Social Icons

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Gandu - 60º CIPM e Concelho de Segurança realizaram palestra alusiva ao "Outubro Rosa"





Foi realizada no auditório do CETEP, um evento realizado pela 60ª CIPM, que tem como Comandante o Major André Gustavo Rodrigues de Castro, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública e a Federação Estadual dos Conselhos de Segurança, representados por Gilvando Luz e Izabel Cristina, respectivamente. Fizeram parte também da mesa, os convidados: Soldado PM e enfermeiro Maurício Guimarães, Enfermeiro obstetra, Ossimar e a professora, Lúcia Azevedo.
O cerimonial ficou a cargo do competente comunicador, Artur Valadares, que abriu os trabalhos ao som do Hino Nacional e, na sequencia convidou a professora Cristina, que falou da importância de eventos desta magnitude, em defesa das mulheres. O Soldado Maurício, que proferiu uma esclarecedora palestra sobre o carcinoma, mais conhecido por “câncer de mama”, que desde o início pode ser detectado, por isso a importância do alto exame e a realização de mamografia, sobretudo, em mulheres a cima dos 35 anos. Segundo o PM e profissional da saúde, no Brasil, existem 57.960 pessoas acometidas da doença, ou seja 28% de todos que sofrem com algum tipo de câncer.
Ainda segundo o PM, mulheres que amamentam ou amamentaram tem menas chances de contrair a doença e que com uma alimentação balanceada, nutrição e exercícios físicos, o risco diminuem ainda em 28%.
Para finalizar, foi dito ainda que assim como as mulheres, ao contrário do que muitos pensam os homens também podem ter câncer de mama.
Em seguida, A professora Lúcia Azevedo, emocionou-se e emocionou a todos, relatando a sua história de vida e como conseguiu vencer o câncer. A educadora, contou que descobriu a doença no ano de 2010 e que foi a 4ª mulher da família a contrair o carcinoma, mas que por ter descobrido no início e através do tratamento adequado e principalmente pelo amor da sua família, sobretudo, do esposo e do seu filho, conseguiu vencer a doença e hoje se encontra saudável e exercendo todas as suas funções pessoais e profissionais normalmente. Segundo Pró Lucinha, o preconceito é o maior dos males quando se passa pelo processo, devido o sentimento de pena dispensado pela maioria das pessoas.
Já o Enfermeiro Ossimar, falou das causas e origem do câncer de mama, alertando o público presente, com uma palestra descontraída e prática, onde trouxe exemplos de pacientes (sem cita-los), que passou por suas mãos e como foram feitos os procedimentos.
Para finalizar o Major Rodrigues, agradeceu a todos que participaram do evento, convidando para que possamos nos unir em prol da prevenção das doenças que assolam a população mundial, lembrando que no próximo mês, será a vez dos homens, onde será realizado palestras alusivas ao “Novembro Azul”, tendo como principal tema, o câncer de próstata.

O que chamou atenção, foi a falta das presenças dos agentes públicos. Para se ter uma ideia, nenhum componente do atual governo, nem da atual formação da câmara municipal compareceram, enquanto da próxima legislatura, apenas: Bozó (PHS) e Dulce (PRTB), se fizeram presentes, o que convenhamos é inaceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário