Social Icons

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Evite sete erros ao tomar suplementos alimentares



A ANVISA proibiu o comércio do Oxielite Pro, mas outros suplementos podem ser usados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu essa semana a distribuição, o comércio e o uso do suplemento alimentar Oxielite Pro em todo o país. De acordo com o órgão, o produto possui na composição uma substância chamada dimethylamylamine (DMAA), um estimulante que aumenta o rendimento atlético e foi recentemente incluído pela ANVISA na lista de substâncias proibidas no Brasil. Essa medida impede a importação de suplementos alimentares que contenham essa substância, mesmo para consumo pessoal. Além do Oxielite Pro, o DMAA é encontrado na composição de suplementos alimentares como Jack3D e Lipo6 Black.
Apesar de serem cada vez mais indicados pelos médicos e nutricionistas, os suplementos alimentares ainda são mal vistos por muitas pessoas. "Essa falta de informação pode prejudicar a saúde de quem realmente precisa desse novo componente na dieta", explica o nutrólogo Wilson Rondó, do Minha Vida. Segundo dados de pesquisas feitas pelo IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia. Por esse motivo, suplementos alimentares fazem parte da nova pirâmide alimentar chamada Healthy Eating Pyramid, desenvolvida recentemente por cientistas da Universidade de Harvard (EUA). Mas, na hora de incluir os suplementos na dieta, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas, como evitar estes sete erros:
"Os suplementos são importantes, pois evitam a deficiência e o excesso de nutrientes. Mas é sempre bom lembrar que a quantidade e a variedade de suplementos alimentares devem ser indicadas por um profissional e somente em casos específicos", explica o nutrólogo Máximo Asinelli, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
Não há estudos conclusivos sobre os efeitos colaterais de suplementação alimentar, mas há indícios de pessoas que fazem uso excessivo e que podem apresentar náuseas, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Por isso, é importante que o consumo de suplementos seja feito sob a orientação de especialistas em esporte e nutrição.



Por minha vida & saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário