Social Icons

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Palestra discute relação entre cristianismo, cultura e política




O cristianismo e sua relação com a cultura e com a política será tema de evento que discutirá de que forma a matriz religiosa que sustenta a nossa civilização vem sendo tratada nos tempos atuais. Os valores cristãos são tomados nos meios acadêmicos e por boa parte dos membros da imprensa e da cultura como algo ultrapassado, ligado ao que é retrógrado e contrário ao progresso da sociedade. É justamente um contraponto a esta visão que o empresário e economista Alexandre Aleluia Costa, o historiador Aurélio Schommer e o cientista social Marcelo Couto Dias farão na palestra que será realizada no próximo sábado (23), às 9h, no Hotel Real Classic, no Jardim dos Namorados.
"O cristianismo é a base de nossa cultura, da fé e da confiança que permitiram às sociedades prosperar. Essa base é comum a cristãos e não cristãos. Compreendê-la, compreender sua importância, é a chave para entendermos como as relações de reciprocidade ocorrem em nossa sociedade e quais caminhos podemos percorrer", defende o historiador Aurélio Schommer, autor do livro "O evangelho segundo a filosofia".
Já o sociólogo Marcelo Couto Dias, coautor do livro "Família no debate cultural e político contemporâneo" e professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal), ressalta que "discutir a relação entre cristianismo, cultura e política é uma oportunidade para enfrentar uma série de preconceitos e equívocos muito comuns nos discursos da classe falante brasileira".
Para Couto Dias, um exemplo recorrente é o uso da laicidade do Estado para impor uma certa agenda em temas como vida, família e educação. "Além disso, é curioso notar que, num país com mais de 80% de cristãos, pouco ou nada se discute a respeito da visão cristã de governo, do pensamento social cristão e da relação entre religião e cultura", aponta.
O organizador do evento e pré-candidato a vereador em Salvador, Alexandre Aleluia Costa, entende que a esquerda revolucionária tem plena consciência de que a cultura ocidental é cristã e, por isso, tem no cristianismo o seu grande inimigo. Por isso que toda ação revolucionária da esquerda foca na destruição de todos os valores cristãos. Sem esse processo de aniquilação, não há como a esquerda promover sua tão sonhada revolução, defende Aleluia.

 SERVIÇO:
O que: Palestra "Cristianismo, Cultura e Política"
Quando: Sábado (23/07), às 9h.
Onde: Hotel Real Classic, Rua Fernando Menezes de Góes (Jardim dos Namorados, Pituba).
Palestrantes: Alexandre Aleluia Costa, Marcelo Couto Dias e Aurélio Schommer

Davi Lemos – DRT - 5277


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário