Social Icons

sábado, 31 de outubro de 2015

Mensagem de reflexão - Deus pode Tudo !





Quando o sonho se desfaz,
Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças,
Deus renova.

Quando é inevitável conter as lágrimas,
Deus dá alegria.
Quando não há mais amor,
Deus o faz nascer.

Quando a maldição é certa,
Deus transforma em benção.
Quando parecer ser o final,
Deus dá novo começo.

Quando a aflição quer persistir,
Deus nos envolve com a paz.
Quando a doença assola,
Deus é quem cura.

Quando o impossível se levanta,
Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras,
Deus sabe o que queremos dizer.

Quando tudo parece se fechar,
Deus abre uma nova porta.
Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo.




Segurança eletrônica tem nome







Dia de Todos os Santos






O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente em 1 de Novembro.
Esta é uma data dedicada a celebração e homenagem de todos os santos e mártires da igreja.
Supostamente, a ideia de homenagear todos os santos mártires teria começado por volta do ano 835 d.C, quando a Igreja Católica Romana decidiu dedicar o dia 1º de Novembro a todos aqueles que se dedicaram a uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano.
Normalmente, o Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto que no oriente a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

Neste dia é também celebrado o Dia dos Finados, que se celebra a 2 de novembro.

Atenção Gandu e Região






Contos & Causos - Sobretudo do seu Nascimento




Esta, aconteceu lá pelos idos de 1900 e guaraná de rolha na localidade de Ulha Negra, até então município de Bagé. Na estação da viação férrea do lugar, o agente ferroviário era o Sr. Nascimento, índio velho criado a campo e que por força política foi parar no cargo.
O trem costumava passar pela estação por volta de 15:00h, todos os dias; e em pleno mês de dezembro neste horário o trem estava ali parado, o calor era insuportável e o seu Nascimento estava vestindo um capote de lã, comprado no Uruguai, e por baixo do quepe vermelho e do dito capote o suor corria. Chegou então um conhecido de seu Nascimento e perguntou:
- Pelo amor de Deus seu Nascimento, o Sr. não está com calor ?
- Tô que não me aguento mais índio véio.
- E porque então não tira o capote?
- Não posso.
- Não pode por quê? A bombacha está rasgada?
- Não, é ordi.
- Mas que ordem é esta seu Nascimento?
- Pois como eu sei que tu sabe lê eu vô te mostrá.
Puxou do bolso então uma circular da viação férrea e entregou ao amigo, que leu.
"Fica determinado que a partir desta data, todo o funcionário e agente ferroviário, deverá usar uniforme, SOBRETUDO em horário de passageiros."




Enviado pelo leitor Everaldo Silva ( Prado Bahia)

Malhar logo após o parto é saudável? Por dr. Thomas moscovitz





Causou polêmica a grávida sarada da internet, que voltou a malhar quatro dias após o parto e exibiu a barriga musculosa e tanquinho nas redes sociais. Mas, até que ponto mergulhar nos exercícios depois de dar a luz  é saudável?
É claro que o tempo de permanecer em repouso após o parto é muito relativo e vai depender de mulher para mulher. No caso de parto cesárea, é necessário esperar pelo menos seis semanas, sempre levando em conta as indicações do seu médico. Uma vez liberados os exercícios, o ideal é nunca começar forçando a musculatura abdominal, que estará sensível. No caso do parto normal, duas semanas de resguardo são suficientes. Mas, não faça nem caminhadas leves sem conversar com o seu médico, para que ele possa acompanhar esta nova rotina de perto, de forma que mamãe e bebê tenham a saúde prevenidas.
Um dos perigos que os médicos alertam, é para mulheres que exageram na atividade física após o parto e que estão amamentando. Fazer mais de uma hora de exercícios aeróbicos por dia, por exemplo, pode fazer com que produção de leite materno seja diminuída, prejudicando este importante ato da mãe com o seu filho. Se os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia e ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20%. Alguns estudos dizem que o bebê pode rejeitar o leite materno quando, em casos extremos (mulheres que praticam atividade física muito intensa), apresentam mudança no sabor do leite devido a presença de ácido láctico proveniente desses exercícios mal elaborados. Portanto, a dica é começar devagar, com corridas leves e alongamentos de braços e pernas, que auxiliam na circulação do sangue e na tonificação dos membros.
Uma vez liberada pelo profissional da saúde a atividade física mais acelerada, não perca tempo para começar a trabalhar a região abdominal e obter maior chance da barriguinha voltar para o lugar. A realidade é que no pós-parto a mulher apresenta importantes mudanças fisiológicas e hormonais, e por isso o retorno às atividade deve ser gradativo.
Neste momento, a principal prioridade é a saúde do bebê. Cuidar do seu filho, amamentá-lo corretamente e acompanhar todas as fases do seu desenvolvimento é o que deve ser considerado. Não aceite que alguém lhe diga que precisa ter seu abdômen de volta para ser um exemplo para outras mulheres. Esse tipo de discurso é preconceituoso, além de ser uma grande bobagem.


Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

30 de outubro - Dia do Comerciário





O Dia do Comerciário, também conhecido por Dia do Comércio, é oficialmente comemorado todos os anos no dia 30 de outubro, segundo a Lei 12.790 de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho. Em alguns estados o Dia do Comerciário é feriado estadual para os trabalhadores do comércio. No Rio de Janeiro, por exemplo, a 3ª segunda-feira de outubro é considerada Dia do Comércio, e, logo, feriado para quem trabalha no comércio ou construção civil.
Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o inicio do século XX. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. Os "caxeiros", como eram conhecidos os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.
As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país. No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete). Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.
A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.



Presidente do PT quer Lula candidato em 2018




O presidente nacional do partido, Rui Falcão, voltou a defender nesta quinta-feira, 29, a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República em 2018. Ele disse, contudo, não saber se o petista está disposto a concorrer e que o assunto será algo ainda a se avaliar. "Não sei se ele está disposto, mas nós queremos ele candidato em 2018", afirmou, em entrevista após reunião do Diretório Nacional. No início da reunião, Lula fez discurso sugerindo que poderá se candidatar. Ao reagir às denúncias de corrupção contra ele e sua família, o ex-presidente pediu que ninguém ficasse com pena dela e disse que vai sobreviver ao que classificou de "três anos de muita pancadaria". Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. E, podem ficar certos, eu vou sobreviver", disse.
Na entrevista, Falcão foi na linha de Lula e destacou que São Paulo será prioridade para o partido nas eleições municipais de 2016. Em meio a rumores de uma possível saída do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, o presidente do partido afirmou que o candidato petista na capital paulista será Haddad. "Ele não está mencionando nenhuma vontade de não concorrer", afirmou.
Falcão destacou que o partido aprovou resolução reiterando a posição de não receber doação empresarial de campanha. Questionado se a medida for derrubada, o PT voltará atrás, ele lembrou cláusula pétrea da Constituição que prevê isonomia de partidos e candidatos nas eleições e disse que não iria discutir uma mudança de oposição para uma mudança que não está posta.



Poder & Politica

Contas do prefeito de Itapetinga são rejeitadas pelo TCM‏




O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (29/10), opinou pela rejeição das contas da prefeitura de Itapetinga, da responsabilidade de José Carlos Cruz Cerqueira Moura, relativas ao exercício de 2014. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, imputou ao prefeito multa de R$ 64.800,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, pela não redução da despesa total com pessoal, e de R$ 6 mil pela falhas remanescentes no relatório técnico.
As contas foram rejeitadas em função do descumprimento do disposto no art. 212 da Constituição Federal, vez que foram investidos apenas 24,83% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é de 25%, e em razão da ausência de recolhimento de multa e ressarcimentos da sua responsabilidade impostos pelo TCM.
Sobre a despesa total com pessoal, o gestor não conseguiu reduzir os gastos na forma e no prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo multado em 30% dos seus subsídios anuais. Ao final do exercício de 2014, a despesa alcançou o percentual de 68,04%, caracterizando a reincidência na extrapolação do limite imposto pela LRF e absoluta falta de iniciativas para reduzir os gastos com pessoal. O prefeito foi advertido que a não recondução da despesa ao índice máximo de 54% ensejará a rejeição das contas do próximo exercício.
Cabe recurso da decisão.



Assessoria de Comunicação

Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

PF intima filho de Lula a depor na Zelotes




Investigado na Operação Zelotes, Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, foi intimado a prestar depoimento na Polícia Federal em inquérito que investiga a edição de Medidas provisórias que teriam favorecido grupos empresariais do setor automotivo. Inicialmente, os agentes da PF estiveram em um endereço no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que seria a residência de Luis Cláudio. Depois, eles se dirigiram aos Jardins e localizaram o filho do ex-presidente no final da noite de terça-feira, 27.
Nesta quinta-feira, 29, advogados de Luis Cláudio estiveram na PF e solicitaram a mudança do dia do depoimento do filho do ex-presidente. Luís Cláudio é dono das empresas LFT Marketing Esportivo e Touchdown. Na segunda-feira, 26, a Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na sede dessas empresas, também localizadas nos Jardins. O Estado revelou no começo do mês que a Operação Zelotes passou a investigar a LFT Marketing Esportivo por ela ter recebido R$ 2,4 milhões de uma das consultorias suspeitas de fazer lobby pela edição da Medida Provisória 471, que prorrogou benefícios fiscais de montadoras de veículos.




Estadão.com

A família Lula e a disseminação do bolsa-aluguel




Na família Lula da Silva, todo mundo mora de favor. Agora, por exemplo, a Folha de S. Paulo acaba de descobrir que Lulinha, filho caçula do ex-presidente, não paga aluguel num apartamento nos Jardins, em São Paulo. Detalhe: o imóvel pertence às filhas do advogado e empresário Roberto Teixeira, que bancou por anos a morada do então sindicalista numa casa confortável no ABC.
Numa época em que ninguém ousava questionar absolutamente nada de Lula, a parceria era encarada como uma simples ajuda de um empresário rico, de alma socialista, a um sindicalista duro. Era assim que justificavam-na. Mas, a menos que você acredite na tese de que existe almoço grátis, é claro que a explicação é por demais pueril para ser aceita e tolerada. Mas vamos adiante: Lula é acusado de desfrutar de um sítio em Atibaia, interior de São Paulo, o qual já passou, segundo a Veja, por uma reforma milionária conduzida pela empreiteira OAS, que também não lhe pertence, mas a sócios de um outro filho seu. Exatamente: o imóvel de Atibaia é desfrutado pelos Lula da Silva e usado para encontros políticos seletos sem que ninguém pague nada por isso nem que eles sejam donos da propriedade.
Você acredita? Para que ninguém esqueça, Lula também frequenta um apartamento na praia paulista do Guarujá que dizem lhe pertencer, mas, que, no entanto, está em nome da OAS. Mas, segundo o jornalista Ricardo Noblat, quem acompanhou a reforma do imóvel de cobertura, que ganhou até um elevador interno, foi dona Marisa, mulher de Lula e mãe dos Lulinhas.
É, de fato, curioso como orbitam pessoas generosas em torno da família Lula da Silva – Lula pai, Lula mãe e Lulas filhos. Como são magnânimos todos eles, inclusive, uma empreiteira, a OAS, de quem não se suspeitava tanta bondade. No mínimo, Lula acha que, por todo o bem que fez ao país e aos fracos e oprimidos, ele, a mulher e os filhos são merecedores do bolsa-aluguel.



Politica Livre

Atenção Juventude!






clubes baianos sinalizam criação de associação de futebol




 

Dirigentes de clubes baianos se reuniram nesta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado Bahia (AL-BA), com os deputados estaduais Marcos Manassés (PSB) e Roberto Carlos (PDT), que além de parlamentar é presidente da Sociedade Desportiva Juazeirense. O objetivo do encontro é a criação de uma associação de clubes, que tem como bandeira profissionalizar ainda mais o futebol baiano.
Felipe Sales, mandatário do Jacuipense, e Dário Rego, comandante do Galícia, encabeçam a iniciativa. Segundo os cartolas, a nova entidade terá como meta a captação de recursos e ajuda para a realização de campeonatos no estado.



Bahia Noticias 

Eleitos do colegiado tomam posse no Colégio Estadual Carlos Marighella




A comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Marighella, localizado no bairro do Stiep, em Salvador, inicia hoje (29/10) mais uma etapa que fortalece a democratização da gestão na unidade. Tomou posse os candidatos eleitos para integrar o novo Colegiado Escolar, formado por representantes dos segmentos de estudantes, professores, funcionários e familiares. A ação faz parte do programa do Governo da Bahia, Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação que, entre suas metas, visa ao fortalecimento da Educação Básica na Rede Estadual. Pedro de Almeida, aluno do 1º ano do Ensino Médio, foi eleito representante dos estudantes no turno matutino, ele declara que já começou a fiscalizar o que está sendo investido na escola. “É importante os alunos participarem do colegiado para poder acompanhar mais de perto a gestão da unidade, principalmente em relação ao método pedagógico e a estrutura da escola. Já estou acompanhando no Portal da Educação, o sistema Transparência na Escola, que indica os recursos recebidos pela escola e analisar junto aos colegas se tudo está sendo devidamente realizado”,
Também eleito, o estudante do 1º ano do turno vespertino, Lucas Sales, destaca como pretende mobilizar os colegas. “Como representante do alunado, vou tentar motivar os meus colegas a participarem de forma mais intensa das decisões. Não adianta apenas os eleitos darem suas opiniões, nós precisamos que os estudantes deem sua contribuição apontando suas necessidades. Estou preparado para conversar e dialogar com todos eles”, enfatiza.
A diretora Aldair Dantas ressalta como espera que o Colegiado Escolar contribua na gestão do colégio. “Para termos um processo democrático, é necessário essa representatividade de todos os envolvidos no cotidiano da escola. Percebo que os alunos que participaram da eleição e os que foram eleitos entendem muito mais a sua responsabilidade, percebendo que não é apenas um nome em um pedaço de papel e, sim, um indivíduo atuante do processo”.
O professor de Biologia, Vitor Portugal, representante dos professores, conta que “o grande diferencial de todo o processo é proporcionar o controle social dos próprios integrantes da escola. E essa parceria, entre os vários segmentos, pode trazer para o nosso espaço um novo olhar de como esperamos o ambiente escolar”.




ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Seguro-Desemprego perderá R$ 400 milhões




O total de recursos que serão destinados a brasileiros que perderem seus empregos será menor em 2016. Neste ano até setembro, fechamento de vagas disparou, atingindo 657 mil postos. A quantia destinada pelo governo para o seguro-desemprego terá queda de R$ 400 milhões em 2016. Especialistas estimam que montante deveria ser superior em até R$ 20 bilhões para compensar fechamento de vagas formais. O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) planeja investir, em 2016, R$ 38,2 bilhões dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no Seguro-Desemprego. A quantia é inferior aos R$ 38,7 bilhões que foram reservados para o benefício em 2015.
"Em 2016, serão necessários R$ 59,6 bilhões para compensar uma taxa de desemprego formal de 8%, considerando inflação em 8%, inferior a que temos neste ano", estimou Istvan Kasznar, professor de economia da Fundação Getulio Vargas FGV. "O número [estimativa do governo] parece irreal em face do que está acontecendo. A taxa de desemprego está subindo numa velocidade muito significativa e existe uma ausência na criação de novas vagas. Logo, haverá um aumento da demanda pelo seguro desemprego", justificou.
Em setembro, 95 mil vagas formais foram fechadas no Brasil, o pior resultado para o mês desde 1992, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado deste ano, já foram encerrados 657.761 postos com carteira assinada.
"Para o ano que vem, nada aponta para uma melhora da crise econômica, que deve continuar grave, e o desemprego deve seguir avançando", afirmou Débora Travassos, professora de economia da FAAP. "Mesmo com as medidas previstas no ajuste fiscal, não acredito no número divulgado pelo governo. A conta não fecha", completou.
Perguntado sobre a previsão de queda nos recursos destinados para o benefício, o deputado Ricardo Barros (PP), relator do orçamento da União para 2016, afirmou: "evidentemente estamos num ano de muita perda de empregos e o seguro-desemprego vai ser mais demandado. Vou apontar para uma avaliação da minha consultoria sobre esse tema".
Em nota de duas linhas enviada ao DCI, a assessoria do MTPS afirmou que "caso seja maior o valor necessário [para o seguro-desemprego], será coberto pelo Tesouro no FAT".
Travassos comentou a resposta enviada pelo ministério: "se houver cobertura pelo Tesouro, o déficit nas contas públicas vai aumentar".




Ascom Força Sindical

Eventos movimentam feriadão em Itacaré e Morro de São Paulo





Grandes eventos potencializam o turismo na Bahia durante o feriado prolongado de Finados. No período da folga, que vai do sábado (31) até a segunda-feira (2), serão realizados dois eventos de projeção nacional e internacional. O feriadão vai ser melhor ainda para o funcionalismo, que terá a sexta-feira (30), data para a qual os governos estadual e federal transferiram o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. Os eventos são o Surf Eco Festival, que leva surfistas de todo o mundo às praias de Itacaré, e o Festival do Morro, com shows de grandes artistas, como Maria Rita e Zeca Baleiro, realizados gratuitamente na ilha de Morro de São Paulo, no município de Cairu. Ambos têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur). O Surf Eco Festival começou na terça-feira (27) e segue até domingo (1º), com competições válidas para a etapa masculina do Circuito Mundial de Surf, na Praia da Tiririca. Ao todo, 144 atletas, de 30 países como Austrália, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia e Indonésia, participam do evento, que deve reunir 25 mil pessoas na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, toda a rede hoteleira de Itacaré está ocupada desde o último mês de agosto. Ainda de acordo com informações da administração municipal, a demanda por hospedagem já passa a ser suprida por cidades vizinhas, como Serra Grande e Ilhéus. No sábado (31), o cantor e compositor Seu Jorge e as bandas Ponto de Equilíbrio e Baiana System se apresentam no festival. Já no domingo, será a vez de Nando Reis, Cidade Negra e dos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que fazem a turnê especial ‘Legião Urbana - 30 anos’, em homenagem à formação da lendária banda de rock brasileira. Os shows têm ingressos vendidos em Salvador, Itacaré, outros municípios e na internet. Para saber mais, basta acessar o site oficial do evento.
Já em Morro de São Paulo, a festa tem início na sexta-feira (30) e segue até domingo (1º), com shows gratuitos na Segunda Praia, previstos sempre para as 21h. A primeira noite ficará por conta de Zeca Baleiro. No sábado (31), será a vez de Maria Rita se apresentar na ilha do arquipélago de Tinharé, enquanto no domingo as bandas Baiana System e Negra Cor, do cantor Adelmo Casé, fazem a festa de baianos e turistas.
Atrações regionais também vão se apresentar no palco principal. A programação completa ainda não foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Cairu, mas os organizadores têm a perspectiva de atrair 20 mil pessoas, por noite. A estimativa também é positiva quanto à ocupação de hotéis e pousadas da ilha. A taxa de ocupação é de 95%, mas a expectativa do trade local é de que os 220 hotéis e pousadas de Morro de São Paulo fiquem totalmente ocupados durante o evento.




Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gandu - Prefeito concede entrevista e insinua que será candidato a reeleição - Parte l




Nesta quarta-feira (28), o prefeito Ivo peixoto (PCdoB), concedeu uma entrevista durante todo programa critica e autocritica da Gandu FM, onde em mais uma oportunidade, afirmou que o município vai mal, devido a crise ter chegado por conta da redução de verbas dos governos federal e estadual. segundo o gestor, seu governo conta com  apenas o apoio da deputada Alice Portugal (PCdoB), para liberar recursos e disse que não tem apoio de nenhum dos senadores. Sobre a obra das as 36 casas, do programa minha casa minha vida, que se encontra  paralisada, disse que a empresa rescindiu o contrato por falta de repasse do governo federal e que assim como a maioria das empreiteiras, está com medo de inverti e não receber.
Alegou que a Fanjuca foi quem rompeu com o governo pois em 2013 ele pagou 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) pelos instrumentos que estavam presos em são paulo desde o governo da sua antecessora Dra. Irsimá, mas quando convidou em 2014 a banda para tocar em eventos públicos, esta queria cobrar um alto cachê, enquanto em Ibirapitanga teria tocado de graça. ainda segundo o prefeito, as fanfarras  que veio tocar aqui de outros municípios, não lhe cobraram nada pelas apresentações. Questionado quanto a situação das estradas rurais, disse que falou com o secretario Josa, que vai fazer algumas, mas que só vai colocar cascalho nos trechos críticos a começar pela região de João Damião que dar acesso a sua propriedade. No mesmo momento, um morador da região do Monte Alegre passou uma mensagem para o comunicador, alegando que lá não ver nenhum vereador e que o prefeito também não comparece, um pouco irritado, o alcaide respondeu da seguinte forma: “Talvez eu não tenha ido em sua residencia, mas na estrada passo sempre”

perguntado sobre “o Beco do Corre nu”, obra que se estende a anos, disse que tem cobrado da empresa, mas que esta também paralisou a obra com receio de não receber os recursos do governo federal. Quanto a polêmica dos animais soltos pelas ruas da cidade, disse que algumas pessoas estão levando os animais as praças pra tirar fotos e jogar nas redes sociais, disse que o município não dispõe de carro, nem local, nem alimentação para prender e pediu que a população identifique os donos e denuncie e, quando ver os animais que possam tange-los e não criticar.


Continua a seguir...

Gandu - Prefeito concede entrevista e insinua que será candidato a reeleição - Parte ll




Sobre o repasse que não vem sendo cumprido com a AGEUSP para o transporte dos universitários, disse que já prometeu ao presidente que a partir do próximo ano vai continuar o convenio de 10 mil reais mensais e que gostaria de aumentar mas que não tem condições (e a promessa da campanha?). Respondendo apenas as perguntas que lhe convêm, disse que vai fazer contenção de despesas e vai ter que demitir contratados para não atrasar os salários dos efetivos. O prefeito garantiu, que vai reduzir seu próprio salario em 50% e que o secretario Josa também pediu que também diminuísse do dele mil reais.
A partir de 2016, a prioridade, será fazer com que a maquina continue funcionando, ou seja nada de investimentos. Questionado sobre a precária iluminação pública, sobretudo, nas Casas Populares, disse que vai fazer licitação para comprar materiais (de novo?). Segundo o gestor, a população reclama muito mas que não gosta de pagar IPTU e citou como exemplo duas ruas do Bairro Teotônio Calheira, que somados os moradores de duas Ruas, tem 100 mil de impostos atrasados, mas continuam cobrando do prefeito. Confessou que os servidores da saúde estão com salários atrasados, conforme publicamos, mais que vai honrar e que até para atrasar o repasse da CoofSaude ele planejou, falando ao secretario que alertasse aos servidores. Sobre a cultura, disse que não tem dinheiro e não vai deixar de comprar remédio para intervir em cultura (e as verbas não são de fontes diferentes?), confirmou ainda, que o transporte escolar está com 02 meses em atraso, mas que a empresa tem a obrigação de bancar como foi acordado no contrato.
Sobre o Hospital da Mulher,  disse que é uma obra desde o ano 2002 que passou por muitas mudanças e que tá difícil de concluir, mas que  vai tentar novo convenio para o Hospital e a UPA. Se cartou ao afirmar que ele seria o único prefeito que se encontra todos os dias na prefeitura e que foi a Brasilia apenas uma unica vez, apesar de não ter tempo para atender os cidadãos, mas manda que sua assessora Clea Leal, pergunte aos que o procura o que querem, e na maioria das vezes, todos pedem a mesma coisa, bloco, areia, cimento, dinheiro pra pagar energia e água.
Perguntado se será candidato ou não a reeleição, respondeu que no momento está focado apenas em dar andamento as obras, mas que a politica é apenas durante 45 dias do próximo ano e, que o futuro a Deus pertence faltando um ano para o pleito, mas que aquele que pensar que ele vai renunciar ou desistir da luta, pode ir tirando o cavalo da chuva que ele está firme.

para finalizar, continuou a reclamar da câmara de vereadores, por não ter aprovado o projeto com a taxa de 80% nas contas dos contribuintes, criado pela EMBASA e parabenizou o servidor público pelo seu dia.

Aleluia pede proteção para manifestantes pró-impeachment




O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas, testemunhou a hostilidades de militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) contra manifestantes pró-impeachment do Movimento Brasil Livre (MBL), que estão acampados defronte ao Congresso Nacional, na tarde desta quarta-feira (28).
Diante da tentativa de intimidação com uso de violência do MTST aos ativistas do MBL, que promovem um ato pacífico, Aleluia encaminhou ofícios às presidências da Câmara e Senado, pedindo providências que resguardem a segurança dos manifestantes pró-impeachment e mantenha a ordem pública por meio das duas polícias legislativas. “É dever do Congresso manter a integridade física de todos”.
Para Aleluia, tudo isso está acontecendo após a ameaça velada do líder do PT na Câmara, Sibá Machado (PT-AP), “um irresponsável”. “Ontem ele disse aos manifestantes pró-impeachment que ia colocá-los para correr”. Na avaliação do parlamentar baiano, a afronta à democracia segue o mesmo roteiro utilizado na Venezuela contra os protestos da população.  “Não vamos permitir que o Brasil vire uma Venezuela”.




Ascom Democratas 

Expediente do funcionalismo estadual será suspenso nesta sexta-feira




Nesta sexta-feira (30), o expediente do funcionalismo estadual será suspenso por conta do feriado do Dia do Servidor - transferido para esta data pela Instrução Nº 002/2015, de 12 de fevereiro deste ano -, retomando no primeiro dia útil seguinte, na terça (3). Os serviços essenciais ligados ao Estado, como segurança e saúde, serão mantidos.
Os postos da Rede SAC em Salvador e interior do estado também terão o expediente suspenso nesta sexta (30). A única exceção fica por conta do Ponto Cidadão de Coaraci, no sul da Bahia, que teve o feriado antecipado para o dia 26 por determinação do município.
Para mais informações sobre os horários de funcionamento de todos os postos do SAC, na capital e interior, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site da Rede e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (celular).



Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

PT volta a pressionar por medidas alternativas ao ajuste fiscal




O PT vai insistir em caminhos alternativos ao ajuste fiscal como solução para reequilibrar as contas do governo. Em uma reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 28, deputados da sigla apresentaram uma proposta de mudança da tabela do Imposto de Renda, cuja ideia central é uma taxação maior para quem ganha mais.
A sugestão dos petistas baseia-se em duas frentes: ampliar a faixa de isenção, para beneficiar a classe média, e aumentar a taxa cobrada conforme a faixa salarial do contribuinte. As alíquotas, que hoje são cinco, passariam para oito, e teriam uma variação de 0 a 40%. Hoje o teto da cobrança é de 27%.
Pelo documento apresentado do PT, quem ganha menos de R$ 3.390 ficaria isento da taxação. Já quem recebe mais de R$ 108.480, pagaria 40%.
Segundo o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (PT-AC), essa e outras propostas elaboradas pela bancada podem assegurar uma arrecadação de R$ 70 bilhões ao ano para os cofres públicos.
O encontro dos deputados petistas com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) aconteceu no mesmo dia em que a executiva nacional da sigla se reuniu em Brasília. Nesta quinta, o partido deve apresentar uma resolução em que voltará a defender mudanças na política econômica do governo. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, porém, será poupado, a pedido do Planalto.


Com informações do Estadão Conteúdo.


Desemprego na América Latina subirá a 6,6% em 2015 por desaceleração econômica




O desemprego urbano na América Latina e no Caribe subirá a 6,6 por cento em 2015, acima do apurado no ano passado, devido aos efeitos da desaceleração econômica da região, mostrou nesta terça-feira relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Cepal e a OIT disseram que a desemprego aumentará em 0,6 ponto percentual em comparação com 2014, diante da contração econômica da região estimada em 0,3 por cento, pressionada pelo fraco desempenho do Brasil.
"A atual tendência regional de desaceleração econômica é preocupante, já que reduz os espaços para avançar na diminuição da pobreza e da desigualdade, duas importantes conquistas da região a partir do início da década passada", disseram as duas entidades em um documento.
"Somente com políticas claras e desenvolvimento produtivo a região será capaz de superar o contexto adverso que atualmente dificulta a expansão e gerar mais e melhores empregos para a inserção produtiva de sua força de trabalhol", disse a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.
No primeiro semestre de 2015, a taxa de desemprego atingiu 6,5 por cento na região, pressionada por nova queda nos níveis de ocupação e crescente aumento do número de pessoas em busca de emprego.




Ascom Força Sindical


PMDB qualifica PT de fratricida e quer se afastar de Dilma - Parte l




O PMDB apresentará no encontro da fundação do partido programa de golverno no qual faz o mais duro ataque recente ao PT. O documento culpa a “equivocada” política econômica de Dilma Rousseff por “todos problemas e dificuldades atuais” e sustenta que, ao contrário do que prega o Planalto, a crise “tem, sim, raízes ou causas internas”,  segundo a Folha de São Paulo. De acordo com a Folha, trata-se ainda de uma versão preliminar e ampliada, portanto sujeita a alterações. A peça começa a ser discutida entre dirigentes do partido nesta quinta-feira (29). O manifesto será apresentado em um congresso da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos vinculado ao partido, em 17 de novembro. Na avaliação do PMDB, o governo Dilma – do qual também faz parte – partiu de um “diagnóstico errado” na área econômica. “Não se compreendeu que a responsabilidade fiscal, embora condição necessária à estabilidade da economia, não se afigura motor do desenvolvimento econômico”.
Aliado do PT desde o primeiro mandato de Lula, o PMDB diz que o partido de Dilma trava uma “luta política fratricida” e busca sempre a diminuição de seu papel e de sua importância.
“Em função disso, é preciso que o PMDB passe a trilhar caminhos próprios, apartando-se, com elegância, do PT. O partido não pode estar atrelado aos insucessos do governo, ocasionados por decisões que, além de não terem sido suas, foram equivocadas.” O programa que passou pelas mãos dos principais caciques peemedebistas, contou também com a participação de economistas ligados ao partido, como Delfim Netto – um dos principais conselheiros do vice-presidente Michel Temer na área econômica, segundo a Folha.
O documento não poupa os partidos de oposição ao governo.  O PMDB afirma que eles cometeram um “erro de estratégia”, porque, “em lugar de ‘vender’ a si própria, suas ideias, suas bandeiras, seu programa, optou por fazer o enfrentamento político no campo do adversário”, informa reportagem da Folha.



Continua a seguir...

PMDB qualifica PT de fratricida e quer se afastar de Dilma - Parte ll




O PMDB apresentará no encontro da fundação do partido programa de governo no qual faz o mais duro ataque recente ao PT. O documento culpa a “equivocada” política econômica de Dilma Rousseff por “todos problemas e dificuldades atuais” e sustenta que, ao contrário do que prega o Planalto, a crise “tem, sim, raízes ou causas internas”,  segundo a Folha de São Paulo.De acordo com a Folha, trata-se ainda de uma versão preliminar e ampliada, portanto sujeita a alterações. A peça começa a ser discutida entre dirigentes do partido nesta quinta-feira (29). O manifesto será apresentado em um congresso da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos vinculado ao partido, em 17 de novembro.Na avaliação do PMDB, o governo Dilma – do qual também faz parte – partiu de um “diagnóstico errado” na área econômica.
“Não se compreendeu que a responsabilidade fiscal, embora condição necessária à estabilidade da economia, não se afigura motor do desenvolvimento econômico”, Aliado do PT desde o primeiro mandato de Lula, o PMDB diz que o partido de Dilma trava uma “luta política fratricida” e busca sempre a diminuição de seu papel e de sua importância.“Em função disso, é preciso que o PMDB passe a trilhar caminhos próprios, apartando-se, com elegância, do PT. O partido não pode estar atrelado aos insucessos do governo, ocasionados por decisões que, além de não terem sido suas, foram equivocadas.
”O programa que passou pelas mãos dos principais caciques peemedebistas, contou também com a participação de economistas ligados ao partido, como Delfim Netto – um dos principais conselheiros do vice-presidente Michel Temer na área econômica, segundo a Folha. O documento não poupa os partidos de oposição ao governo.  O PMDB afirma que eles cometeram um “erro de estratégia”, porque, “em lugar de ‘vender’ a si própria, suas ideias, suas bandeiras, seu programa, optou por fazer o enfrentamento político no campo do adversário”.




Informa reportagem da Folha.

Prazo de pagamento do IPVA para placas de final 9 termina nesta sexta




Os proprietários de veículos com placa de final 9 têm até esta sexta-feira (30) para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única, ou, para quem optou pelo parcelamento, pagar a terceira e última parcela. Já os contribuintes que possuem veículos com placa de final 0 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao prazo para pagamento da segunda parcela, que deve ser feito até 29 de outubro. Em nota, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou que, para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz-BA, pelo 0800 071 0071. O calendário de pagamentos do IPVA 2015 está disponível no site do órgão.




Bahia Noticias

Facebook eliminará notificações de jogos, diz Zuckerberg




O criador e diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira (28), durante sessão de perguntas e respostas realizada na Índia, que os engenheiros da rede social trabalham para eliminar as solicitações de jogos. "Ainda não tínhamos trabalhado para acabar com os convites porque tínhamos outras prioridades. Mas se é algo que incomoda as pessoas, vamos priorizá-lo.
Então, é o que estamos fazendo", explicou. De acordo com Zuckerberg, essa é uma das questões mais votadas para que ele responda. "Então, eu enviei uma mensagem à pessoa responsável pelo desenvolvimento de nossa plataforma e disse que é bom que esse problema seja solucionado logo", revelou. O CEO ainda não deu previsão de quando a mudança deve ocorrer e nem como ela deve ser funcionar.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mensagem do SINSERG ao Servidor Público




Uma justa homenagem para os homens e mulheres que fizeram o servir como missão de vida, dedicando seu dia a dia e seu trabalho, além de seus conhecimentos técnicos e experiencias profissionais.
Reconhecemos o imenso valor dos que fazem parte da administração pública e nos orgulhamos de conviver diariamente com os colegas servidores.
Nenhum município sobrevive e nenhum governo exerce o seu papel sem o corpo de servidores responsáveis pelo labor diário.
Cumprimentando você pelo dia do servidor público, agradecemos-lhe pela dedicação, comprometimento e responsabilidade com que exerce suas atividades, servindo Gandu e seu povo.



Adeilton Leal (Bozó) presidente e toda diretoria do SINSERG

Gandu - Servidores da saúde continuam com salários atrasados




Neste dia 28 de outubro, o servidor público está comemorando o seu dia. Mas, o servidor da saúde que trabalha em regime semi-escravo, lotado na CoofSaúde, a mesma cooperativa que já foi matéria do Fantástico, não está tendo motivo para comemorar, devido até o momento não terem recebido os seus vencimentos referentes ao mês de setembro.
Como se sentir motivado com suas contas atrasadas? Estes servidores que já são lesados por não receber o 13º nem férias, agora estão sem previsão de receber o mês trabalhado e tem que aceitar sem chances de reivindicar seus direitos, sujeitos a perder o emprego.
Até o momento em que fechamos esta edição, nossos colegas contratados, ainda não tinham previsão de quando receberiam seus vencimentos. vale salientar, que na próxima segunda-feira (02), completa-se mais um mês.


Mais uma vez deixamos o espaço aberto para o prefeito, secretário de saúde ou a Cooperativa caso queiram se pronunciar.

Câmara de Apuarema tem contas rejeitadas




As contas de 2014 da câmara de Apuarema, na gestão de Joedário de Jesus Santana, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (27/10), com imputação de multa no valor de R$2.500,00 e determinação de ressarcimento aos cofres municipais na ordem de R$15.915,46, com recursos pessoais, pela ausência de comprovantes de despesas.
As contas foram rejeitadas em função da indisponibilidade financeira na quantia de R$ 284,49 para quitação dos restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, em descumprimento ao disposto no art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, e da realização de despesas no montante de R$ 606.443,69, ultrapassando o limite previsto no art. 29-A da Constituição Federal.
Cabe recurso da decisão.

Fonte TCM


Atenção Gandu e Região!








TCM rejeita contas da prefeitura de Ilhéus por despesas com pessoal




O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (27/10), rejeitou as contas do prefeito de Ilhéus, Jabes Sousa Ribeiro, referentes ao exercício de 2014, em virtude da não adoção de medidas para recondução dos gastos com pessoal ao limite de 54%, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. O voto do conselheiro Fernando Vita foi acompanhando pela maioria dos conselheiros, havendo apenas uma abstenção.
A relatoria determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e imputou multa de R$ 8 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas e outra de R$ 67.050,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido o percentual das despesas com pessoal ao limite previsto na LRF. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 54.893,75, com recursos pessoais, referente a ocorrência de despesas com multas e juros por atraso no pagamento de contas (R$ 29.226,06), processo de pagamento não encaminhado (R$ 18.001,00) e pagamentos de multas junto ao DETRAN sem o respectivo reembolso (R$ 7.663,69).
Sobre as despesas com pessoal, no 3º quadrimestre de 2012, os gastos alcançaram o percentual de 69,39% da receita corrente líquida, sendo o município advertido a eliminar pelo menos 1/3 do percentual excedente no 2º quadrimestre de 2013 e o restante (2/3) no 1º quadrimestre de 2014. Apesar do esforço empreendido pelo prefeito, o resultado não foi suficiente para descaracterizar a irregularidade, já que no 1º quadrimestre de 2014 os gastos representaram 65,28% da RCL. Desse modo, verifica-se que a despesa de pessoal não foi reconduzida ao limite de 54%, não observando o que estabelecem os artigos 23 e 66 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao final do exercício de 2014, a despesa com pessoal da prefeitura alcançou o montante de R$ 169.758.768,92, correspondendo a 63,2% da receita corrente líquida de R$ 268.614.691,59, ultrapassando mais uma vez o índice de 54%.
Cabe recurso da decisão.



Fonte TCM

Luta das trabalhadoras: Outubro Rosa representa um marco para as mulheres




Outubro representa um marco para as mulheres, um alento na luta que travam diariamente para conquistar seu espaço. A campanha do Outubro Rosa, que trata da prevenção do câncer de mama, foi muito divulgada. “O mundo inteiro tomou conhecimento do tema”, destaca Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional da Mulher da Força Sindical. No Brasil, a cor rosa esteve presente no Congresso Nacional e nas ações desenvolvidas pelas entidades sindicais de diferentes categoria em cidades pequenas, médias e nas capitais dos Estados. “Também aumentou o número de mulheres que fazem o autoexame para verificar se têm a doença”, informa Auxiliadora. “Outro fato importante foi o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre a violência contra a mulher, que obriga os jovens a refletir sobre o assunto”, diz. Os dois temas são importantes para as trabalhadoras.
O Outubro Rosa, que tem como símbolo um laço cor de rosa, é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento começou em 1990, na 1ª Corrida pela Cura, em Nova York. Mas apenas em 1997 as entidades começaram a promover atividades voltadas ao tema.
Auxiliadora informa que as mulheres da Força vão apoiar a luta dos homens contra o câncer de próstata na campanha Novembro Azul. “Muitos trabalhadores já realizam este exame e, cada vez mais, precisamos aumentar este  número”, afirma.
Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17 de Novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O ‘Azul’ veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a doença. “A detecção precoce pode salvar vidas”, alertam os especialistas.



Ascom Força Sindical