Social Icons

sábado, 30 de janeiro de 2016

Mensagem de Reflexão





Não consulte seus medos, mas suas esperanças e sonhos. Não pense sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não desenvolvido. Não se preocupe com os fracassos, acredite naquilo que você ainda realizará.
O tempo é como um rio… Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou nunca passará novamente. Aproveite cada minuto da sua vida e lembre-se: nunca busque boas aparências porque não existem… Não procure pessoas perfeitas porque não existem… Mas busque acima de tudo um alguém que saiba o seu verdadeiro valor!



Papa João XXIII

Contos & Causos - Indo para a pescaria...





Us dois minero si incontra nu ponto di ônibus im Cocalinho pruma pescaria.
- Intão cumpade, tá animado? pergunta o primero.
- Eu tô, home!
- Ô cumpade, pro mode quê cê tá levano esses dois embornal?
- É que tô levano uma pingazinha, cumpade.
- Pinga, cumpade? Nóis num tinha acertado qui num ia bebê mais?!
- Cumpade, é qui pode aparece uma cobra e pica a genti. Aí nóis disinfeta cum a pinga e toma uns goli qui é pra mode num sinti a dô.
- É... e na otra sacola, o que qui cê tá levano?
- É a cobra, cumpadi. Podi num tê lá...



Enviado pelo leitor, Onofre Fernandes (Itagi Bahia)

Conheça nosso time!!




Cláudio Maciel é vice-presidente do PHS 31 Nacional. Mineiro de Belo Horizonte, o solidarista é pedagogo. Maciel já dirigiu o partido em Minas e está no PHS desde sua fundação, participou das reuniões e atividades durante a criação do partido.

Faça a sua parte!





Salvador - Neto entrega nova orla do Rio Vermelho requalificada




Considerado o berço da boemia em Salvador, o bairro do Rio Vermelho ganhou uma nova orla após a requalificação iniciada pela Prefeitura há sete meses. Hoje, o bairro está mais preparado tanto para receber moradores quanto visitantes, com infraestrutura mais moderna, segura e bela, levando em conta uma proposta de urbanismo que ressalta as características locais, ordenamento, novas áreas de lazer e paisagismo, equipamentos esportivos e ciclovia e monumentos reformados. A requalificação da orla do Rio Vermelho compreendeu o trecho entre a Paciência e o Largo da Mariquita, abrangendo ainda o Largo de Santana e a Rua João Gomes, num investimento de R$54 milhões. A festa de inauguração começou na Paciência, de onde o prefeito ACM Neto, acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, de secretários, dirigentes de órgãos, parlamentares, familiares e moradores do Rio Vermelho, caminhou até o Largo da Mariquita, palco dos shows que já começaram em homenagem ao bairro. A parte musical tem como estrelas as cantoras Márcia Castro, Amanda Santiago e Mametto. “Agradeço a todos que confiaram em mim, que dei a palavra de que essa obra seria feita. Restago hoje mais um compromisso. É assim que faço política. Tivemos coragem de fazer essa obra que muito mais do que sua beleza fala com sentimento.
A gente sente que aqui está a alma de quem vive e constrói o dia a dia do Rio Vermelho”, discursou o prefeito. “Compromisso, coragem e amor são as palavras que traduzem este momento”, acrescentou, em discurso feito na Mariquita. O prefeito criticou aqueles que se colocaram contra as obras, cujo projeto foi elaborado com a colaboração e participação ativa de moradores, comerciantes e entidades que representam o Rio Vermelho. Algumas das mudanças acatadas, inclusive, foram feitas durante as intervenções, mesmo com o projeto já definido, após diálogo com uma comissão formada por moradores e comerciantes do bairro. “Tem gente que nasceu para ser do contra. Pois aqui aplicamos bem cada centavo do dinheiro público e mostramos, mais uma vez, que Salvador anda com as próprias pernas”, afirmou ACM Neto.


Política Livre


Exonerados, Josias Gomes e Pelegrino retornam à Câmara Federal





O Diário Oficial do Estado da Bahia deste sábado (4) traz uma série de exonerações e nomeações no Governo do Estado. No primeiro escalão saem Josias Gomes da Silva, que ocupou o cargo de secretário de Relações Institucionais, e também Nelson Vicente Portela Pellegrino, até então secretário de Turismo. Ambos retornam à Câmara Federal. O governador Rui Costa não explicou o que motivou as exonerações e também não nomeou os novos membros de sua equipe. Essa decisão deixa Davidson Magalhães (PCdoB/BA) e Ferndo Torres (PSD/BA) mais uma vez na suplência após seis meses no Congresso Nacional. Confira as outras publicações.
exonerar, a pedido, o Senhor JOSIAS GOMES DA SILVA do cargo de Secretário de Relações Institucionais.
exonerar, a pedido, o Senhor NELSON VICENTE PORTELA PELLEGRINO do cargo de Secretário de Turismo.
exonerar SUELY LACERDA SANTOS GONÇALVES do cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, do Núcleo Regional de Educação de Valença – NRE 06, da Secretaria da Educação.
nomear PATRÍCIA MARIA PAULA SANTOS D’ÁVILA PIRES para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2D, do Núcleo Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus – NRE 21, da Secretaria da Educação.
nomear ANA MARIA PEREIRA CASTELO para o cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, da Coordenação de Organização e Atendimento Regional, do Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana – NRE 19, da Secretaria da Educação.
nomear FRANCISCO CRUZ DO NASCIMENTO para o cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, do Núcleo Regional de Educação de Valença – NRE 06, da Secretaria da Educação.
nomear CAMILA BRANDÃO SANTOS SILVA para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação.
considerar exonerado, a pedido, com efeito a partir de 01.07.2015, RANULFO SOUZA SILVA do cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, da Diretoria Geral, da Secretaria da Fazenda.
exonerar, a pedido, IZABEL CRISTINA MOURA FREIRE PONDÉ do cargo de Assessor Técnico, símbolo DAS-3, do Gabinete do Secretário, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
nomear RENATA CERQUEIRA DIAS para o cargo de Assessor Técnico, símbolo DAS-3, do Gabinete do Secretário, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.



Política Livre

Demissão expõe racha interno no PCdoB





O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe na edição de ontem a exoneração de Marcelo Brito da Silva do cargo de coordenador da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a nomeação de Ângela Mascarenhas Santos para a função. A mudança seria só mais uma em meio às diversas publicações do diário, mas o ato promovido pelo secretário Álvaro Gomes, ex-deputado estadual pelo PCdoB, gerou um mal-estar no partido que havia indicado o coordenador conhecido no meio político como Marcelo Gavião.
Marcelo Gavião ocupava a coordenação geral do Serviço de Intermediação de Mão de Obra na Bahia (SineBahia) e sua exoneração foi vista dentro do PCdoB como um ato de vingança. Uma fonte ligada ao partido afirmou à Tribuna que o secretário sempre teve resistência ao nome de Marcelo nos quadros administrativos da Setre e a aversão ao jovem se dá por alguns motivos que antecedem a chegada de ambos à secretaria estadual. Álvaro Gomes, segundo comunistas, nunca digeriu a derrota sofrida em 2014 na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e atribui parte do insucesso nas urnas a Marcelo e ao pai, Antônio Gavião, que preside o PCdoB em Simões Filho, local onde o secretário tinha uma razoável margem de votos.


Tribuna da Bahia.


Clube de Miami confirma retorno de Adriano Imperador ao futebol como jogador e sócio





Adriano Imperador está de volta ao futebol. O atacante aceitou nesta sexta-feira (29) comprar 40% do Miami United, dos Estados Unidos. Com dois anos de contrato, o atacante deve assinar com o clube na próxima semana. Quem confirma o acordo é o gerente de futebol do time, Henrique Souza. O dirigente foi o responsável por conduzir as negociações com o jogador, que está parado desde início de 2014.
"Está confirmado. Ele me ligou hoje de manhã e deu a palavra dele. Todo mundo fez proposta, mas ele não aceitou nenhuma. Falo com ele há dois anos. Fiz um projeto pós-carreira para ele. É um jogador com nome e que quer a volta por cima", disse Henrique Souza.
Após os dois anos como jogador, com salário de quase R$ 40 mil, Adriano deve se dedicar do Miami United apenas como sócio. A ideia é que o nome do atleta atraia patrocinadores para o clube, que atualmente disputa o equivalente ao segundo escalão B americano. Além disso, o atacante poderá investir em escolas de futebol na região para o desenvolvimento de novos jogadores. De acordo com Henrique, a expectativa é de uma grande apresentação na Flórida. O empresário já está em busca de um imóvel de quatro quartos e um carro da Land Rover, tudo a pedido de Adriano.
"Vai ter uma apresentação fantástica com os brasileiros e os italianos. Estamos muito felizes. Foi um trabalho importante para mim, mostrar meu trabalho. Abrimos a porta para garotos do Brasil", completou.
As informações são de que o jogador está feliz com o retorno ao futebol e quer mostrar que ainda pode atuar em alto nível.
Apesar da confirmação do clube, que já até postou em sua conta oficial no Twitter, a assessoria de imprensa de Adriano nega que ele tenha aceitado e que a proposta está em análise.

msn Esportes


Evite o consignado com garantia do FGTS





O governo apresentou ontem proposta de liberar a multa e até 10% do saldo total do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia de pagamento em contratos de empréstimo consignado.
Por dar outra função ao fundo, em um período em que o trabalhador precisa da grana por ter perdido o emprego, a proposta já tem oposição.
Na opinião da planejadora financeira Marcia Dessen, a liberação é ruim para os trabalhadores, que já estão superendividados.
"Do ponto de vista do trabalhador, só vai agravar o problema do endividamento. O trabalhador é o menos favorecido. Pensou-se primeiro no crescimento econômico, em proteger o banqueiro que vai oferecer o empréstimo. Certamente o trabalhador foi o último da fila. É ele quem vai pagar a conta."
A especialista também aponta que uma finalidade do FGTS é proteger o profissional em um momento difícil como a demissão.
Para que passe a valer, a medida ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Membros do Conselho Curador do FGTS ouvidos pela reportagem também criticaram as proposta.
Questionado sobre o risco de estimular o superendividamento, Nelson Barbosa disse que, após aprovação da medida no Congresso, a regulamentação evitará que o mesmo trabalhador contrate diversos empréstimos usando o Fundo de Garantia.


Ascom Força Sindical via SINSERG

   


Zelador diz que casal Lula deixou de frequentar triplex





O zelador do condomínio Solaris, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, José Afonso Pinheiro, de 46 anos, afirmou nesta sexta, 29 ao jornal O Estado de S.Paulo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparece no prédio desde que se tornou pública a informação de que ele e sua mulher, Marisa Letícia, são cotistas de um tríplex com vista para o mar. Pinheiro foi uma das figuras ouvidas pelo Ministério Público de São Paulo, que investiga suspeitas de que o ex-presidente seria o proprietário do imóvel. O tríplex foi o alvo central da 22.ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na quarta-feira passada e batizada de Triplo X.
A nova etapa da força-tarefa da Lava Jato investiga supostas irregularidades envolvendo, além de todos os apartamento do condomínio Solaris, a empreiteira OAS e a extinta Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).
“Lula vinha aqui com frequência. Vinha com a dona Marisa. Mas parou de vir quando começou esse falatório sobre o apartamento dele”, disse o zelador, que trabalha no condomínio desde 2013. À Promotoria paulista, o funcionário disse que era orientado por um empregado da empreiteira OAS a não dizer que o imóvel pertencia ao ex-presidente Lula, mas, sim, à construtora. O zelador afirmou ainda que as idas de Lula ao Solaris eram discretas e que o contato do ex-presidente com os funcionários do condomínio era feito por meio da ex-primeira-dama.


Estadão

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Gandu – Câmara de vereadores se encontra fechada para a população




Que o legislativo de todo país se encontra em recesso, isso não se discute, principalmente por está previsto nas leis em vigor em todas as esferas. Mas em Gandu, sempre existe um excedente.
Para se ter uma ideia, a Assembléia legislativa da Bahia, que obvio também se encontra em pleno recesso parlamentar, permanece funcionando durante um turno, com os gabinetes dos 63 deputados, abertos ao público. Podemos citar como exemplo, o gabinete do deputado Sandro Regis (Dem), o qual constantemente entramos em contato, para  solicitar procedimentos na área da saúde para as pessoas que nos solicita, está em pleno funcionamento, inclusive com a presença do parlamentar durante boa parte da semana.
Voltando a Gandu, nos últimos dias, recebemos mensagens de diversos cidadãos (as), reclamando que estavam se dirigindo a câmara municipal e, lá estavam encontrando as portas fechadas. Segundo um cidadão, ao encontrar com um vereador e tendo questionado o porque deste procedimento, ouviu do edil, que a câmara estaria fechada para reforma e que só voltaria aos trabalhos depois do carnaval. Devido, ser costumeiro passar pela casa legislativa, antes das 08 horas e voltar depois do meio dia, achávamos que a mesma estava funcionando normalmente por um turno. Para não ficar na dúvida, nos dirigimos, nesta quarta-feira (27) e nesta quinta-feira (28), ás 10 horas da manhã e comprovamos o que tínhamos ouvido de nossos leitores. A gravura a cima, fala mais do que qualquer palavra, simplesmente à porta da "casa do povo", se encontrava lacrada. Vale salientar, que em contato com alguns edis, estes garantiram, que gostariam de estarem frequentando o local de trabalho, apesar do recesso, mas que a decisão de fechar a casa, é uma determinação exclusiva da presidência.
Quanto à reforma, sabemos que é normal que todo final para inicio de ano, aconteça algum tipo de serviço, afinal, tem que ter uma saída para as sobra$, para que estas não sejam devolvidas ao município, como rege a legislação. Acontece que para se realizar uma reforma, não seria preciso, que fosse interditado todo prédio e ainda o anexo, caso quisesse atender a população, mesmo porque, existem 03 entradas independentes para as 03 repartições do prédio. Bastava proceder como em anos anteriores, faria a reforma por setores, administração, plenário e gabinetes, respectivamente.

Dizer que só voltará ao trabalho depois do carnaval, é fácil, difícil vai ser para alguns deles depois de 02 de outubro.

Wenceslau Guimarães – Escolas também estão abandonadas




Uma das reivindicações em uma pauta proposta por uma comissão de professores, que fora encaminhada a APLB Sindicato e a administração pública, está a recuperação das escolas. Mas, assim como os nossos caros leitores ficaram sabendo através do nosso blog, como está a situação do Posto de Saúde da comunidade do São José, acreditamos que os educadores, dificilmente, terão exito nesta demanda.
Na gravura a cima, é fácil perceber o estado em que se encontra, determinados prédios escolares. Completamente, deteriorados e abandonados pelo governo do prefeito Nestor Vicente (PDT). De modo que, de maneira alguma, iremos responsabilizar, o secretário da pasta, apesar de também responder enquanto gestor, devido o mesmo, fazer parte de uma administração, onde, nem mesmo o próprio prefeito tem, voz ativa, toda e qualquer decisão, é dada pelo “1º Ministro”, que pelo visto, não está nem um pouco preocupado com o município.

Neste final de semana, estaremos tentando entrar em em contato, com os vereadores, para ouvir dos mesmos quais as atitudes que pretendem tomar a cerca do descaso do alcaide para com a população, afinal de contas, são ou não são os legítimos representantes do povo?

Itamari – Jovem reivindica implantação do projeto “Universidade para Todos”




Preocupado com a situação em que se encontra o seu município, um jovem universitário, está propondo, o que seria de obrigação das autoridades locais. Em ofício a secretaria de educação local, Sávio Oliveira Leal, solicita que seja implantado um projeto do governo do estado, para que os seus conterrâneos possam ter melhor acesso as universidades públicas.
Veja a seguir na íntegra, o apelo do rapaz.

“Itamari-Bahia, terça feira dia 26 de Janeiro de 2016
À Secretaria de Educação de Itamari
At: Carina Silva Leal
Venho através deste ofício solicitar encarecidamente à Seduc (Secretaria de Educação e Cultura de Itamari) analisar a viabilidade da implantação do projeto “Universidade Para Todos”, da Secretaria de Educação do Estado, executado em parceria com as Universidade da Bahia (Uesb, Uesc, Uneb, Uefs, Ufrb),  a fim de proporcionar aos egressos e aos estudantes do 3º ano da rede pública do Ensino Estadual de Itamari um período preparatório para concorrer a tão sonhada e disputada vaga na Universidade Pública. O Universidade para todos é uma oportunidade disponibilizada de forma gratuita, com objetivo de contemplar os jovens de classe baixa que não têm condições de arcar com financiamento de cursos pré-vestibulares privados, levando em consideração que o município não oferta curso público ou particular. Acreditamos no excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação deste município, fazendo valer os direitos  sociais constitucionalmente garantidos que é da Educação pública, gratuita e de qualidade para todos os cidadãos. No ano de 2015, o Universidade Para Todos disponibilizou 22.600 vagas paras mais de 180 municípios da Bahia, Gandu e Itiuba foram as cidades circunvizinhas contempladas com o projeto. Para implantação é preciso que a Secretaria de Educação do município entre em contato com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Secretaria de Educação da Bahia) para realizar o cadastro do município no projeto. A superintendência está situada na Av. Luiz Viana Filho – 5ª Avenida CAB - Centro Administrativo Nº 550 – CEP. 41.745-004 – Salvador – Bahia. O material didático, o fardamento e o pagamento dos monitores são oferecidos pela Universidade responsável, ficando sobre responsabilidade da administração municipal disponibilizar uma sala de aula devidamente equipada, fazer divulgação do programa, e ter monitores capacitados de acordo com o edital que será lançado em Março deste ano. A população Itamariense está ciente do compromisso que a equipe da Secretaria desta cidade tem tido com a educação; acredito que esse projeto de extensão (UPT) para educação seja uma medida efetiva que contribui com a juventude de Itamari para desenvolvimento social e educacional, proporcionando chances para realizações de sonhos, objetivos e metas que é de ingressar no ensino superior de educação.

Certo de poder contar com vossa colaboração neste sentido, antecipadamente agradeço.


Att: Sávio Leal Oliveira”

É Hoje que Gandu vai dançar ao som de Pablo





Salvador - Rio Vermelho ganha 150 novas árvores




A partir desta sexta-feira (29), quem passar pelo Rio Vermelho vai notar que as praças, largos, ruas e orla do bairro ganharam novas mudas de árvores e tiveram o seu paisagismo requalificado. Ao todo, 150 mudas foram plantadas entre o trecho 1, que vai da Praia da Paciência até o Largo de Santana, e em parte do trecho 2, entre os largos de Santana e Mariquita, incluindo a área do antigo Mercado do Peixe.
O bairro, que é um dos mais charmosos e boêmios de Salvador, terá a sua cobertura vegetal ampliada, o que contribuirá para a melhora do microclima local. Espécies como Oiti (Licania tomentosa), Jasmim Manga (Plumeria rubra), Algodoeiro de Praia (Hibiscus tiliaceus), Palmeira Vechia (Veitchia arecina), Palmeira Areca (Dypsis lutescens), Palmeira Triangular (Dypsis decaryi), Pau de Leite (Sapium glandulatum) e Aroeira (Schinus terebinthifolius), poderão ser encontradas nas áreas revitalizadas.
Já foram plantadas mais de 42 mil mudas de árvores em Salvador e 81 km de vias ganharam novo paisagismo. O propósito é conservar, recuperar e ampliar a cobertura vegetal da cidade como parte de uma política de combate aos efeitos das mudanças climáticas.



Ascom Prefeitura de Salvador

Aleluia cobra explicações a Rui Costa sobre desistência de ação do estado contra negociação da Gaspetro com Mitsui





“O governador Rui Costa precisa explicar por que desistiu da Medida Cautelar contra a aquisição de 49% da Gaspetro pela multinacional japonesa Mistsui”, cobra o deputado federal José Carlos Aleluia. Causa estranheza ao presidente estadual do Democratas, o recuo do governo baiano depois de ter conseguido uma liminar no Tribunal de Justiça para impedir a negociação no final do ano passado.
“Em uma muito bem fundamentada petição, produzida pela Procuradoria Geral do Estado, que convenceu o TJ a conceder liminar para suspender a negociação que ameaça o controle do governo baiano sobre a Bahiagás, Rui Costa alegava a defesa do interesse público, mas depois misteriosamente voltou atrás”, diz Aleluia.
De acordo com o deputado democrata, além de apontar também falta de transparência na negociação, a ação governamental assinalava ainda o impedimento da multinacional japonesa de executar e operar as atividades de distribuição de gás em âmbito estadual, por se tratar de concessionária e permissionária de serviço público federal de energia elétrica.
“Além disso, é denunciada a violação do modelo tripartite do acordo de acionistas em vigor na Bahiagás, o que poderia usurpar o poder de controle do Estado da Bahia na empresa”, observa Aleluia. O líder oposicionista menciona ainda que, na petição, o governo manifestou o temor de perder o poder-dever de controle do ente público na sociedade de economia mista.
“Com a compra de 49% da Gaspetro, dona da Gaspart, uma das acionistas da Bahiagás, a Mitsui, que já controla a Bahia Participações, a outra sócia, aumentaria seu poder na distribuidora baiana de gás canalizado. O próprio governo, na ação, reclama que, por meio de seu representante na sociedade, a Mitsui já vem criando dificuldades para determinados projetos propostos pelo Estado”, explica o deputado federal.
Para Aleluia, o que não dá para entender é a mudança abrupta do governador Rui Costa, que, depois de receber um ofício do presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine, pediu a extinção do processo no TJ-BA contra a compra por R$ 1,9 bilhão de 49% da Gaspetro, subsidiária da Petrobras, pela Mitsui. “Quer dizer, governador, que o interesse da Petrobras prevalece sobre o interesse da Bahia em sua gestão?”, questiona o deputado.
Na última segunda-feira (25), O juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, da Vara Única de Paulo Afonso, deferiu liminar que suspende “a transação envolvendo a aquisição de 49% da Gaspetro pela empresa japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil”. A decisão do magistrado atendeu ação popular movida pelo membro da Executiva Estadual do Partido Democratas, José Gama Neves.

Ascom Democratas



Estudantes que perderam prazo da matrícula devem se dirigir às escolas estaduais a partir de sexta-feira




A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que ainda tem vagas nas escolas da rede estadual. Os estudantes que não se matricularam devem procurar a escola de seu interesse, a partir desta sexta-feira (29). Para efetuar a matrícula, é necessário levar histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.
“Como a matrícula oficial foi realizada de 20 a 27, agora, o estudante vai ter que procurar a escola que deseja estudar, considerando a disponibilidade de vagas de cada escola”, afirma a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria, Eliana Carvalho, ressaltando que a Secretaria da Educação do Estado garante vaga para todos. A orientação vale tanto para os alunos da rede estadual que perderam o prazo, quanto para alunos oriundos das redes municipais e também para alunos novos (Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional).
Eliana Carvalho faz uma avaliação positiva da matrícula na rede estadual que, segundo ela, transcorreu com tranquilidade. “A matrícula na rede estadual foi um sucesso, graças à disponibilidade do Sistema de Matrícula Online, que permite que o aluno faça a sua matrícula em qualquer escola e, ali, escolha a unidade em que deseja estudar. Outro favor bastante positivo é a matrícula pela internet. Estes novos formatos proporcionaram mais conforto e evitaram filas desnecessárias nos colégios”, destaca Eliana Carvalho.  



 ASCOM  Secretaria da Educação do Estado da Bahia

MEC e Estado prestarão assistência aos municípios para a elaboração de planos de carreira





O Estado, através da parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Ministério da Educação (MEC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-BA), lançou nesta quinta-feira (28), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação que atuam nos municípios da Bahia. As prefeituras que aderirem à rede serão acompanhadas e beneficiadas com assistência técnica e suporte da Secretaria na estruturação dos Planos e remuneração de seus técnicos. O encontro, transmitido por videoconferência, foi acompanhado por dirigentes municipais e técnicos presentes em 24 Núcleos Regionais de Educação (NRE).
De acordo com o secretario da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a rede está dentro do contexto do Programa Educar para Transformar e que tem como um dos eixos centrais, o regime de colaboração do Estado com os municípios. Ele informa que esta ação se soma a uma preocupação do MEC, Estados e municípios, visto que o Plano Nacional de Educação prevê que os municípios têm até meados desse ano para elaborar seus planos de carreira e que há uma discussão sobre a necessidade de revisão dos planos.
“Hoje, estamos iniciando o processo de implantação de uma rede visando capacitar cada município a utilizar um sistema desenvolvido pelo MEC, que é um instrumento onde cada município, na elaboração de seus planos, pode testar e projetar os impactos dos planos nos próximos dez anos. E isso também é possível para os municípios que já têm planos e que podem usar este mesmo sistema disponível na WEB”, explica o secretário.
A secretária Municipal de Educação de Ibirataia, Lenise Luedy Fair, afirma que seu município já possui um Plano de Carreira criado recentemente e que este encontro serviu para tirar dúvidas. “Viemos em busca de novas opções de melhoria para o nosso plano”, afirma.
Também estiveram presentes no encontro William Panfile, representando a Undime-BA, Sérgio Roberto de Souza, diretor de Valorização dos Profissionais da Educação da SASE/MEC e Caio Pina, presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB).




ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Faça a sua parte!






Ator da Globo está em estado delicado: “Não fala e não anda”





Aos 57 anos, Guilherme Karan está internado há 1 ano e meio no Hospital Naval Marcílio Dias, na zona norte do Rio de Janeiro. O ator é portador da síndrome de Machado-Joseph – uma doença degenerativa que faz com que a pessoa perca a capacidade motora. O pai dele, Alfredo Karan, disse que o estado de saúde do artista é bem delicado."Consegui que ele ficasse internado no Marcílio Dias. Lá ele é muito bem tratado. Guilherme perdeu as funções motoras. Não fala, não anda, mas é completamente lúcido", disse ao “Ego”.
A enfermidade foi passada a Guilherme por sua mãe, que já faleceu com a síndrome. Os outros três irmãos de Karan também apresentaram a doença – dois já morreram e a mais nova, Luciana, está doente.“A perda do equilíbrio é o primeiro sintoma. Depois vêm os outros degenerativos. No início ele estava aqui em casa comigo e não queria receber visitas. Mas na época o convenci a deixar que os amigos viessem vê-lo. Glória Perez, Tessy Callado... São algumas que sempre o procuraram”, disse.
O almirante da marinha relatou que chegou a ver o herdeiro chorando ao assistir a uma cena de “Meu Bem, Meu Mal” (1990). "Ele sofre muito em não poder trabalhar mais."Afastado das telinhas desde “América”, em 2005, Karan já fez diversos trabalhos na TV e no cinema.




Famosidades

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

É amanhã Pablo em Gandu





Maria da Penha participa nesta quinta (dia 28) de coletiva sobre ações do Carnaval




A Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Bahia que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realizará durante o carnaval terá como madrinha este ano Maria da Penha. Conhecida em todo o país, a farmacêutica bioquímica nascida no Ceará é personalidade que dá nome à Lei 11.340, cujo conteúdo trata da punição dos autores de crimes de violência contra as mulheres.
Maria da Penha participará da coletiva de imprensa do Governo do Estado da Bahia, que acontecerá no dia 28, 10h, no Hotel Sheraton, onde serão apresentadas as ações para o carnaval.
Pela tarde, a partir das 14h, ela participará, no mesmo local, de um encontro com gestoras, artistas e convidados onde será apresentado as ações da campanha educativa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher durante o Carnaval da Bahia, “Vá na moral ou vai se dar mal!”.
O principal objetivo da campanha é mobilizar e conscientizar a população, de maneira lúdica e criativa, em relação à necessidade de superarmos a violência de gênero, difundindo, mais amplamente, o respeito e a paz entre homens e mulheres.





Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Wagner deve representar Dilma na entrega de mensagem ao Congresso





O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, disse não acreditar que a presidenta Dilma Rousseff compareça ao Congresso Nacional na abertura dos trabalhos do Legislativo em 2016, na semana que vem. Wagner disse que há 90% de ele representar o governo este ano, já que “é praxe” que o chefe da Casa Civil represente a Presidência nesse ato, com exceção do primeiro ano dos primeiros mandatos. Segundo o ministro, a decisão não é um sinal negativo para o governo, que busca ampliar o diálogo com os parlamentares.
“Acho que a sinalização positiva é amanhã (28) no Conselho apresentarmos a base de um diálogo consistente e construtivo, que se estende, inclusive, com a oposição”, acrescentou o ministro em referência à reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Wagner conversou com jornalistas após participar de evento da Ordem dos Advogados do Brasil sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Ele disse que a lista do Conselho foi fechada em 92 membros, mas a presidenta pode decidir ampliar a participação na segunda reunião, prevista para abril, já que “muita gente” procurou a ele e a Dilma dizendo que “gostaria de dar sua contribuição”.





Paulo Victor Chagas, Agência Brasil

Ex-Ministro admite ter levado demanda de lobista a Lula





O ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Miguel Jorge admitiu em depoimento à Polícia Federal que levou ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma demanda do lobista Mauro Marcondes, preso durante a Operação Zelotes.
Os investigadores apresentaram e-mails trocados entre Marcondes e ele, datados de 2008, quando Jorge comandava a pasta de Desenvolvimento. De acordo com o próprio ex-ministro, o lobista, que representava a montadora Scania, dizia-se temeroso com uma mudança nas normas de emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.
Por uma determinação do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Brasil teria que se adequar ao chamado Padrão Euro IV, que estabelecia uma redução dos níveis de poluição desses veículos. Marcondes argumentava, segundo o ex-ministro, preocupação com o risco de que a Petrobras não colocasse no mercado um combustível compatível com a nova norma, antes do prazo para que o padrão Euro IV começasse a valer.
Miguel Jorge admite que levou a demanda de Marcondes à Lula. Segundo ele, porém, nada foi alterado: o prazo para a adequação foi mantido, e a estatal passou a disponibilizar o diesel menos poluente a tempo. “Eu falei com o presidente Lula sobre a preocupação do setor, que me foi passada pelo Marcondes. Mas não houve pedido nenhum. E, na ocasião, Lula disse apenas que essa questão era um problema da Petrobras”, afirmou Jorge.




Informações do jornal Folha de S. Paulo.

Após assédio, "Japonês da Federal" é trocado de função





Newton Ishii ficou conhecido como o "Japonês da Federal" após aparecer em várias operações da Polícia Federal, principalmente na Lava Jato.
Agora, o agente enfrenta diariamente o assédio de algumas pessoas que frequentam a sede da PF em Curitiba e pedem para tirar foto com ele.
Como refere a revista Época, o "japa da Federal" tem conquistado fãs. Enquanto se dividia entre os afazeres da carceragem da PF em Curitiba e o transporte de presos, o Japa sempre acabava assediado nos corredores da superintendência.
No entanto, a publicação destaca que a fama acabou afastando o policial da função da qual ficou conhecido. A PF trocou Newton de função, pois a popularidade do "Japa" poderia alertar eventuais alvos das operações e, por isso, ele parou de participar das prisões.




Diário 

Cantor Netinho garante: “Chega de Hospital”





O cantor Netinho teve um final de ano conturbado em 2015 em função de problemas de saúde. Após uma internação que durou seis meses, o cantor garantiu que esses momentos difíceis ficaram no passado.
“Chega de hospital, acabou! Agora só vou para revisão, um, dois dias, pronto, só revisão! Acabou, chega de hospital! Basta!”, afirmou o artista.
Netinho explicou que, dessa última vez, recorreu aos médicos porque queria um diagnóstico detalhado que indicasse a causa de seu desequilíbrio: “Para mim é constante, o tempo todo. Eu acordo sentindo, estou sentindo agora, em qualquer lugar”.
A vontade de passar as festas de fim de ano em casa, porém, foi mais forte. “Eu me dei alta. Por eles, eu passaria Natal e Réveillon lá, mas eu disse: ‘Esse ano, eu vou passar em casa , chega!’. Eu não passava Réveillon em casa”, comentou o cantor ao programa Vídeo Show. 





Trabalhador poderá usar 10% e mais multa do FGTS para garantia de crédito





O governo Dilma deve usar o FGTS para garantir o crédito consignado, conforme antecipado no blog Direto da Fonte, por Sonia Racy na semana passada.
A fórmula, segundo nota divulgada nesta quarta-feira, 27, no blog, está praticamente pronta, dependendo de alguns detalhes jurídicos. Na proposta, o trabalhador terá direito a disponibilizar 10% do que tem depositado no seu fundo, somados aos 40% de multa por ter sido despedido, como garantia ao financiamento que está contratando.
Exemplo: com R$ 40 mil na sua conta de FGTS, o tomador de crédito pode usar junto ao banco ou agente financiador R$ 4 mil como garantia mais o valor da multa de R$ 16 mil. Um total de R$ 20 mil.
A não ser que entre alguma pedra hoje neste caminho, o anúncio da medida será feito amanhã durante a reunião do Conselhão em Brasília. Crédito pode chegar a R$ 8 bilhões. Com informações do Estadão Conteúdo.



Economia & Negócios 

Festa Popular – É neste final de semana





Fla vence o Galo na estreia da Primeira Liga




Depois de passar os anos de 2014 e 2015 perdendo para o Atlético Mineiro, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o Flamengo venceu nesta quarta-feira o rival por 2 a 0, em partida disputada no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, com mais de 30 mil torcedores pela rodada inicial da Copa Sul-Minas-Rio. O centroavante peruano Guerrero, que não marcava há cinco meses, fez os dois. Na próxima rodada do Grupo 3, o Flamengo joga contra o América-MG, em casa, no próximo dia 17. Já o Atlético enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, no próximo dia 6, sábado de carnaval.
O primeiro tempo foi completamente dominado pelo Atlético. Logo aos 2 minutos, Giovanni Augusto cobrou escanteio da direita e Leonardo Silva cabeceou no travessão. Aos 11, depois de o Flamengo tentar armar o primeiro avanço ao gol adversário, Patric cortou a jogada e Dátolo puxou contra-ataque. A bola chegou a Pratto, que cruzou. Paulo Victor não alcançou e Giovanni Augusto completou rasteiro. Gabriel tirou. Aos 20 minutos, Atlético de novo. E mais uma vez com Dátolo, agora em chute muito próximo à trave direita do goleiro rubro-negro. O time da casa não dava sossego. Aos 27, Marcos Rocha cruzou da direita. A bola desviou em Jorge e sobrou para Giovanni Augusto, que chutou forte. Paulo Victor salvou. E o Flamengo, nada. Muito pressionado e sem reação, foi para o vestiário no intervalo no lucro.
Os time voltaram para o segundo tempo sem alterações. E o Flamengo, pela primeira vez na partida, levou perigo ao goleiro Victor. Aos 2 minutos, a bola sobrou par Everton na meia lua. O jogador bateu rasteiro, Victor saltou no canto esquerdo e defendeu. Em seguida, resposta do Atlético. Pratto bateu da direita e Juan tirou de carrinho. Depois de uma pasmaceira de 20 minutos, o jogo voltou a ficar movimentado por obra do Flamengo. Guerrero chutou de dentro da área para nova defesa de Victor. Dois minutos depois, Marcelo Cirino, que acabara de entrar, chutou de fora da área, mas no meio do gol, facilitando a vida de Victor. E, aos 22 minutos, o badalado goleiro atleticano não pôde fazer nada em nova investida carioca. Marcelo Cirino recebeu, avançou e tocou para Guerrero que, da meia lua, tocou no canto direito de Victor. Flamengo na frente e fim do jejum de Guerrero. A última vez que havia marcado foi no Brasileirão, em agosto de 2015, em partida contra o São Paulo.Aos 37 minutos, o Atlético por pouco não empatou. Tiago chutou forte, à esquerda de Paulo Victor. Aos 43, o fim das esperanças atleticanas. Guerrero, de novo, aproveitando toque de Emerson, chutou no canto rasteiro de Victor depois de vencer Leonardo Silva na velocidade. Noite rubro-negra no Mineirão.



Com informações do Estadão Conteúdo.

Xuxa conta que morte do irmão, em 2015, não foi revelada para mãe




Xuxa Meneghel publicou uma foto no dia do aniversário de 79 anos da mãe, Alda, na terça-feira (26) em que aparece com os irmãos tirada no ano passado. Na imagem, Xuxa, Solange, Blad e Cirano, que morreu em setembro de 2015 estão em volta da mãe celebrando o aniversário de Aldinha, como a filha famosa a chama. Entre os comentários da foto, escreveram o quão deve ser difícil para uma mãe perder o filho e não poder expressar, mas Xuxa contou que a mãe não sabe da morte de Cirano.
"Imagino o quanto é difícil. Mesmo em toda condições dela, ela sabe que ele está no céu. É mãezona, né? Imagino o quanto sente tudo e gostaria de expressar", disse a seguidora. "Ela nao sabe... Tentamos sempre dizer que ele está fazendo algo", explicou a apresentadora.
Alda Meneghel sofre de Mal de Parkinson em estágio avançado e perdeu alguns movimentos por conta de 2 AVCs. No ano passado, a mãe de Xuxa acompanhou uma das gravações do programa da loira, no dia em que uma das convidadas era Ivete Sangalo.
Em maio de 2015, Xuxa relatou uma "loucurinha" que fez com a mãe. A apresentadora fez uma viagem com Alda com todo o conforto necessário. "
Coloquei a minha Aldinha no carro – com duas enfermeiras e todo o equipamento necessário para que nada de ruim acontecesse – e a levei para viajar. Segundo os médicos, o trajeto deveria ser curto, sem muito tempo dentro do automóvel nem movimentos bruscos. Claro, deu medo. Mas arrisquei e foi incrível!", contou.



(Por Victor Tavares)