Social Icons

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reflexão - A Lição da Borboleta


Um homem estava observando, horas a fio, uma borboleta esforçando-se para sair do casulo. Ela conseguiu fazer um pequeno buraco, mas seu corpo era grande demais para passar por ali. Depois de muito tempo, ela pareceu ter perdido as forças, e ficou imóvel.
O homem, então, decidiu ajudar a borboleta; com uma tesoura, abriu o restante do casulo, e libertando-a imediatamente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la, esperando que, a qualquer momento, suas asas se abrissem e ela levantasse vôo. Mas nada disso aconteceu; na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas, incapaz de voar.
O que o homem - em sua gentileza e vontade de ajudar - não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura foi o modo escolhido pela natureza para exercitá-la e fortalecer suas asas.
Algumas vezes, um esforço extra é justamente o que nos prepara para o próximo obstáculo a ser enfrentado. Quem se recusa a fazer este esforço, ou quem tem uma ajuda errada, termina sem condições de vencer a batalha seguinte, e jamais consegue voar até o seu destino.


Enviada por Sonaira D’Avila. 

PSDC e PTdoB realizaram reunião conjunta


Nesta sexta (30), aconteceu no auditório do centro empresarial Iguatemi, uma plenária, realizada pelas legendas PSDC e PTdoB, na oportunidade, foram discutidos diversos temas a cerca das eleições de outubro, principalmente, para aqueles que pretendem candidatar-se a algum cargo eletivo. Advogados do segmento eleitoral e contadores tiraram todas as dúvidas referentes à legislação em vigor para este ano.
Além dos presidentes estaduais das duas siglas, Antônio Albino e Dilma Gramacho, se fizeram presentes também, Rivailton Pinto (PTC), Dr. Lordello (PRP) e Josseval Rodrigues (PPS). Políticos de diversas Cidades da Bahia tiveram a oportunidade de assistirem uma verdadeira aula de ensinamentos quanto às leis eleitorais. Gandu estava representada, pelo Presidente municipal do PSDC, Adeilton Leal Santos (Bozó) e dos vereadores: Jai das Casas Populares (PSDC), Vei da Rádio (PTdoB), Uziel Barreto (PROS) e Junior Umburanas (PTN). De nova Ibiá estava o coordenador Luiz Eduardo. Já o deputado Sandro Regis, foi representado por Alison Amaral.


Câmara de vereadores de Gandu marcou presença em evento na capital


Atendendo ao convite do presidente estadual do PSDC Antônio Albino, uma comissão de legisladores Ganduenses, compareceu a plenária organizada por partidos da frente “Jorge Aleluia”, o presidente Uziel Barreto (PROS), acompanhado dos Edis: Junior Umburanas (PTN), Vei da Rádio (PTdoB) e Jai das Casas Populares (PSDC), além de participarem das palestras alusivas a legislação eleitoral, fizeram questão de prestigiar o amigo de Gandu, Antônio Albino, que é um ponto de referencia para diversos Ganduenses que precisam de procedimentos de saúde em hospitais de Salvador.
Como vasta experiência na vida pública, Uziel fez questão de enaltecer a capacidade e o preparo dos palestrantes que responderam a todas as perguntas formuladas pela plateia. As presenças do líder do prefeito ACM Neto no legislativo, Josseval Rodrigues (PPS) e do assessor do deputado Sandro Regis, Alison Amaral, traduzem a importância do evento, para quem milita na vida pública.



Compre no comercio de Gandu e ganhe prêmios



Proteja seus olhos durante o trabalho – Parte l


A cada 100 acidentes de trabalho, 90 poderiam ser evitados se fossem usados equipamentos de segurança adequados, segundo dados da Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira dos Estados Unidos. A segurança ocular no ambiente de trabalho é foco de constante preocupação no exterior. Nos Estados Unidos, são registrados mais de dois mil afastamentos ao dia por conta de problemas de visão. No Brasil, apesar de tímido, há um movimento por parte dos médicos oftalmologistas em divulgar alerta que visam reduzir o número de lesões. Cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas se acostumassem a utilizar acessórios de segurança, como óculos especiais para a função que exercem. “Principalmente aquelas que estão sujeitas a pó, faíscas, e ainda minúsculas partículas de metal, madeira ou plástico”. A informação é a principal arma para prevenir acidentes que normalmente causam limitações ou incapacidades, temporárias ou  permanentes, resultando em problemas para o trabalhador e também para o empregador. "É grande o número de atendimentos a pacientes que sofrem lesões durante o trabalho, principalmente traumas. Se houvesse prevenção apenas 10% dos acidentes oculares realmente ocorreriam.", diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care. Os óculos de proteção com lentes são o principal acessório de segurança para os profissionais. O oftalmologista explica que os mais utilizados são os com lentes de vidro temperado ou endurecidos, com três milímetros de espessura ou lentes com vidros laminados plásticos e coloridos. "Também podem ser feitos com a correção óptica adequada." As áreas com maior incidência de acidentes oculares são: metalúrgica, mineração, construção civil, mecânica, marcenaria, cerâmica, indústria química e alimentícia, pescaria, odontologia, indústria têxtil, transportes, salão de beleza e artes gráficas. No casos dos funcionários da indústria automotiva ou da construção, considerados os mais prejudicados, Neves diz que os problemas poderiam ser evitados com mais facilidade porque o mercado nacional já produz óculos de proteção para a maioria das ocupações industriais. Segundo ele, até mesmo professores deveriam usar óculos de proteção para privar os olhos da poeira do giz e, inclusive, do excesso de luz fluorescente a que ficam expostos.  Computador - Olhos irritados ou vermelhos, cansaço visual, sensação de areia nos olhos e visão embaçada são alguns dos problemas oculares gerados pelo uso excessivo ou errado dos computadores. "Chega um momento do dia em que a pessoa começa a sentir dificuldade para focar objetos e certo desconforto na vista", explica.

Continua...

Proteja seus olhos durante o trabalho – Parte ll


Para quem trabalha em frente a uma tela o dia inteiro, o oftalmologista recomenda estabelecer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador, piscando várias vezes. O ideal é sair da frente da tela e, de preferência, ir tomar um café em outro local ou olhar para uma janela. Prevenção - Na avaliação de Neves, infelizmente a prevenção ainda é muito precária porque a falta de compreensão e colaboração dos trabalhadores em adotarem estes equipamentos é muito grande. "Muitos reclamam que o equipamento atrapalha, incomoda, é feio, dificulta para ver detalhes. Isso também demonstra uma ignorância das consequências que a falta de segurança pode acarretar para sua vida", comenta. Do outro lado há empregadores que não adotam os equipamentos adequados por redução de custo ou falta de informação. "Vale ressaltar que o custo com a segurança é muito menor que a falta que o funcionário pode fazer no trabalho". Orientações - Mas independente de problemas na visão causados pelo trabalho, o fundamental é se prevenir. Pessoas que não usam óculos de grau nem lentes de contato deve fazer check-up da visão a cada dois anos, entre 20 e 35 anos. Já quem tem entre 35 e 45 anos deve redobrar os cuidados, indo uma vez por ano ao oftalmologista.  Dos 35 aos 55 anos é aconselhável medir a pressão ocular uma vez por ano, prevenindo o aparecimento de glaucoma. Depois dos 55 anos, mesmo quem enxerga bem - na medida do possível - deve consultar um especialista anualmente, a fim de investigar sinais de glaucoma e alterações relacionadas à idade, como catarata e degeneração senil da mácula. “Portadores de diabetes, de fatores de risco para glaucoma (histórico familiar ou afrodescendente) ou ainda quem tem sintomas como visão manchada deve ir mais vezes ao oftalmologista durante o ano”.


 Dorival Silveira Junior

Marco Prisco tem prisão revogada pela Justiça Federal


A Justiça Federal na Bahia revogou, na tarde desta sexta-feira (30), a prisão preventiva do vereador Marco Prisco, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia. A prisão foi substituída por medidas cautelares. Foi levado em consideração o fato do vereador possuir trabalho e residências fixas.
Apesar da liberação, ele terá que pagar 30 salários mínimos de fiança, não poderá frequentar quartéis nem ter contato com diretores de qualquer associação de policiais militares. Além disso, não poderá se ausentar da comarca de Salvador sem autorização prévia da Justiça, entre outras restrições.


Escreve Correio 24 horas

Relançamento da Campanha pela Redução Jornada de Trabalho para 40 horas semanais


No próximo dia 4 de junho de 2014, às 14h00, na Câmara dos Deputados (Auditório Nereu Ramos), Brasília – DF, será realizado um ato público com o objetivo de relançar a campanha pela Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários, promovido pelas centrais sindicais, Ministério Público do Trabalho, Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho, Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Associação Latino Americana de Advogados Trabalhistas, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, dentre outras organizações.
 A luta pela redução da jornada de trabalho é batalha histórica do movimento sindical e reivindicação central da nossa Pauta Trabalhista. Há anos a PEC 231/95, de iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), tramita lentamente pelo Congresso Nacional. O ato público que ora convocamos tem por objetivo recolocar à sociedade e ao parlamento a necessidade de se avançar na análise do projeto, que é de elevado interesse sindical e dos trabalhadores. Por outro lado, o relançamento da Campanha marcará a incorporação do Ministério Público do Trabalho e de várias organizações representativas dos juízes, procuradores e auditores fiscais do trabalho nas mobilizações, o que é fundamental para dar maior densidade à nossa luta.
 Convocamos todos a Brasília no próximo dia 4 de junho, para virarmos o jogo na luta pela redução da jornada sem redução dos salários e pela ampliação dos direitos dos trabalhadores. Contamos com a sua presença.

Atenciosamente,
Miguel Eduardo Torres (Presidente)

João Carlos Gonçalves Juruna (Secretário Geral)
Força Simdical

Novas turmas abertas para o programa Universidade para Todos


Atenção alunos contemplados no curso preparatório Universidade Para Todos, a Secretaria Municipal da Educação de Gandu, avisa que vai abrir um nova turma e com isso novas matrículas serão aceitas no período de 02 a 06 de junho de 2014.
Os alunos selecionados deverão levar os seguintes documentos:
RG, CPF, comprovante de residência atual, histórico Escolar da 5ª a 8ª séries, Declaração de matrícula para alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio ou 4º ano do ensino profissionalizante.
Local: Secretaria Municipal da Educação, que fica localizada na entrada da cidade (antiga Gandu Motor) ao lado do Fórum.
Horário: das 08h às 11h30min e das 14h às 16h30min




ASCOM – Assessoria de Comunicação Municipal

Decreto estabelece expediente nas repartições públicas estaduais durante a Copa


O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (29), o decreto 15.161, que define os horários do expediente nas repartições públicas do governo estadual durante os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Foi decretado que o expediente nos órgãos estaduais nos dias 12 (quinta-feira) e 17 de junho (terça-feira) será das 8h às 14h, em virtude dos dois jogos da Seleção Brasileira, que serão no período da tarde, em outras cidades-sede.
Nos dias 13 de junho e 1º de julho, o expediente será das 8h ao meio-dia. Nestas datas, a Arena Fonte Nova receberá partidas entre Espanha x Holanda e um jogo das oitavas de final, respectivamente.
Nos dias 16 e 25 de junho, em regime de compensação, não haverá expediente nas repartições públicas do Governo do Estado, pois nestas datas, também na Arena Fonte Nova, serão realizadas, às 13h, as partidas entre Alemanha e Portugal, na segunda-feira, e Bósnia e Irã, quarta-feira.
Corpus Christi e São João: De acordo com Instrução Normativa n° 009/2014, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (27), também em regime de compensação de horas, o expediente nos dias 20 e 23 de junho, sexta e segunda-feira, será suspenso. A primeira data é subsequente ao feriado Corpus Christi (19 de junho) e a segunda, véspera de São João (24).


SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gandu – Prefeito Muda de opinião e nomeia novo secretário de saúde.


Nos últimos dias, o assunto mais comentado, foi quanto à ida de Danilo Meirelles (PT), para a pasta da saúde, em substituição a Rosângela Rodrigues, não por fazer pré-julgamento da competência do cidadão que já acumula os cargos de chefe de gabinete e secretário de administração, mas, se assim procedesse, o prefeito Ivo Peixoto, estaria admitindo que em seu grupo político existam poucas pessoas competentes.
Para a surpresa de todos, o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), estará nomeando nas próximas horas e, apresentando oficialmente na próxima segunda (02), como secretário da saúde do município, o jovem, Ronaldo Matos Santos Filho (Ronaldinho), filho do empresário Ronaldo Matos (Rona) e da contadora Mary. Ronaldinho, como é conhecido, é formado pela Faculdade Estácio de Sá em Farmácia e Bioquímica e atualmente exercia o cargo de gerente da assistência farmacêutica do município. Para alguns, o momento seria de entregar o setor da saúde, que está vivendo um verdadeiro caos, a uma pessoa mais experiente, para outros, o nome de Ronaldinho surge como um choque de gestão, para dar novos ares à administração publica que vem sendo alvo de denuncias e escândalos.
Nós enquanto cidadão, desejamos sucesso ao jovem Ganduense, neste grande desafio e, esperamos que o gestor lhe proporcione condições de trabalho, delegando poderes e cobrando resultados.
Com informações de: O Manifesto do Cidadão e da Gandu FM.
Foto: Facebook



Convite especial



Teolândia – Prefeito garante a realização da tradicional festa da banana


A festa da banana está garantida, segundo palavras do próprio gestor do município, Lazaro (PMDB), durante uma entrevista concedida ao comunicador, Uesque Silva da FM Vitória, nesta quinta (29). Mesmo antes da entrevista, estivemos pessoalmente com o jovem prefeito, que nos afirmou, que apesar da queda na receita devido às despesas com as contra partidas dos programas federais, tem honrado os pagamentos em dias, tanto com os servidores, como com fornecedores, além de tocar importantes obras em todo município.
Segundo o peemedebista, conseguiu 1.300,000,00 (um milhão e trezentos mil reais), para calçamento em Ruas da sede e, mais 300.000,00 (trezentos mil reais), também para calçamento no povoado de Burietá, além da tão sonhada agua tratada, para atender a população daquela localidade. Na área esportiva, foram adquiridas, duas quadras poliesportivas, sendo uma para o São Paulinho e outra para o Auto. Ainda segundo Lázaro, já foi licitado a construção do centro esportivo e ambiental, que contará com a construção do estádio municipal, escola, teatro e unidades residenciais em uma área de 09 hectares, comprada pelo governo, além das construções já em andamento de uma escola, uma creche e um galpão para ser instalada a indústria de palmilhas que funciona no ginásio de esportes. Para servir aos produtores Rurais, estão sendo providenciados, 03 tratores exclusivamente para este fim.
Quanto à realização da festa da banana, o Alcaide afirmou que não poderia deixar de se esforçar para manter esta tradição que gera divisas para o município, atraindo milhares de pessoas de todo o estado. Apenas limitou a quantidade dos dias dos festejos, para não comprometer a saúde financeira do município, seguindo orientações do MP. A edição da festa da banana deste ano, contará com grandes atrações a exemplos de: Asas Livres, Sem Retoque, Adão Negro, Harmonia do Samba, dentre outras, de 11 á 15 de junho.


PV aprova apoio a Paulo Souto


O PV aprovou na noite desta quinta-feira (29), em reunião realizada na sede do partido, no Rio Vermelho, em Salvador, um indicativo de apoio a Paulo Souto (DEM), pré-candidato ao governo do Estado pela chapa das oposições. Segundo o presidente regional da legenda, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, a confirmação da aliança dependerá do aval do ex-governador. “Vai depender da análise dele. Vamos entregar um documento com 43 questões, relacionadas à sustentabilidade. É uma pauta mínima do ponto de vista do partido. O apoio a [ACM] Neto se deu exatamente nas mesmas condições”, disse. Ainda de acordo com Lacerda, a quantidade de propostas que condicionam o apoio do PV ao programa de Souto tem o simbolismo de ser “o número do partido”. A previsão da sigla é de que o acordo seja completamente fechado nesta segunda-feira (2). “A expectativa é de que ele aceite os pontos que propomos. As alianças fazem parte de todo o jogo eleitoral, mas no sentido partidário, além da questão de meio ambiente, há outros aspectos ricos e importantes, como educação, tecnologia, saúde”, argumenta Lacerda. Se efetivada, a coligação já será confirmada na segunda, no entanto, o PV fará um evento formal para anunciar o apoio. “Se essa aliança acontecer, vamos querer celebrar com a militância e com outras figuras do mundo político”, ressalta.


Escreve, Bahia Noticias

Justiça suspende propaganda antecipada do PT

 

A juíza eleitoral Maria do Socorro Barreto Santiago concedeu liminar, suspendendo a propagada partidária do PT, na qual o ex-presidente Lula faz proselitismo ao lado do pré-candidato petista à sucessão do governador Jaques Wagner. A magistrada atendeu representação do partido Democratas, que denunciou o uso do horário político como antecipação de campanha. “É abusar da inteligência alheia, usar o horário partidário para fazer campanha eleitoral, quando a legislação é clara ao determinar que a campanha no rádio e na tevê só começa em agosto. Vamos respeitar a lei, minha gente. O jogo democrático tem regras”, comentou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.
Escreve, Política Livre

Força Sindical participa da abertura da 103ª Conferência da OIT


A Delegação da Forca Sindical participou da abertura dos trabalhos da 103º Conferência Internacional da OIT, realizada em Genebra. Os dirigentes da Central tiveram participação em todas as comissões importantes da Conferência sobre Normas da OIT, Emprego, Informalidade e Trabalho Forçado.
Durante as atividades de abertura dos trabalhos da OIT, a Forca Sindical e as demais centrais manifestaram profunda preocupação com a ingerência e intervenção do Estado Brasileiro na negociação coletiva (Ministério Público e poder judiciário). “Não podemos permitir que os órgãos públicos interfiram de forma arbitrária nas negociações que envolvem os interesses dos trabalhadores”, defendeu o secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza (o Neco).
O sindicalista ressalta que durante a Conferência, as centrais sindicais brasileiras apresentaram uma reclamação formal a OIT por violação ao artigo 24 e a convenção 154, que tratam do tema. “Precisamos mostra nossa insatisfação com as ações que precarizam as negociações entre capital e trabalho”.


ASCOM Força Sindical

FIFA nunca mais fará Copa no Brasil, diz Ronaldo.


O ex-atacante da seleção brasileira afirmou que sente vergonha pelos atrasos na preparação para a Copa e pela imagem que o Brasil está passando para o exterior. O “Fenômeno” avisou ainda que dificilmente se voltará a realizar o evento no país, escreve a Folha de São Paulo.
“Ninguém aqui vai ver outra Copa no Brasil. Não vai ter. Até porque a FIFA vai ficar muito traumatizada (com os problemas na preparação)”, afirmou o ex-jogador. Ronaldo, que também é membro do Comité de Organização Local (COL), se mostrou envergonhado com o país, em relação à construção das infraestruturas.

“Minha vergonha é pela população, que esperava grandes investimentos, esse grande legado, para eles mesmos, para a gente mesmo, para a população, a reforma dos aeroportos, a mobilidade urbana, tudo o que foi prometido e não foi entregue. Os estádios estão aí. Mal ou bem, vão estar prontos”, afirmou o ex-atacante.

Dilma receberá plano do PT para criar controle da mídia


O programa do PT que será apresentado à presidente Dilma Rousseff defende o controle de conteúdo da mídia. O assunto ainda não chegou às reuniões de coordenação da pré-campanha reeleitoral, mas a regulamentação econômica da mídia será um dos temas de debate na hora da preparação do programa de governo, a ser levado para discussão com os partidos aliados. Dilma, sempre que indagada, afirma que é a favor da regulamentação do controle econômico da mídia, mas ressalva que jamais concordaria com controle de conteúdo. “O melhor controle é o controle remoto”, reitera a presidente, sempre que este assunto vem à baila. Embora defenda a regulamentação econômica da mídia, qualquer tratativa mais profunda sobre o tema, de acordo com interlocutores da presidente, será feita no Congresso. O tema é considerado “muito polêmico” e de baixo dividendo político. Além disso, quando a discussão chegar ao Congresso, terá de enfrentar muitos parlamentares que são donos de empresas de comunicação, além de outros que não querem comprar a polêmica. Ainda assim, antes que se pudesse pensar em encaminhá-lo ao Congresso, interlocutores da presidente lembram que o projeto teria de ser discutido com a sociedade. Um dos interlocutores da presidente Dilma disse que a proposta apresentada pelo PT foi “genérica”. Mas ressaltou que a ideia é discutir a democratização da mídia e sugeriu como modelo a regulamentação que existe nos Estados Unidos, onde um empresário do setor precisa escolher se quer ter uma rádio, uma empresa de jornal ou uma de televisão. Há quatro anos, Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação Social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, elaborou uma proposta, que deixou no Planalto para ser levada ao Congresso. Dilma, no entanto, embora desde aquela época reiterasse o discurso de que é a favor da regulação econômica e contra a de conteúdo, preferiu deixar o polêmico projeto de lado.


Escreve, Tânia Monteiro, Agência Estado.

Barbosa confirma afastamento do STF no fim de junho


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, acaba de confirmar que deixará a Corte máxima da Justiça no País. Ele discursou no plenário do Supremo na tarde desta quinta-feira, 29, alegando que o afastamento das funções será no final de junho por uma decisão pessoal. Em uma fala curta e objetiva, Barbosa lembrou o julgamento do mensalão como seu maior feito no Supremo. "Tive a felicidade, a satisfação e alegria de passar a compor essa Corte no que talvez seja seu momento mais fecundo de maior importância no cenário político institucional do nosso País", afirmou. Barbosa também se disse "deveras honrado" por ter feito parte do colegiado do STF.
O anúncio foi comentado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que desejou "boa sorte" a Barbosa nas próximas empreitadas. Segundo Mello, Barbosa deixa o posto devido a problemas de saúde - o ministro sofre de uma doença na coluna -, mas o presidente do Supremo não comentou a motivação para deixar o cargo. "Como mais antigo da sessão, registro sentimento a princípio pessoal, mas que creio ser também dos demais colegas. A cadeira do Supremo tem uma envergadura maior", disse Mello. "Vossa excelência foi relator de uma ação penal importantíssima do que o Supremo, como colegiado, veio a afirmar que a lei é lei para todos e que processo em si não tem capa, processo tem conteúdo", recordou.
Mello lamentou a saída do colega de Corte, afirmando que ocupar uma cadeira no Supremo é uma honra para a vida toda. "Lamento a saída, porque penso que devemos ocupar a cadeira até uma décima hora, mas compreendo a decisão tomada, até mesmo a partir do estado de saúde de vossa excelência".

Escreve Agencia Estado. 

SSP apresenta em Porto Seguro centro integrado móvel


Com o objetivo de ampliar e integrar a segurança nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e adjacências – municípios que receberão as seleções da Alemanha e Suíça durante a Copa do Mundo FIFA 2014, será apresentado nesta sexta (30), às 9 horas, à imprensa, no 8º Batalhão da Polícia Militar, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) móvel.
Ela irá monitorar os centros de treinamento das seleções, hotéis, pontos turísticos, entradas e saídas das cidades, entre outros pontos estratégicos. As cidades receberão, além dos turistas brasileiros e estrangeiros, cerca de 300 jornalistas de veículos de comunicação do Brasil e do exterior.
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que já se encontra em Porto Seguro, fará a apresentação do CICC móvel, acompanhado do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Segurança Pública da Bahia

1º Fórum Regional do Esporte


Na noite desta quarta (28), aconteceu o 1º fórum regional do esporte, no auditório do CETEP. O evento contou com as presenças de várias autoridades, a exemplo do prefeito de Gandu Ivo Peixoto (PCdoB) e Lázaro (PMDB) de Teolândia, além dos vereadores: Robério Marambaia (PRB), Ana Rita e Adriano Costa (PCdoB), como também de diretores de esportes de diversos municípios da Região.
Na oportunidade o público presente, teve a oportunidade de está frente a frente com o ex-jogador de futebol Raimundo Nonato, ou simplesmente Bobô, campeão brasileiro em 88 pelo Bahia e com passagens em grandes clubes a exemplo de: Flamengo e São Paulo. Bobô que foi revelado pela catuense na década de 80, veio a Gandu a convite do gerente de esportes do município, Fábio Rodrigues (Bicudão), em parceria com a Associação Amigos da Bola de Teolândia.
Depois das falas das autoridades, o craque fez um resumo da sua passagem frente à SUDESB, de 2007 á 2014, onde se afastou recentemente, para concorrer a uma cadeira na assembleia legislativa nas eleições deste ano. Bobô ainda falou sobre os diversos projetos que existem nos governos estadual e federal, restando apenas que os prefeitos estejam atentos e correndo atrás, para trazer para suas respectivas Cidades. A plateia teve a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas a cerca do esporte no estado, o que foi prontamente respondido pelo ícone. No final, quando se preparava para ser entrevistado pelo repórter Nilson Moura da FM Vitória, fomos apresentado ao craque pelo gerente de esportes, que em um descontraído bate papo, ficou feliz em saber que desde quando o mesmo atuava na Catuense, que acompanhávamos sua trajetória vitoriosa, ao escalarmos o time da época formado por: Veludo, Zanata, Lamêu, Hermes e Miguel, Paulo Rodrigues, Toté e Bobô, Naldinho, Robsom e Sandro, o palestrante ficou emocionado, nos garantindo que iria comunicar a Antônio Pena e a diretoria do clube que o revelou, que em Gandu a história da Catuense é reconhecida. Garantindo-nos que nos enviará através do nosso amigo Bicudão, uma camisa oficial do seu ex-clube. Apesar de não o acompanhar politicamente, desejamos sucesso neste novo desafio, Bobô será apoiado em Gandu, pelo próprio Bicudão, familiares e amigos. 

Gandu - Hospital passou por reforma fantasma


De acordo a nota fiscal nº  00269, foi adquirido pela secretaria de saúde os seguintes materiais de construção:
15 sacos de cimento, 200 latas de pó de pedra, 100 latas de brita gravilhão, 500 latas de areia preta, 1.000 blocos, 35 pacotes de argamassa, 500 latas de areia lavada, 500 tijolos, 15 tubos para esgoto, 130 metros de cerâmica.
Segundo informações da própria secretária da pasta, através do oficio nº 0730 de 18/12/2013, esses materiais foram utilizados na reforma do hospital Nelson David Ribeiro.
Seria cômico se não fosse tão sério, uma saúde que falta remédios para diabéticos e hipertensos, aparelho para aferir pressão e até mesmo material para curativos, quer convencer a população de que o hospital municipal passou por uma reforma recentemente. É querer subestimar a inteligência das pessoas.
Reforma na citada unidade de saúde neste período, só se foi uma reforma fantasma.
Com a palavra o conselho de saúde.







AGADEF Convida



Gandu – Prefeitura usa força policial contra trabalhadores


Vendedores ambulantes que trabalhavam nas imediações da cooperativa foram retirados por prepostos do governo municipal, acompanhados de policias fortemente armados nesta terça feira (27). Na noite da ultima segunda (26), uma comissão compareceu a câmara de vereadores, para reivindicar que os parlamentares, intercedessem por eles junto ao prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), que teima em proibi-los de trabalhar para sustentar suas respectivas famílias. Na ocasião, os camelôs, ouviram do líder do governo na câmara, que no dia seguinte iria procurar o secretário responsável pela pasta, para que relocasse os mesmos pra um local adequado.
Para a surpresa dos trabalhadores, na manhã seguinte, eles receberam a presença do secretário de agricultura e comercio do município, não para resolver a situação, mas sim acompanhado de polícias militares para proibi-los de exercer suas atividades comerciais.
Temos consciência de que é necessária a reorganização da feira livre, mas não aceitamos que pessoas de bens sejam retiradas dos seus locais de trabalho, sem que consiga outro local para que possam lutar pelas suas sobrevivências. Como também, não vamos nos furtar de afirmar, que a polícia militar deveria está preocupada com a segurança dos cidadãos de bem e, não intimida-los como se fossem marginais.


Convocação


Os presidentes estaduais dos Partidos: PSDC e PT do B convocam os vereadores, presidentes municipais e pré-candidatos a deputado federal e estadual, para uma reunião que acontecerá no auditório do centro empresarial Iguatemi, nesta sexta feira (30) ás 09 horas, para tratar de assuntos relacionados à eleição de 2014.
O não comparecimento será considerado falta gravíssima de acordo o estatuto partidário.


Cordialmente: Antônio Albino e Dilma Gramacho 

Solidariedade nacional determina apoio a Paulo Souto


A executiva nacional do Solidariedade decidiu nesta quarta (28),  recomendar à direção do partido na Bahia que faça uma reunião extraordinária a fim de anunciar o apoio ao candidato do DEM a governador, Paulo Souto. Informações de amigos nossos ligados a Paulinho da Força dão indícios de que  o presidente estadual do Solidariedade, Marcos Medrado deverá seguir a determinação da nacional. Vale salientar que em Gandu o partido tem o comando do Vereador Junior Matos, que faz parte da bancada do governo Ivo Peixoto (PCdoB), mas caso se confirme esta determinação, terá também de acompanhar os Democratas nas eleições de outubro, o que contraria seu chefe que apoia o candidato Rui Costa do PT.  

Comerciantes e clientes reclamam das condições dos sanitários do mercado municipal


No jornal da 103 da FM Vitória, desta quarta (28), dezenas de pessoas entre comerciantes e clientes, “botaram a boca no trombone”, reclamando da situação em que se encontram os sanitários por eles utilizados no mercado municipal. Todos culparam a administração municipal, bem como os vereadores, que segundo os denunciantes, não comparecem para fiscalizar as dependências da feira. Um açougueiro chamou atenção do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), que segundo ele, garantiu durante a campanha eleitoral, que os banheiros públicos seriam semelhantes aos das empresas de sua “propriedade”, quando o que está acontecendo, é uma realidade completamente diferente. Ainda no seu desabafo, o comerciante bradou: “quero dizer ao nosso prefeito, que quem tá falando aqui, não é uma pessoa que votou contra não, mas sim uma pessoa que fez campanha pro senhor e está decepcionada com sua administração”.
Durante a entrevista executada pelo competente repórter Nilson Moura, todos que se pronunciaram foram unanimes em afirmar que a feira livre está esquecida pelo poder público, que iniciou a construção de novos banheiros e não deu continuidade, fazendo com que eles sejam obrigados a se arriscarem em serem contaminados, devido à precariedade do local.
Com a palavra a vigilância sanitária e as secretarias de obras, de agricultura e comercio e a “atuante” vigilância sanitária. 


Prefeitura apresenta Plano de Cargos e Vencimentos


Servidores de Salvador poderão ter novo Plano de Cargos e Vencimentos após 12 anos de luta. A proposta, construída pela Prefeitura e representantes da categoria, deverá ser enviada à Câmara de Vereadores até o final da semana, quando for finalizado o entendimento com profissionais da educação. Os detalhes foram apresentados à imprensa nesta segunda-feira (26) pelo prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Gestão, Alexandre Pauperio, em coletiva no Palácio Thomé de Souza. Serão contemplados cerca de 10 mil servidores da administração. Foram mais de 100 horas de diálogo com sindicatos e associações. A proposta prevê enquadramentos por tempo de serviço em 2015 e 2016, contemplando todos que possuem mais de três anos de serviço. A Gratificação por Avanço de Competência de todos será de 40% do vencimento básico, independente do tempo de serviço. Para os agentes de trânsito da Transalvador, foi concedido um adicional ao plano com o reajuste da gratificação de incentivo à educação no trânsito em 20% do vencimento básico para agosto deste ano.
O prefeito afirmou durante o evento que a valorização dos servidores foi um compromisso assumido antes mesmo do início da gestão, e só foi possível após um árduo trabalho para organização das finanças. “Conseguimos reduzir despesas com terceirizados e cargos comissionados exatamente para termos margem para valorizar os servidores. Corrigimos distorções e defasagens em várias carreiras e, com isso, teremos nova motivação para os profissionais. Tínhamos dívidas históricas com a categoria e, agora, poderemos equacioná-las: os planos de saúde e odontológico, que já são realidade, e agora o Plano de Cargos e Vencimentos.” A expectativa é que o projeto de lei seja votado pelos vereadores até o dia 10 para que os reajustes possam valer já na folha de junho, retroativo a maio. Falta somente finalizar o entendimento com profissionais da educação para que a proposta passe para apreciação. Os valores de vencimentos básicos definidos representam ganhos significativos para todos os cargos constantes no plano, corrigindo distorções históricas, recompondo perdas acumuladas e padronizando gratificações. “A Prefeitura apostou desde o começo no diálogo. Falamos o que era possível fazer, o que tinha respaldo legal, os impactos estimados dessas ações. Chegamos a um consenso possível que atende a todas as categorias. É um momento ainda de definição da nossa receita, e é preciso valorizar esse empenho. Temos negociações ainda em andamento com a educação através da APLB Sindicato, e até o final da semana, enviaremos o projeto de lei à Câmara de Vereadores, quando será estimado o impacto orçamentário dessas medidas”, observou o secretário Alexandre Pauperio.
AGECOM Prefeitura de Salvador



Oposição derrota governo e aprova projeto que promove melhorias no Bolsa Família


O governo uniu seus representantes no Senado para tentar derrotar, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto do senador Aécio Neves, que promove aperfeiçoamentos no programa Bolsa Família. O projeto busca alterar altera a Lei nº 10.836/2004 para estabelecer que a concessão dos benefícios do Bolsa Família tenha caráter temporário e não gere direito adquirido. Determina também que a elegibilidade das famílias deve ser obrigatoriamente revista a cada período de dois anos, assim como prevê que mesmo que a condição de elegibilidade da família seja alterada, ela ainda poderá se beneficiar do programa por no mínimo seis meses. O senador Alvaro Dias, presente à reunião da CAS, apoiou a proposição e defendeu a aprovação do relatório da senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás. Por dez votos a nove, os senadores da Comissão rejeitaram o projeto apresentado pelo Líder do PT, Humberto Costa, que além de modificar a proposição original, tentava impedir que o PSDB promovesse melhorias no programa Bolsa Família. Neste projeto, entretanto, o PT acabou sendo derrotado.
O partido da presidente da República costuma veicular mentiras em propagandas e discursos de candidatos, afirmando que adversários acabarão com o Bolsa Família. Na verdade, o partido do governo impede que sejam aprovados projetos para aperfeiçoar e aprimorar o Bolsa Família, como forma de manter argumentações fantasiosas sobre as perspectivas do programa caso a oposição vença as eleições. É o caso, por exemplo, do projeto do senador Aécio Neves que busca tornar o Programa Bolsa Família uma política de Estado, consagrada na legislação federal, e não somente uma ação de governo, baseada em portarias e decretos. Esta proposição ainda não foi votada por conta de boicote da bancada governista.

Escreve, Assessoria do senador Agripino Maia

Papa Francisco diz que celibato pode mudar


O papa Francisco disse nesta terça-feira, 27, que as regras do celibato clerical podem mudar e admitiu a possibilidade de a Igreja ter novos papas eméritos, a exemplo de Bento XVI, que renunciou ao trono de Pedro em 2013. A declaração foi dada a jornalistas durante o voo de retorno a Roma depois da visita à Terra Santa. "Eu farei o que o Senhor me disser para fazer: orar e buscar a vontade de Deus. Creio que Bento XVI não seja um caso único. Haverá outros ou não? Só Deus sabe, mas essa porta está aberta", afirmou o papa ao ser questionado se tomaria a mesma decisão que seu antecessor caso sentisse um dia não ter mais forças para exercer o papado.
"Há 70 anos não havia bispos eméritos. O que ocorrerá com os papas eméritos? Creio que devemos ver Bento XVI como a uma instituição que abriu uma porta: a dos papas eméritos", disse Francisco após a visita de três dias pelo Oriente Médio com uma agenda repleta de encontros e riscos à segurança. "Creio que o papa que sente que suas forças diminuem deve se fazer as mesmas perguntas que se fez o papa Bento XVI." Durante a viagem, Francisco se encontrou com o patriarca ortodoxo grego de Constantinopla, Bartolomeu I, na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Durante a entrevista, Francisco foi questionado sobre o que se podia aprender com os ortodoxos, "por exemplo, sobre o celibato". Francisco lembrou que a Igreja Católica tem padres casados. "Existem no rito oriental. O celibato não é um dogma de fé, é uma regra de vida que eu aprecio muito e creio que seja um dom para a Igreja." Em seguida, o papa deixou claro que mudanças podem ocorrer na regra do celibato: "Não sendo um dogma de fé, sempre está a porta aberta."
Em seguida, o papa disse que não tratou do celibato com o patriarca ortodoxo. O papa Bergoglio revelou que o tema da conversa com o líder cristão oriental foi a unidade entre as duas igrejas, o que, segundo Francisco, não se constrói em um congresso de teologia. Para caminhar em direção a essa unidade, Francisco citou a necessidade de resolver "o problema da data da Páscoa", pois muitos ortodoxos vão à Igrejas católicas e vice-versa. "Conversamos sobre o concílio pan-ortodoxo para que se faça algo sobre a data da Páscoa. Porque há uma situação um pouco ridícula: Quando ressuscitou teu Cristo? O meu na semana que vêm. E o meu, em vez disso, na semana passada. A data da Páscoa é um símbolo de unidade."


Escreve Agencia Brasil

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Convite especial


Gandu – Vereadores Governistas tentam confundir a população


Nas ultima sessões, é notável as atitudes dos vereadores que dão sustentação ao governo, em tentar colocar a opinião pública contra os pares que não aceitam ser submissos a administração. Alguns, até que sabem disfarçar ou realmente também não estão satisfeitos com o tratamento que vêm recebendo, como é o caso de Junior Matos (SDD), que aderiu ao governo, esperando oportunidades de desenvolver um trabalho voltado para sua base eleitoral e, está assistindo apenas os colegas do PCdoB alçarem vôos.
Outros que ainda estão na esperança de também serem “agraciados” pelo prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), estão seguindo as ordens do líder da bancada governista, a exemplo de José Antônio Jú (PMDB), que ao iniciar as sessões sempre ouve um “cochicho” do seu superior e segue a risca as ordens. Dos 04 Edis do partido comunista, os que se destacam na encenação, são os dois professores, Wendel Reis e Emetério Palma, que pousam de vítimas, como se eles estivessem sendo destratados pela oposição, quando na verdade, eles é que estão sendo omissos, aos fatos duvidosos que estão a acontecer no 1º andar do prédio do Banco do Brasil. Nas suas vontades, o presidente Uziel Barreto (PROS) e os demais parlamentares que estão defendendo o erário público, deveriam também fechar os olhos para as irregularidades que rondam a “corte” comunista.
Aguardem, na próxima edição, alguns motivos que fazem com que estes vereadores não aceitem críticas ao governo.




Gandu - Vendedores ambulantes procuram ajuda do legislativo


Uma comissão formada por 03 membros representando os camelôs que comercializam ao lado do cais do Rio Gandu, nas proximidades da Central do Adubo, compareceu á câmara de vereadores nesta segunda (26), a fim de solicitar dos parlamentares que intercedam por eles junto ao executivo municipal. Segundo os trabalhadores autônomos, há algum tempo estão sendo perseguidos pela administração publica que tenta proibir que exerçam suas atividades. Um dos ambulantes conhecido como Jai, relatou que comercializa nas Ruas da Cidade há mais de 12 anos e, seus colegas há mais de 06 anos, por falta de emprego no mercado formal.
Ainda segundo os trabalhadores, prepostos da prefeitura levou policiais militares armados para intimida-los, o que convenhamos é um absurdo, chamar a polícia para cidadãos de bem, o que também não fica bem pra corporação atender um chamado deste tipo.
Os 13 vereadores ouviram atentamente as reivindicações dos pais de família, que buscam apenas o direito de trabalhar. O líder do governo no legislativo, Emetério Palma (PCdoB), se comprometeu em procurar o secretário da agricultura e comercio, Francisco Calheira, para que este possa atender as demandas dos vendedores, o que achamos acertada a proposta do parlamentar. Porém, para a surpresa de todos, nesta terça feira (27), policiais militares, voltaram ao local solicitando aos comerciantes que desocupassem á área.
Na próxima edição, traremos o resultado desta situação.




Nota Oficial - Não aceitamos as tentativas de setores do governo que querem criminalizar os movimentos sociais


A direção da Força Sindical vem a público repudiar as tentativas, com ranço autoritário, de inibir e criminalizar os movimentos sociais no País. Artifícios como multar, e buscar soluções nas instâncias da Justiça, é uma forma ditatorial de amordaçar as legítimas manifestações organizadas pelos sindicatos, associações e movimentos populares.
O governo, atropelado pela pressa, está, infelizmente, caindo no terreno da intolerância, através de suas atitudes com viés autoritário, para calar as livres e legítimas manifestações de rua. A prisão do líder do movimento grevista dos policiais da Bahia, bem como bloquear contas de associações de policiais de Pernambuco, são atitudes típicas de um governo que não aceita as livres manifestações.
Não restam dúvidas de que tais atitudes nada mais são do que tentativas do governo de reprimir as demandas da população. Aproveitando-se do atual momento de aumento de legítimas greves e atos por melhorias no País, setores do governo visam unicamente criminalizar as manifestações e atos públicos reivindicatórios.
O bom senso pede que as ações sejam debatidas com racionalidade, baseadas no princípio da razoabilidade. O governo precisa entender que a livre manifestação é um dos princípios da democracia, que tem como um de seus pilares o debate ao contraditório.
Vale ressaltar que a livre manifestação está resguardada na Constituição brasileira. É importante destacar que vandalismo em atos públicos, ou em quaisquer outras situações, são inaceitáveis. Precisamos estar vacinados contra o vírus das tentações autoritárias.
A Força Sindical defende manifestações democráticas e pacíficas, como as que realizam há mais de 22 anos.


Miguel Torres – Presidente da Força Sindical

Continua a derrubada de arvores pelo governo municipal


Enquanto em outros municípios os gestores estão preocupados em incentivar a população á plantar arvores, em Gandu o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), continua autorizando o "desmatamento urbano" nas praças da Cidade. Assim aconteceu com as arvores da praça, João Pedro dos Santos, subida da Rua Heitor Guedes de Mello (ao lado do posto Leal) e na área eterna da secretaria de obras (antigo SAAE). Desta vez as vítimas fora as históricas amendoeiras da Praça 28 de julho, em frente a Cooperativa, que emprestavam suas sombras as pessoas que esperam transporte para o distrito de Água Preta.
No local está sendo construída uma rotatória que dar acesso a feira livre, o que é de fundamental importância, o que é inaceitável é um governo autorizar a derrubada de arvores históricas sem que seja realizado um replantio de outra. Na sessão desta segunda feira (26), o vereador Vei da Rádio (PTdoB), se pronunciou a este respeito, afirmando que o gestor municipal, retirou as árvores para colocar um porte em seus lugares. Segundo o parlamentar a escolha de postes ao invés das árvores por parte da prefeitura seria porque, a colocação de portes dar dinheiro enquanto as árvores fornecem "apenas" oxigênio.
Em nossa opinião, a construção da rotatória será benéfica para a população, porém não seria necessária a retirada das árvores, ao menos que fossem plantadas outras de menor porte no mesmo local.

Com a palavra os órgãos e entidades defensoras do meio ambiente.   

Informe AMOTOGAN


A partir do mês de junho, todo moto taxi deverá está padronizado com coletes refletivo e padronização da moto;
Venda e compra de vagas só é valido com assinatura do vendedor, do comprador, do presidente e 03 testemunhas e, registrada em cartório;
As placas dos pontos de regulamentação, a prefeitura já mandou fazer e está quase pronta;
Terá placas de sinalização em nome da AMOTOGAN para o moto taxi trabalhar nas festas juninas;
Moto taxi que se acidentar receberá medicamentos e alimentos até voltar às atividades, caso seja o cliente o moto taxi será responsável pelas despesas do cliente;
Parceiros da AMOTOGAN: Doutora Irismá, Wendel Reis, Emeterio Palma e Uziel Barreto;
Nosso escritório estar montado com tudo que é de direito: Poltrona, cadeiras, mesa, ventilador, relógio de parede, bebedouro e muito mais;
Todos os pontos têm suas pastas de documentação no armário que compramos, isso sem nenhum recurso publico.

Informou Gilmar Pinheiro santos (Índio)
Presidente AMOTOGAN. 

Pesquisa Ibope/Correio aponta Souto na liderança para governo e Geddel à frente no Senado


A pesquisa Ibope/Correio desta terça-feira (27) aponta o pré-candidato do DEM Paulo Souto na liderança, com possibilidade de vitória já no primeiro turno, na corrida pelo governo do Estado. Conforme o levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes ao eleitor, o democrata está com 42%, bem à frente dos dois principais concorrentes: Lídice da Mata (PSB) aparece com 11% e Rui Costa (PT) com 9%. Da Luz (PRTB) tem 2% das intenções de voto e Marcos Mendes (PSOL), 1%. Brancos e nulos somam 19%, enquanto 16% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam. Na disputa pelo Senado, o cenário também é favorável à oposição: Geddel Vieira Lima (PMDB) surge com 34%, contra 14% de Otto Alencar (PSD) e 5% de Eliana Calmon (PSB). Hamilton Assis (PSOL) tem 2%. Brancos e nulos correspondem a 19% dos entrevistados. Já 26% não souberam apontar uma preferência ou não responderam. O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 15 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 22 sob o número BA-00004/2014.


Convocação


Os presidentes estaduais dos Partidos: PSDC e PT do B convocam os vereadores, presidentes municipais e pré-candidatos a deputado federal e estadual, para uma reunião que acontecerá no auditório do centro empresarial Iguatemi, nesta sexta feira (30) ás 09 horas, para tratar de assuntos relacionados à eleição de 2014.
O não comparecimento será considerado falta gravíssima de acordo o estatuto partidário.


Cordialmente: Antônio Albino e Dilma Gramacho 

Governo concede isenção de ICMS para produtos da economia solidária


Representantes do Fórum Baiano de Economia Solidária se reuniram, nesta segunda-feira (26), com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, em Salvador, para discutir ações de fortalecimento do setor. Na reunião, convocada pelo governador durante a Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada na semana passada, ficou acordada a isenção do ICMS para empreendimentos do setor.
De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcellos, há uma pauta extensa de negociação com o setor. “Uma das demandas, relativas ao ICMS, o governador já reiterou que vai conceder a isenção. Também está sendo discutidas ações relacionadas às compras públicas, aquisição de alimentos, entre outras, que precisam de maior detalhamento das questões operacionais. Foi uma reunião muito positiva, convocada durante uma conferência regional bem-sucedida, onde foram eleitos 100 delegados para participar da etapa nacional”.


SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Justiça amplia prazo de revisão no INSS


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) aumentou o prazo para alguns segurados cobrarem uma revisão no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Por unanimidade, a segunda turma do tribunal decidiu que o prazo de dez anos só pode ser contado para o que já foi analisado quando a aposentadoria foi calculada. Veja na edição impressa outros casos que também dão prazo extra para pedidos de correção de benefícios.
Na prática, esse entendimento favorece os segurados que ficaram sem a inclusão de algum período no cálculo do benefício.
No caso, conquistou o direito de revisar a aposentadoria o segurado que começou a receber a grana do INSS em 1999 e só foi à Justiça mais de dez anos depois.
Ele defendeu, na ação, que o instituto não analisou, no pedido inicial do benefício, seus períodos de atividade insalubre, que dão o direito à contagem especial.


ASCOM Força Sindical

terça-feira, 27 de maio de 2014

Gandu – sessão foi marcada por bate boca e acusações


O líder da bancada governista, vereador Emetério Palma (PCdoB), em seu pronunciamento falou apenas do requerimento proposto pelos 08 vereadores da base, que convoca a CoofSaúde, para responder as acusações feita pelos oposicionistas, referentes as supostas irregularidades cometidas pela terceirizada no setor da saúde publica do município. Querendo com isso justificar a sua atitude, quando na sessão anterior teria orientado a secretária de saúde a não responder as perguntas a ela formuladas. Do outro lado, o parlamentar, Junior Umburanas (PTN), respondeu ao líder comunista, que não somente a CoofSaúde deve ser convidada a prestar esclarecimento, quanto aos indícios de corrupção, mas também todas as outras empresas que estão sendo contratadas através de licitações suspeitas, onde somente as empresas ligadas ao PT e ao PCdoB, vencem a concorrência. Umburanas, ainda lembrou a Emetério, que em um passado não muito distante, ele teria feito várias denuncias a empresa AVA construções, por um contrato com um valor bem menor do que os 400.000,00 (quatrocentos mil reais), que recebeu recentemente para uma operação tapa buracos, que em determinados lugares estão sendo realizada com cascalho sobre os paralelepípedos, como publicaram os Blogs de Zebrãos e Bozó. Ainda segundo o Edil do PTN, a MC ambiental, responsável pela limpeza pública, também vem descumprindo algumas clausulas do seu contrato, onde deveria todos os sábados, lavar e higienizar a feira livre, o que não vem acontecendo.
Já o vereador Wendel Reis (PCdoB), fez uso da tribuna para reclamar da maneira como o presidente Uziel Barreto (PROS), vem conduzindo os trabalhos, bem como também da forma que vem tratando os demais pares. Por já ter passado do horário regimental e, não ter mais matérias a serem votadas, o presidente encerrou a sessão, o que causou indignação ao comunista, que mesmo depois dos trabalhos dirigiu-se ao presidente, dizendo que ele não seria Homem o suficiente, para deixa-lo falar por 15 minutos no grande expediente, o qual fora respondido no mesmo tom pelo gestor do legislativo municipal.
Na próxima edição, mais detalhes sobre a turbulenta sessão.



Inversão de valores


A deputada Alice Portugal (PCdoB), votou a favor do aborto, até ai nada de anormal para um político comunista. Mas o que chama atenção, é que esta deputada é apoiada em Gandu, pelo prefeito Ivo Peixoto e pelos vereadores: Adriano Costa e Emetério Palma, além de secretários que também acompanha a parlamentar que são  evangélicos e, pregam o direito à vida enquanto cristãos.
Às vezes, ficamos sem entender, como algumas pessoas fazem qualquer coisa para chegar e continuar no poder. Como então agora o prefeito de Gandu, que também é um líder religioso, poderá pregar que a vida é um dos principais dons concedido pelo nosso todo poderoso Deus? Sendo que, ele apoia uma parlamentar que aprovou a legalização do aborto, que inicialmente é permitido para casos de estupros, porém deixa brechas, para que qualquer mulher tenha este direito, devido não ser obrigatória a apresentação de provas, nem mesmo o boletim de ocorrência.
Vale salientar, que o Alcaide municipal, também apoia a reeleição da presidente Dilma Russef (PT), a própria que sancionou a lei que legaliza o aborto.
Realmente, existe uma contradição muito grande, entre: defender o direito a vida e apoiar quem ajudou na legalização das mortes de inocentes.
É ou não é uma inversão de valores?