Social Icons

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Leitura de parecer sobre Cunha será na próxima quarta-feira




A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara marcou para a próxima quarta-feira (6) sessão para a leitura do relatório do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-SP) sobre o recurso do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra o parecer do Conselho de Ética que pede a sua cassação. A reunião está prevista para as 10h.
A expectativa é de que Fonseca entregue o seu relatório até a próxima segunda (4) à noite. Pelo regimento, o prazo terminaria nesta semana, mas, por conta do tempo exíguo, ficou acordado com o presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), que esse prazo seria estendido.
Apesar da entrega na segunda, a CCJ não pode se reunir na terça pela manhã porque é preciso haver no mínimo 24 horas de antecedência para a convocação. Como Fonseca pode entregar o documento até o início da noite de segunda, não haveria tempo hábil para convocar a reunião. Diante disso, Serraglio preferiu já deixar agendada a sessão para quarta-feira.
A previsão é de que, após a leitura, seja concedido pedido de vista (prazo extra de duas sessões) para os deputados analisarem o parecer com calma. A discussão e votação do parecer, portanto, deverão ficar apenas para a terça-feira da semana seguinte, dia 12.
Questionamentos – No recurso, Cunha questiona diversos pontos que considera terem sido erros de procedimento na tramitação do processo no Conselho de Ética. A CCJ não poderá se manifestar sobre o mérito do que foi decidido no colegiado, mas apenas sobre o rito. Na prática, porém, se a comissão entender que houve algum problema, o processo terá que ser reaberto no conselho.


Noticias do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário