Três em cada dez
brasileiros têm como principal sonho de consumo comprar uma casa ou mobiliar e
reformar o imóvel próprio, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira
(22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para traçar o perfil
comportamental e hábitos do consumidor. Além da questão patrimonial, o estudo
constata que muitos clientes são movidos por impulsos e não têm maiores
cuidados em relação à só gastar dentro dos limites do próprio orçamento. Caso,
por exemplo, dos 47% de entrevistados que admitiram ter comprado, por impulso,
algum produto que sequer chegaram a usar. Segundo a Agência Brasil, a questão
orçamentária não inibe também os 62% que, antes mesmo de receber o salário, já
pensam nas compras supérfluas que farão no mês seguinte, nem os 59% que se
presenteiam apenas porque “eu mereço”. O mesmo porcentual dos que admitem ter
ficado “no vermelho” porque comprou algum bem sem necessidade imediata. Tem,
ainda, os que são movidos pela aparência. Caso dos 33% que confessaram ter dado
presentes acima de suas posses para impressionar; dos 43% que quando compram um
produto recém-lançado, fazem questão de exibir a novidade; ou dos 21% que, em
companhia de amigos ou parentes em compras, extrapolam as próprias finanças
apenas para “não fazer feio”.
Fonte: Economia & Negocio
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