O
ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), desembarca em Salvador na próxima
segunda-feira (31) para assinar o contrato de R$ 300 milhões destinados à
construção da segunda etapa do BRT da capital baiana. O restante dos custos, R$
112 milhões, desta fase será pago pelos cofres municipais. A obra está orçada
em R$ 412 milhões. O ato acontece às 10h no Sheraton.
A
liberação dos recursos está atrelada indiretamente às movimentações políticas
do prefeito ACM Neto (DEM) que entre uma viagem e outra a Brasília nos últimos
meses participou como protagonista das negociações que devem culminar com a
vitória do presidente Michel Temer (PMDB) na votação, em plenário no próximo
dia 2 de agosto, do processo de autorização para investigar o presidente por
corrupção passiva. Todos os prognósticos indicam que a oposição não reunirá 342
votos para dar prosseguimento à ação.
Interessante
nesta movimentação orçamentária é a inversão da lógica de liberação de
recursos. Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) o prefeito se
queixava de que havia perseguição política manifesta na retenção do dinheiro
para construção do BRT.
Na
última semana, o senador Otto Alencar (PSD) – aliado de Dilma e opositor de
Temer – atribuiu à mesma perseguição o fato de o governo federal ter barrado
empréstimo para a Bahia após o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmar
que recebeu “ordens superiores” para segurar o empréstimo.
Sobre
a obra — Em setembro do ano passado, a prefeitura assinou dois contratos de
financiamento no valor de R$ 408 milhões para implantação do sistema, dividindo
o projeto em três etapas.
A
primeira, que irá da estação do Metrô na altura da Rodoviária até a região do Parque
da Cidade, passou por um processo judicial recentemente. Lançado em março deste
ano, o edital de licitação foi suspenso por meio de uma decisão liminar do juiz
Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, a pedido
da construtora OAS.
A
segunda etapa sairá da Estação da Lapa e terminará na região do Parque da
Cidade. A expansão está prevista para ir até o Jardim dos Namorados, na Pituba.
O orçamento do trecho é de R$ 412 milhões.
Já a
terceira etapa ligará a via exclusiva de ônibus a partir do Parque da Cidade
aos bairros do Itaigara e Pituba.
Fonte:
Bocão News
Nenhum comentário:
Postar um comentário