Social Icons

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Gandu – As idas e vindas da política




Em 1996 a exatos 20 anos, acontecia um pleito eleitoral dos mais disputados de toda história política de Gandu. De um lado, a filha do honrado e saudoso deputado Osvaldo Souza, a Dra. Renilda Souza, enquanto do outro tínhamos um candidato surgido da massa popular e abraçado por parte do grupo político descendente de Eliseu Leal, que foi Antonio Carlos Farias Nunes, ou simplesmente Zebrão.
Na época, podia de tudo durante a campanha eleitoral, de showmícios até puxadas com trio elétrico. Com a força política e financeira do seu pai deputado, Renilda Souza, trazia artistas famosos no auge da carreira, a exemplo de Netinho. Para não ficar por baixo, zebrão que passou a ter o apoio de pessoas influentes da sociedade, a exemplo do conceituado empresário, Ricardo Melo, trouxe o trio espacial, uma novidade para aquela década.
Durante a disputa, parecia mais uma guerra, Zebrão com seu slogan: “O Bambu vai gemer”, enquanto Renilda Souza trazia para as Ruas, o seu “vermelho vermelhou”. Nos palanques, os discursos bastantes inflamados, havia muitas ofensas de ambos os lados, além das tristes guerras de pistolões. Zebrão candidato pelo PMDB e Renilda pelo PP, trazia para os comícios, políticos renomados e respeitados nacionalmente, a exemplo de Luis Eduardo Magalhães e Nestor Duarte. Seus respectivos vices, foram pessoas de condutas ilibadas, de Zebrão foi o Dr. Carlos Raimundo Baiardi, de Renilda, o agricultor e homem de bem, Alberto Roseira. Mas, mesmo com tantos nomes imaculáveis, a eleição foi marcada por momentos de violência.
No final, Zebrão foi o vitorioso e governou o município até o ano 2000.
Hoje no entanto, podemos ter a felicidade de ver a vida e o tempo, nos oportunizar, assistir senas como a da foto a cima. Dra. Renilda Souza, na residencia de Zebrão, degustando de um delicioso prato, preparado com muito carinho, pela sua dedicada esposa e nossa amiga, D. Cristina. E, o que é ainda mais  relevante, é saber que esta união ou reencontro, deve-se em parte, a um dos mais brilhantes profissionais da advocacia baiana, o honrado advogado, Dr. Humberto Brito Almeida, que foi procurador jurídico durante o governo Zebrão e que hoje advoga para Renilda.

Que sirva de lição para esta geração de políticos, que em sua maioria, tenta execrar os seus adversários como se fossem verdadeiros inimigos.
Zebrão e Renilda, estão tendo a oportunidade de rever os seus conceitos, respeitar as diversidades um do outro, enquanto nós que hora militamos na política, não sabemos o que poderá nos acontecer no amanhã que nos espera. Por tanto, saibamos conviver durante esta campanha em uma disputa de ideias e não de pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário