Estudos
elaborados pela Tendências Consultoria a pedido da Associação Brasileira do
Setor de Bicicletas (Aliança Bike) mostraram que o imposto que incide sobre as
bicicletas no país é de 40,5% em média, contra 32% dos tributos no preço final
dos carros, de acordo com levantamento da Consultoria IHS Automotive no Brasil.
Reportagem do jornal O Globo mostra que a falta de incentivo fica claro na
comparação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI): a alíquota do
tributo federal é de 3,5% para carros populares, contra 10% para as bicicletas
produzidas fora da Zona Franca de Manaus. Com isso, o Brasil tem umas das
bicicletas mais caras do mundo. Uma "magrela" comum, aro 26 e 21
marchas, vendida em média a R$ 400 no Brasil, é cerca de 54% mais cara que uma
similar nos Estados Unidos, onde sai por R$ 259, segundo pesquisas em sites de
compras. A bicicleta dobrável, ideal para uso de forma integrada ao transporte
público, custa R$ 640 no Brasil, contra R$ 477 na Alemanha. “Com todos os
benefícios da bicicleta me parece descabido este elevado grau de impostos. A
população tem se conscientizado, algumas cidades estão criando infraestrutura
de ciclovias e ciclofaixas, mas falta, ainda, a questão tributária”, criticou o
presidente da Aliança Bike, Marcelo Maciel, entidade que reúne 53 empresas
do setor. Segundo a pesquisa, em média, uma bicicleta que sai de uma fábrica
brasileira tem seu preço elevado em 68,2% devido aos impostos, levando em conta
o mix de produção do Brasil, uma vez que a produção de Manaus, 21% do total,
tem menos impostos. Levando em conta apenas o preço de uma bicicleta fabricada
no resto do país, os tributos elevam em 80,3% seu preço, ou seja, nestes casos,
uma parcela de 44,5% do preço final das bikes é tributos. Para o consultor da
Associação de Ciclistas Urbanos da Cidade de São Paulo
(Ciclocidade), Daniel Guth, a tributação e seu impacto nos preços é
fundamental para estimular o uso das bicicletas que trazem vantagens
ambientais, na saúde da população e desafoga o trânsito. Segundo o
especialista, do total de bicicletas vendidas no Brasil, 50% são destinadas ao transporte.
Fonte: Bahia
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