sabe quem, praticou um grande crime ambiental jogando no próprio lago ou nas imediações de suas nascentes, algum tipo de produto que está matando os peixes, que seriam consumidos por famílias carentes na Semana Santa, onde o Lago é sempre liberado para a pesca com anzol.
Ao tomar conhecimento, o prefeito Leonardo Cardoso (PP), juntamente com a equipe da secretaria do meio ambiente, se deslocaram para o local, onde com lágrima nos olhos, assistiram a triste cena.
O pior desta triste situação, é que algumas pessoas de má índole, (não estamos falando de adversários políticos), estão a se vangloriar, como se o prejudicado fosse apenas o gestor do município. Alguns chegam a ser irônicos ao citar que o equipamento que perfurou um poço artesiano dias atrás, justamente para aumentar o nível da água em um projeto de requalificação do Lago e de suas nascentes em parceria com o governo do estado, que ficou alguns anos abandonado pelo poder público, teria sido o causador do problema.
Por sua vez, o governo municipal, está tomando todas as medidas possíveis, para que o mal seja controlado e os culpados sejam responsabilizados. Para amenizar a situação, uma força tarefa com servidores da MC Ambiental se encontra diariamente na retirada dos animais mortos. 
Em sua pagina no facebook, o prefeito Léo, deixou uma nota a toda população ganduense, que transcrevemos a seguir na integra:

“Meus amigos e minhas amigas,
Não pude me pronunciar anteriormente devido ao falecimento de minha querida Vó. 

Infelizmente nesses últimos dias ocorreu uma fatalidade no nosso Cartão Postal. Devido a algum produto químico derramado no Lago os peixes estão morrendo. 

O que ocorreu na realidade foi um verdadeiro crime ambiental contra nossa cidade. 

Gostaria de esclarecer e informar à população que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas e tenham certeza que os responsáveis serão punidos. 
Estamos realizando a limpeza diária do Lago, a nossa equipe da Secretaria de Agricultura e meio Ambiente já recolheu o material químico para análise e a investigação para identificar os culpados foram intensificadas. 
É muito triste ver um trabalho de um ano inteiro de requalificação ser destruído por uma irresponsabilidade. 
Desde o início da nossa gestão trabalhamos incansavelmente para recuperar nosso Cartão Postal. 
Colocamos jardineiros e limpeza diária, todo paisagismo foi requalificado, adquirimos 3 aeradores para oxigenação da água, estamos recuperando as nascentes e recentemente perfuramos um Poço no intuito de renovar a Água do Lago. 
Mesmo com todos esses problemas, com pessoas maldosas tentando desfazer do nosso trabalho, nós vamos continuar trabalhando Firmes e Fortes, pois, nada Supera a Fé em Deus e a força do Trabalho!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário