segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Marcelo Madureira é expulso de manifestação após crítica a Bolsonaro

O humorista Marcelo Madureira foi expulso de um carro de
som após fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Madureira
falava durante protesto contra o projeto que endurece punições para
situações de abuso de autoridade, realizado neste domingo (25), em Copacabana,
zona sul do Rio de Janeiro. Ele reclamou de um suposto
acordo com o ministro do STF Gilmar Mendes para paralisar a Lava
Jato. "Não tenho medo de vaias. Votei no Bolsonaro e vou
criticar todas as vezes que for necessário", disse ele, em discurso.
"Como justificar uma aliança do Jair Bolsonaro com o Gilmar Mendes para
acabar com a Operação Lava Jato? É isso que está acontecendo."
O
discurso foi interrompido aos gritos de "fora" e "desce
daí". O humorista foi escoltado pela Polícia Militar até entrar em um
táxi.
Numa rede social, Madureira disse que "voto não é
cheque em branco" e criticou outras medidas de Bolsonaro, como a
interferência na Polícia Federal e o discurso sobre a área ambiental. "Uma
meia dúzia de pessoas que não sabem o que é democracia acham que me intimidam.
Eu Rio disso", afirmou.
Ao menos 19 estados e o Distrito Federal realizaram
neste domingo manifestações contra o projeto de lei contra abuso de
autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção do
presidente Bolsonaro.Foram registrados atos em todas as regiões do país.
No Sudeste, ocorreram em São Paulo, Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. No Sul,
houve manifestações no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina,
enquanto no Centro-Oeste os atos foram realizados em Goiás e no Distrito
Federal.
Já no Nordeste, houve manifestações em Pernambuco,
Paraíba, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe e
Alagoas. No Norte, Pará, Amazonas e Tocantins sediaram protestos. Em São
Paulo, o ato na avenida Paulista, no centro da cidade, contou com um boneco
gigante do ex-juiz Sergio Moro (atual ministro da Justiça) com a frase
"Mexeu com o Moro, mexeu com o povo brasileiro".No último dia 14, a
Câmara aprovou projeto que torna mais rígidas as punições para agentes públicos,
como juízes e promotores, que cometam abuso de autoridade.
A proposta é alvo de polêmicas. De um lado, procuradores,
juízes e policiais afirmam que pode abrir margem para punir quem combate o
crime organizado e a corrupção. De outro, advogados e entidades de defesa dos
direitos humanos argumentam que o projeto evita abusos e não pune quem age
corretamente.
Famosidades
Árbitro relata homofobia em jogo e Vasco pode perder pontos

O árbitro
Anderson Daronco relatou neste domingo na súmula da partida entre Vasco e São
Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, a ocorrência de um ato
homofóbico praticado pela torcida do time carioca. No segundo tempo, parte do
público presente entoou o canto "time de v...", atitude que pode
render punições, como a perda dos pontos conquistados dentro de campo.
A súmula,
publicada no site da CBF, consta que o árbitro inclusive paralisou a partida
para interromper o canto homofóbico. "Aos 19 minutos do segundo tempo, a
partida foi paralisada para informar ao delegado do jogo e aos capitães de
ambas as equipes a necessidade de não acontecer novamente e para informar no
sistema de som do estádio o pedido para que os torcedores não gritassem mais
palavras homofóbicas", diz o texto.
Daronco
conversou primeiramente com o técnico do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, que
prontamente se virou para as arquibancadas e pediu para os torcedores pararem
com as manifestações. Dentro de campo, a equipe carioca venceu por 2 a 0, com
gols no segundo tempo marcados por Talles Magno e Fellipe Bastos e se afastou
das últimas posições na tabela. A ocorrência de atos homofóbicos pode punir os
clubes a partir desta rodada. Na segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça
Desportiva (STJD) recomendou que as atitudes preconceituosas passassem a ser
relatadas. Os casos podem render a perda de três pontos, pois devem ser
enquadrados no artigo 243-G do Código Disciplinar (praticar ato
discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão
de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora
de deficiência).
Na última
semana, o Estado procurou os 20 clubes da Série A. A maioria deles manifestou
ser contra receber punição por atitudes da torcida e prometeu realizar
campanhas de conscientização para não correr o risco de possíveis penalidades.
Em nenhuma outra partida da rodada foi registrada até agora um outro incidente
do mesmo tipo.
Caderno de
Esportes
Brasil aceita ajuda de Israel para apagar incêndios

O presidente
Jair Bolsonaro acertou neste domingo (25) com o primeiro-ministro de Israel,
Benjamin Netanyahu, o envio de um avião israelense para ajudar as autoridades
brasileiras no combate aos incêndios que se espalham pela região amazônica. A
informação foi publicada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em
sua conta pessoal no microblog Twitter.
O
deputado, que tenta angariar apoio no Senado Federal para garantir sua
indicação para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, esteve ontem no
Palácio da Alvorada, onde se reuniu com o pai e com o ministro das Relações
Exteriores, Ernesto Araújo.
"Em telefonema hoje entre o PR @jairbolsonaro e PM
@netanyahu o Brasil aceitou a ajuda oferecida por Israel de avião munido de
equipamentos para apagar incêndios, que somará esforços na missão das Forças
Armadas na Amazônia", escreveu Eduardo Bolsonaro no Twitter.
"Ato contínuo Bolsonaro conversou com MD (Ministro
da Defesa) Gen. Fernando Azevedo informando que o avião pousará em local
definido pelas Forças Armadas do Brasil", complementou o parlamentar.
Esta
não é a primeira vez que Israel oferece ajuda ao governo de Jair Bolsonaro. Em
janeiro, um grupo de 136 militares de Israel especializados em resgate
desembarcou em Minas Gerais para ajudar na busca por vítimas da tragédia com o
rompimento de uma barragem em Brumadinho.
Na época, após sobrevoar a área da tragédia em Minas,
Bolsonaro anunciou a parceria com Israel para localização das vítimas. A
operação foi coordenada por Bolsonaro e Netanyahu com apoio de Yossi Shelley,
embaixador de Israel no Brasil.
Correio
Brasiliense
Brasil - Protestos defendem Moro e atacam projeto contra abuso de autoridade

Ao menos 12
estados e o Distrito Federal realizaram neste domingo (25) manifestações contra
o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e
aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Foram
registrados atos em todas as regiões do país. No Sudeste, ocorreram em São
Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No Sul, houve
manifestação em Curitiba (PR), enquanto no Centro-Oeste os atos foram
realizados em Goiás e no Distrito Federal.
Já
no Nordeste, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas
registraram manifestações, enquanto no Norte do país Belém (PA) sediou
protestos. As manifestações foram convocadas por grupos como o Vem pra Rua, que
pedem que o presidente vete o projeto sobre abuso de autoridade, mas não só
isso. Os atos também pedem a indicação do procurador Deltan Dallagnol,
coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, à PGR (Procuradoria-Geral
da República), o impeachment do ministro Dias Toffoli, presidente do STF
(Supremo Tribunal Federal), a manutenção da prisão do ex-presidente Luiz Inácio
Lula da Silva e declaram apoio ao ministro Sergio Moro (Justiça) e ao governo
Bolsonaro.
Em
São Paulo, o ato na avenida Paulista contou com um boneco gigante do ex-juiz
com a frase "Mexeu com o Moro, mexeu com o povo brasileiro".
No último dia 14, a Câmara dos Deputados aprovou projeto
que endurece punições por abuso de autoridade de agentes públicos, entre eles
juízes e promotores.Para Dallagnol, o combate à corrupção no país está sob
ataque por parte dos três poderes da República.Em entrevista à Gazeta do Povo
na última quinta (20), ele disse que a Lava Jato e todos os mecanismos
anticorrupção do Brasil estão ameaçados por ações do Congresso, do STF e
do governo Bolsonaro. "A gente vê um movimento amplo [de enfraquecimento
do combate à corrupção]. Não é um movimento restrito, não é uma pessoa ou duas.
A gente vê um movimento que engloba o Legislativo, o Executivo e o
Judiciário", disse.O projeto aprovado, que só depende da sanção de
Bolsonaro -já passou pelo Senad-, determina a configuração de crime de abuso de
autoridade de quem obtiver prova por meio ilícito ou pedir investigação contra
alguém sem indícios de crime, entre outras.Já no Rio, a orla da praia de
Copacabana foi o palco da manifestação, enquanto em Belo Horizonte a praça da
Liberdade, tradicional ponto de atos, abrigou o protesto deste domingo. Em
Vitória, a manifestação ocorre nesta tarde, na praia de Camburi.No Nordeste, o
ato em Salvador ocorreu no Farol da Barra, de manhã, com caminhada até o Morro
do Cristo. Em Maceió, também durante a manhã, aconteceu na praça Vera Arruda.Já
em São Luís, a rua em frente à sede da PF (Polícia Federal) reuniu os
manifestantes por cerca de duas horas. Recife teve a avenida Boa Viagem como
cenário do ato e, em Natal, a manifestação aconteceu no bairro Tirol.Em
Brasília, o palco foi o gramado em frente ao Congresso. Também no Centro-Oeste,
a manifestação em Goiânia acontece na tarde deste domingo, com caminhada a partir
da sede da PF.Em Curitiba, capital da Lava Jato, a concentração ocorreu na Boca
Maldita e, em Belém, uma caminhada iniciada na avenida Presidente Vargas marcou
o protesto.
Bastidores
do Poder
Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical
A
Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população
brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má
postura ao manusear os smartphones. O número já é mais do que a média mundial
que é de 35%. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os celulares
ativos já somam 230 milhões no Brasil, um crescimento de 10 milhões em
comparação com 2018 .O Brasil tem mais dispositivos digitais do que
brasileiros, uma média de dois smartphones, notebooks, computadores ou tablets
por habitante.
Por
isso, profissionais da saúde estão alertando os usuários com relação à postura
ao utilizar os aparelhos. Se não for corrigida, pode gerar dor crônica e lesões
que podem até precisar de cirurgia. A ortopedista do Grupo Notedrame
Intermédica, Liége Mentz-Rosano, explicou que o uso do celular faz com que a
pessoa fique em uma posição viciosa, levando o pescoço a fazer uma flexão, que
eleva o peso carregado pela região.
“Quando
ficamos em uma posição neutra de zero graus, é exercida uma força de cinco
quilos. À medida em que vamos dobrando o pescoço e fazendo uma curva, o ângulo
aumenta e a pressão exercida ao chegar em 30 graus será de 18 quilos. Aos 60
graus, chega em 30 quilos”, destacou.
Segundo Liège, isso leva à
sobrecarga nos discos, que são como borrachinhas entre cada vértebra, que
servem como amortecedores para evitar lesões quando são feitos movimento de
impacto, além de serem fundamentais para a mobilidade.
“Essas lesões causadas pelo
uso excessivo do celular podem levar à degeneração do disco, que vai formando
uma barriga, que nada mais é do que a hérnia de disco. Essas hérnias podem
resultar na compressão dos nervos, ocasionando perda de força, formigamento
braços, artrose precoce nas pessoas mais jovens, degeneração não só no disco,
mas na parte óssea”, disse Liége.
A médica explicou ainda que
muitas vezes as lesões da cervical podem levar o indivíduo a sentir dores
fortes de cabeça, sem associar os fatos. “Muitas vezes as pessoas têm dor de
cabeça e não sabem que é do pescoço. Temos inclusive, visto um aumento grande na
incidência de pessoas mais jovens, adolescentes, jovens adultos e até crianças
que relatam dor no pescoço e dores de cabeça por conta da lesão.”
Liége
reforçou que a prevenção é a melhor forma para evitar esses problemas. Além de
manter a postura correta ao manusear o celular, levando-o a uma posição neutra
em que se consiga olhar discretamente para baixo, utilizar apoios, ou
transferir os aplicativos possíveis para o computador, é preciso fazer
exercícios de fortalecimento e alongamento de uma a mais vezes por dia. “Quando
fortalecemos a musculatura anterior e posterior, fortalecemos as estruturas do
pescoço. Isso protege e ajuda na correção postural.”
De acordo com o responsável
técnico de hospital Anderson Benine Belezia, há diferentes métodos de imagem para
avaliar a coluna cervical. O primeiro é uma radiografia simples da região,
exame simples pelo qual é possível avaliar as estruturas ósseas e ver sinais
que podem sugerir problemas no disco intervertebral. O segundo é uma tomografia
computadorizada, que tem a maior capacidade de avaliação das estruturas ósseas.
Já o terceiro, a ressonância magnética é o que tem melhor capacidade de
avaliação de danos nos discos interverterias (hérnias principalmente), podendo
avaliar eventuais compressões nervosas e da medula com maior precisão que
outros métodos.
“Nos três exames, o médico
radiologista avalia as alterações presentes ou não, correlacionando com os
dados clínicos informados pelo médico solicitante ou pelo próprio paciente, e
fornece uma descrição detalhada dos achados de imagem que poderão nortear o
tratamento e manejo clínico ou cirúrgico do paciente”, explicou Belezia.
A
nutricionista Jessica Ramos contou que tem o hábito de utilizar o celular de
12 a 15 horas por dia. Foi depois de concluir seu mestrado – momento em
que teve mais tempo para ficar no celular – que começou a sentir mais dores no
pescoço, irradiando para o ombro e braço. “Até meus dedos doem ao digitar. Eu
acredito que esteja associado ao uso excessivo do celular. A médica me pediu
para fazer alguns exames e me passou medicações leves. Agora estou tomando mais
cuidado com a postura, tentando usar o fone de ouvido nas ligações e quando
mando mensagem colocar a postura mais ereta possível”, disse.
Agencia Brasil
Caixa começa a pagar PIS para cotistas a partir de 60 anos

Quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa
privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e tem pelo menos 60 anos começa a
receber hoje (26) as cotas do
Programa de Integração Social (PIS). Os interessados devem procurar a Caixa
Econômica Federal para fazer o saque.
O
saque de até R$ 3 mil poderá ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa
Aqui e nos terminais de autoatendimento, utilizando o cartão Cidadão, com
senha. Outra opção é nas agências da Caixa. Acima de R$ 3 mil, somente nas
agências da Caixa. Para saber se tem direito às cotas do fundo, o correntista
deve consultar o endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.
Segundo
a Caixa, 10,4 milhões de trabalhadores terão direito ao saque das cotas do PIS.
O pagamento deve injetar até R$ 18,3 bilhões na economia brasileira. No dia 19,
o banco fez o crédito automático para quem tem conta corrente ou poupança na
instituição. Em 2 de setembro, será a vez de os
cotistas com até 59 anos começarem a sacar.
Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019,
os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem
limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final
para a retirada do dinheiro.
O
PIS atende aos trabalhadores da iniciativa privada. A MP facilita o saque por
herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos
recursos. Eles terão apenas de apresentar
declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros
herdeiros conhecidos.
As
cotas do Pasep, que atende a servidores públicos, militares e trabalhadores de
empresas estatais, podem ser sacadas desde a semana passada. Responsável pelo
fundo, o Banco do Brasil (BB) informa que estão disponíveis para saque R$ 4,5
bilhões pertencentes a 1,522 milhão de cotistas.
Cerca
de 30 mil correntistas do BB participantes receberam automaticamente o dinheiro
no dia 19. Os cotistas clientes de outras instituições financeiras, com saldo
até R$ 5 mil, podem transferir o saldo da cota por meio de Transferência
Eletrônica de Documento (TED), sem nenhum custo, desde a última terça-feira
(20). Os demais cotistas, assim como herdeiros e portadores de procuração
legal, podem realizar os saques diretamente nas agências do BB, desde a última quinta-feira
(22).
A
opção de transferência oferecida pelo BB pode ser feita tanto pela internet, no
endereço eletrônico www.bb.com.br/pasep,
quanto pelos terminais de autoatendimento. O cotista ainda pode obter
informações por meio da Central de Atendimento BB, pelos telefones 4004-0001
(capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-729-0001 (demais
localidades).
Agencia Brasil
sábado, 24 de agosto de 2019
Reflexão – Qual o tamanho de Deus na sua vida?

Um garoto
perguntou ao pai:
Qual o
tamanho de Deus?
Então ao
olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:
Que tamanho
tem aquele avião?
O menino
disse: Pequeno, quase não dá para ver.
Então o pai
o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: E agora, qual
o tamanho desse?
O menino
respondeu: Nossa pai, esse é enorme!
O pai então
disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele.
Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!
Enviada pelo
leitor e amigo, Evandro Sales – Ubaitaba Bahia
Domingo 25 de agosto, Dia do Soldado

No dia 25 de agosto
comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário
de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do
exército brasileiro.
Soldados
são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no
Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como
o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Nascido
em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias
teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade,
como cadete de primeira classe.
Aos
trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde
aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões
em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos.
Atuava
junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes
consecutivas.
A vitória conquistada de
maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde
conquistou o título de Duque.
Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.
Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.
Os
soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as
ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também
fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.
As especializações ou
áreas de trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia,
cavalaria, engenharia, logística e serviços, e étnicos.
Porém,
seus salários são muito baixos, fazendo com que muitos não tenham condições
dignas de viver e sustentar suas famílias. Constantemente vemos nos noticiários
da televisão casos de policiais envolvidos em atos corruptos, agindo sem ética,
voltando-se para interesses próprios, como o ganho de dinheiro ilícito.
Esse
é um problema sério que a segurança pública do Brasil enfrenta, pois os
governantes não investem na carreira dos mesmos, não melhoram a política
salarial da classe, faltando-lhes grandes recursos (as facilidades que os
soldados encontram para aumentarem suas rendas são muitas).
Os
soldados da polícia rodoviária estão acostumados a ouvirem sugestões de
propina, pois muitos motoristas imprudentes oferecem dinheiro para não serem
multados. Alguns se negam a aceitar, preferindo manter a ética profissional,
enquanto outros, por dificuldades financeiras, se corrompem.
Se
a política salarial da ordem dos soldados fosse levada a sério, com ganhos
melhores e mais justos, isso não aconteceria e o Brasil seria um país melhor.
Seria
justo que os responsáveis pela segurança nacional tivessem a força de seu
trabalho mais estimada, reconhecida e valorizada pelas entidades públicas.
Fonte: Mundo da
Educação
Salvador - São João do Cabrito ganha praça com parque e equipamentos de ginástica


“A nossa
gestão já revitalizou e construiu mais de 400 espaços de convivência em toda a
cidade, priorizando sempre as áreas carentes, que, muitas vezes, não têm um
equipamento público adequado para a população se divertir e se confraternizar”,
afirmou o vice-prefeito Bruno Reis. Ao lado dos vereadores Paulo Magalhães
Júnior e Sérgio Nogueira, ele inaugurou a Praça Nova Primavera, em São João do
Cabrito, na noite de sexta-feira (23).
A
Prefeitura, segundo Bruno Reis, destinou cerca de R$ 70 mil para revitalizar o
espaço de lazer, que ganhou parque infantil, brinquedos e equipamentos de
ginástica, para estimular a prática de exercícios físicos entre os moradores de
São João do Cabrito. “A alegria estampada no rosto das crianças reflete o
quanto a praça é importante para a população do bairro”, assinalou o vice-prefeito,
acompanhado de diversos líderes comunitários, como o ex-vereador Jota Carlos
Filho.
O
equipamento de convivência inaugurado no bairro do Subúrbio Ferroviário tem 428
metros quadrados de área construída e recebeu paisagismo, pavimentação e
melhorias na iluminação. O espaço público de lazer é acessível a pessoas com
deficiência e foi reformado com materiais produzidos na fábrica da Companhia de
Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
Informe Baiano
Assinar:
Postagens (Atom)
