Social Icons

sábado, 20 de outubro de 2018

Outubro Rosa – Por Naldo Silva





Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso queremos fazer um alerta a você mulher, não deixe para se cuidar apenas no outubro rosa, mantenha sempre os cuidados, não espere apenas a chegada de um mês dedicado ao tratamento.

Como homem, quero poder, junto a milhões fazer esse alerta especial para que você possa  cuidar da sua saúde rotineiramente.

#juntoscontraocancerdemama

Forte abraço.

(Foto: Diogo designer gráfico)


Nenhum comentário:

Postar um comentário