Social Icons

quarta-feira, 30 de abril de 2014

1º de maio dia do trabalho


O Dia do Trabalho não é somente comemorado no Brasil, mas também em várias partes do mundo em 1º de maio, é uma espécie de homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no século XVIII. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Dias depois, outra manifestação aconteceu em Chicago e resultou na morte de policiais e protestantes. O evento também foi um dos originários do Dia do Trabalho e ficou conhecido como Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, em 1889, o Congresso Internacional Socialista adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.
No ano seguinte, milhões de trabalhadores em todo o mundo fizeram valer as decisões do Congresso de 1889. O dia 1º de maio, por exemplo, foi marcado por uma greve geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas respectivas cidades para mostrar apoio total à causa trabalhista. O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e comprovou de vez o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional. A chegada dos imigrantes europeus ao Brasil trouxe novas ideias sobre princípios organizacionais e leis trabalhistas, já implantadas da Europa. Os operários brasileiros começaram a se organizar. Em 1917 aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e no dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.
Mesmo tendo sido declarado feriado no Brasil, até o início da Era Vargas o 1º de maio era considerado um dia de protestos operários, marcado por greves e manifestações. A propaganda trabalhista na era de Getúlio Vargas habilmente passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, transformando-a em “Dia do Trabalhador”. Desta forma, o dia não mais era caracterizado somente apenas por protestos, e sim comemorado com desfiles e festas populares, como é visto até hoje.


Gandu – Policia Militar recupera aparelhos furtados no parque de transmissão


No inicio da noite desta terça-feira dia 29 de abril, o Parque de Transmissão, onde fica a torre de televisão, foi invadido e com isso, foram roubados os transmissores e também foram destruídos equipamentos e acessórios utilizados para a distribuição do sinal de todos os canais de TV, prejudicando assim toda uma população. Mas, segundo informações do jornalismo da Gandu FM, que tem a frente o comunicador Luiz Fernando, a polícia fez seu papel, encontrando os equipamentos, escondidos em um matagal próximo a torre, no final da tarde desta quarta (30).

Agora é esperar que os técnicos procedam a restauração dos sinais dos canais de TV. 

Nota de esclarecimentos


A Prefeitura Municipal de Gandu vem a público, lamentar um ato de vandalismo ocorrido no inicio da noite desta terça-feira dia 29 de abril, quando o Parque de Transmissão, onde fica a torre de televisão, foi invadido por criminosos e com isso, foram roubados os transmissores e também foram destruídos equipamentos e acessórios utilizados para a distribuição do sinal de todos os canais de TV.
As providências legais já foram tomadas, uma queixa foi registrada e as Polícias Militar e Civil, foram acionada desde a noite desta terça-feira, para a possível recuperação dos equipamentos e a prisão dos criminosos.
A prefeitura Municipal de Gandu, já solicitou das emissoras de TV, o apoio técnico e logístico para a restauração do sinal de todos os canais o mais breve possível.


ASCOM - Assessoria de Comunicação Municipal

Ricardo Bonfim pede exoneração e escreve carta à população


Carta ao povo de Gandu
Informo aos amigos e admiradores do meu trabalho na área cultural, que a partir desse momento, não faço parte mais da estrutura de Governo do Prefeito Ivo Peixoto. Os motivos que me levaram a tomar essa decisão, foi à falta de respeito para com o meu trabalho nesse ano em curso, tínhamos uma agenda repleta de atividades a serem desenvolvidas no Departamento, de uma hora para outra alegando outros motivos, as mesmas foram canceladas. O limite de minha paciência chegou ao fim, quando na ultima sexta-feira (25), a grade do São João de Gandu 2014, foi divulgada pelo gabinete, e em momento algum, fomos convidados para discussão dessa pauta, ficando de fora todo um processo democrático que vinha sendo construídos com o Conselho de Cultura e demais envolvidos com a questão.
Saio consciente do dever cumprido, consciente que dei o máximo de mim para que a Cultura tivesse dias melhores, briguei lutei pela categoria, e vou continuar lutando. Agradeço a todos os parceiros do Conselho de Cultura e integrantes do movimento cultural da cidade na dança, teatro, música, artesanato e outros artistas que nesse período deram sustentação e apoio a nossa gestão frente ao Departamento de Cultura de Gandu. Meu compromisso não acaba aqui, vou estar junto com vocês no que for preciso. Retorno as minhas atividades de Fiscal de Meio Ambiente como servidor publico municipal efetivo, na Secretaria de Meio Ambiente. Encerro minha carta dizendo, a vida segue no seu rumo normal e até breve.
Ricardo Bomfim
Militante Cultura de Gandu


É lamentável observarmos na capital do nosso estado o descrédito do governo municipal de Gandu‏


Caros companheiros: Zebrão (blog do Zebrão) Bozó (blog do Bozó).
Ainda mantendo contatos em nossa capital, Salvador e, trabalhando no fechamento da nova edição do nosso tradicional e destemido, Jornal Opinião Regional, é profundamente lamentável constatarmos que, o governo de Ivo Peixoto em Gandu, é desacreditado e considerado incompetente, por setores importantes da política baiana, inclusive por parte de segmentos do governo estadual que, têm conhecimento de uma série de mazelas político administrativas; a exemplo de: processos licitatórios ("cartas marcadas"), limpeza pública exageradamente cara incompatível com os serviços prestados e, o elevado preço pago pela administração Pública municipal, caracterizando ilícito público, chegando a casa de duzentos mil reais/mês e, ainda o descaso com os Bairros periféricos e com a saúde pública municipal que, apesar de receber uma altíssima verba para laborar neste setor, presta um serviço de baixa qualidade e ainda, mantém contratos com empresas de qualidade duvidosa e etc...politicamente é visível a falta absoluta de entrosamento, com amparo à certos "afilhados" abastados e demissões descabidas; no contexto geral caracterizando um governo malvado e, infelizmente sem compromisso com o grande povão que, juntamente com ex-aliados e atuais  "aliados"(até quando??) Vivenciam uma estranha administração pública, caminhando sob a baliza de uma política contra os reais interesses populares. Paciência!! Estamos em um ano eleitoral e, o soberano voto popular, fará obviamente justiça nas urnas!! Axé é isso aí!! Joel Cavalcanti (osso duro de roer) editor/redator, do destemido jornal opinião regional, que vem aí com "bombas frescas", aguardem!! 
Texto: Joel Cavalcanti



Nota do SINSERG


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gandu, vem através desta, tornar publico, que devido a uma decisão do excelentíssimo senhor prefeito em retirar guardas municipais dos seus respectivos postos de serviços, alguns importantes órgãos públicos estão desprotegidos. De modo que se por acaso acontecer algum tipo de depredamento ao patrimônio publico, o motivo não será causado por falta de competência dos servidores, mas sim, de inteira responsabilidade do executivo municipal.
Os pontos que estão desguarnecidos são:
O Lago Azul;
Ginásio de esportes;
Estádio municipal
Hospital da Mulher;
Prédio onde funciona a APAE.

Atenciosamente:
Diretoria do SINSERG





Gandu – Prefeitura rebate nota de sindicato, mas, entra em contradição.


No intuito de tentar convencer a opinião pública, o governo municipal emitiu através da sua assessoria de comunicação, uma nota vinculada em carros de som, onde comunica à população que, a nota divulga pelo sindicato dos servidores públicos de Gandu (SINSERG), em carros volantes, assim como nos Blogs do Zebrão e neste, quanto à retirada dos guardas municipais de 05 postos de serviços, seria noticia infundada, para desestabilizar o governo e trazer sensação de insegurança aos munícipes. Acontece que na mesma nota, o governo afirma que, a Polícia Militar, através do Major Gondim, irá fazer rondas ostensivas justamente nas imediações dos cinco logradouros públicos citados na nota do sindicato.
A primeira gafe: Se a noticia é infundada e, os órgãos públicos continuam com segurança, então pra que a presença da polícia militar?
Segunda: Será que os policiais militares, permanecerão durante todo o dia e a noite na parte interna dos logradouros?
Terceira: Este seria realmente o papel da briosa Policia Militar?
Com a palavra o comandante da 60ª CIPM.






1º de maio, aniversário de Neco kanguçu


Mensagem dos seus amigos:
Aniversário é época de refletir quanto ao que passou, e o que desejamos para o futuro...
É um bom momento para recomeçar...
Que nesta data seja um ponto de partida de grandes descobertas e fantásticas realizações!
"Que seus sonhos te abracem numa real felicidade traduzindo a tua vontade de que vale a pena viver."
Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos.


Marcha da Família 2014


Gandu – Foi realizada a 1ª conferencia da defesa civil


Obedecendo as diretrizes da lei 12.608/2012, a prefeitura municipal de Gandu, realizou nesta quarta (30), a 1ª conferencia para debater assuntos concernentes a defesa civil do município. o evento aconteceu no auditório do SENAR Contando com a participação de diversas entidades representando a sociedade civil, bem como representantes do governo, o secretário de planejamento José Antônio (Reis), deu inicio aos trabalhos, agradecendo a presença de todos e, falando da importância da conferencia.
Como expositor, atuou o competente consultor da defesa civil e habitação, senhor Fernando Lucas. Nesta plenária foram escolhidos 02 delegados para representar Gandu na conferencia estadual.
Na próxima edição, traremos os resultados colhidos da conferencia, junto ao secretário Reis.






terça-feira, 29 de abril de 2014

Nota do SINSERG


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gandu, vem através desta, tornar publico, que devido a uma decisão do excelentíssimo senhor prefeito em retirar guardas municipais dos seus respectivos postos de serviços, alguns importantes órgãos públicos estão desprotegidos. De modo que se por acaso acontecer algum tipo de prejuízo ao patrimônio publico, o motivo não será causado por falta de competência dos servidores, mas sim, de inteira responsabilidade do executivo municipal.
Os pontos que estão desguarnecidos são:
O Lago Azul;
Ginásio de esportes;
Estádio municipal
Hospital da Mulher;
Prédio onde funciona a APAE.

Atenciosamente:


Diretoria do SINSERG

Gandu – Mulher passa mal e foi socorrida por servidora da justiça


Nesta terça feira (29), durante a realização de um júri popular, uma senhora desmaiou e, foi socorrida por funcionários do fórum. Tentando agilizar o socorro, o guarda municipal de plantão no momento, dirigiu-se até o setor das ambulâncias que fica ao lado do fórum. Mas ao chegar ao local deparou-se com 03 ambulâncias paradas, porém não havia plantonista, isso porque os motoristas são obrigados a ficar no setor de regulação que funciona no Bairro Emília Costa a quase um Km de distancia.
Sensibilizada com a situação da senhora, uma serventuária da justiça a conduziu em seu próprio carro até o pronto socorro do hospital municipal.

Gandu - Poder público municipal ignora a História da Cidade


Desde as primeiras horas da noite de segunda feira (28), que a estátua do saudoso prefeito Eliseu Leal, que fica na entrada do Bairro que leva seu nome, foi vestida com uma espécie de camisa vermelha. Durante todo o dia de terça (29), até o momento quando fechamos esta edição, ainda se encontrava na mesma situação.
Eliseu Leal é reconhecido por todos, como o maior líder político da História do município, morto em 1º de setembro de 1980.
Vale salientar que a camisa vermelha, representa as cores do partido comunista, o mesmo do qual o atual prefeito é filiado.
é preciso que sejam respeitadas as memorias das autoridades que contribuíram para o desenvolvimento da nossa terra, independentemente do segmento político.   



Paulo Souto fala ao povo de Gandu e Região


O pré-candidato ao governo do estado da Bahia, Paulo Souto (DEM), foi entrevistado pelo comunicador Luiz Fernando, durante o programa Críticas e autocríticas da Gandu FM. O democrata, respondeu todas as perguntas formuladas pelo radialista, demostrando que realmente conhece a realidade da Região, chegando a citar os nomes dos distritos e povoados do município.
Para Souto, o atual modelo de administração implantada na Bahia, perdeu a confiança da população, devido à forma que vem tentando subestimar a inteligência dos Baianos. Segundo Souto, a Bahia tem duas fotografias; Uma da propaganda do governo e a outra da realidade em que vivemos. Paulo Souto disse ainda que de agora em diante o atual governador começará a realizar diversos atos pelo interior, conhecidos como assinaturas de ordens de serviços que não saem do papel.
Quando perguntado sobre a composição da chapa, afirmou que apenas aceitaram o pedido do povo da Bahia, que foi quem sinalizou que queria esta união e, não negou a importância do prefeito ACM Neto, durante a formação da chapa majoritária, ao lado de Joaci Góes (PSDB) e Geddel (PMDB).
No próximo dia 07 de maio, Paulo Souto estará recebendo na Capital do estado uma comitiva formada por lideranças políticas de Gandu, para tratar de assuntos relacionados à campanha eleitoral deste ano.











Informe da ASBEMIG


A você mãe que reside no Matadouro, Renovação 1 e 2, Paulo Almeida, Bela Vista e Casas Populares. A ASBEMIG estará realizando um café da manhã no dia 09/05/2014, sorteio de brindes e bate papo com essa mulherada!
Compareça na sede da ASBEMIG e faça sua inscrição, as 30 primeiras a se inscrever, participará conosco desse maravilhoso café da manhã!

Feliz dia das mães

Att.: Valéria Rocha

Heraldo Rocha: “Realmente esta turma do PT não conhece nada da Bahia”


“É lamentável que o secretário de cultura do governador Jaques Wagner se arvore a escrever sobre Dorival Caymmi e desconheça a sua obra musical. Doutor Rubim, o autor de ‘Na Baixa do Sapateiro’ é o mineiro Ary Barroso. Não é Caymmi”, corrige o presidente estadual do Democratas Salvador, Heraldo Rocha, o artigo “Bahia festeja Dorival Caymmi”, publicado em A Tarde, nesta segunda-feira (28), no qual o secretário Albino Rubim erroneamente inclui a famosa canção de Barroso entre as composições do baiano, que comemora centenário de nascimento este ano.
“Realmente esta turma do PT não conhece nada da Bahia”, afirma Rocha. Para ele, deve ser essa a causa do tamanho desprezo e desatenção dados por Wagner à terra dos baianos. “Nesses mais de sete anos de tragédia petista, a Bahia só decaiu com a violência avassaladora, o caos da saúde e a vergonhosa situação da educação. Eles não devem nem saber que o maior educador do Brasil, Anísio Teixeira, nasceu aqui. Não é à toa que um dos legados de Jaques Wagner e do PT é a posição que Salvador alcançou no ranking das cidades mais violentas da ONU: 13ª. Vade retro este número em outubro”.


ASCOM Heraldo Rocha

Marcha da Família 2014


Paulinho da Força protocola projeto que garante aumento do salário mínimo até 2023


O deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, apresentou na tarde desta terça-feira (29/04) projeto de lei que, se aprovado, estenderá a política de aumento do salário mínimo até 2023.
A política de aumentos anuais foi negociada pelas centrais sindicais com o Governo Federal no ano de 2006. Pelo acordo, todo ano o salário mínimo é atualizado não só pela reposição da inflação, como recebe um aumento real, equivalente ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) registrado nos dois anos anteriores.
Embora o acordo tenha sido selado no governo Lula, uma lei de 2011 estabeleceu sua garantia até 2015. O problema é que, com a desculpa de “orçamento apertado”, o governo Dilma vem acenando com a possibilidade de não manter a política.
“É fundamental que tenhamos uma lei que garanta o acordo para os próximos anos”, afirmou Paulinho. “O aumento do salário mínimo é uma forma comprovada de distribuição de renda e desenvolvimento econômico que beneficia toda a sociedade e, principalmente, os mais pobres. Essa política também cria um clima favorável para as negociações salariais, fazendo com que muitas categorias obtenham aumento de seus pisos salariais”, completou.



Governo será criticado por não negociar a Pauta Trabalhista


‘Avançar na democracia com desenvolvimento social’ é o tema do 1º de Maio organizado pela Força Sindical nas capitais e principais cidades do País, num momento em que a nação passa por dificuldades políticas, econômicas e sociais. O Dia Internacional do Trabalho será marcado por grandes manifestações de protesto pelo descaso com que o governo federal trata as principais reivindicações dos trabalhadores. Para o movimento sindical, o governo chama as Centrais Sindicais para negociar a regressão de direitos, porém foge dos representantes dos trabalhadores quando a agenda prioriza a Pauta Trabalhista. Exemplos: a redução da jornada de trabalho sem o corte nos salários, a revogação do Fator Previdenciário, a derrubada do projeto de lei que amplia a terceirização e a renovação da política de valorização do salário mínimo.
“Lutamos também pela correção da tabela do Imposto de Renda na fonte, aumento dos investimentos em Saúde, Educação, Transporte e Segurança, pagamento das perdas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e medidas para estancar a alta rotatividade da mão de obra brasileira”, alinhavou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. A frouxidão com que a presidenta Dilma Rousseff conduz a economia do Brasil, ao apostar na alta dos juros sob o pretexto de combater a inflação, não vai passar em branco. “Ela privilegia a especulação em detrimento da produção, do emprego e da distribuição da renda”, critica Juruna.
No plano político, os dirigentes da Força Sindical vão denunciar a corrupção na máquina do Estado. “Vamos exigir investigação e punição dos servidores que se envolveram, direta ou indiretamente, nos casos de desvios de recursos públicos”, afirma o 1º secretário da Central, Sérgio Luiz Leite, o Serginho. O caso da Petrobras é exemplar no que se refere à má gestão do dinheiro público e no desvio de recursos por empregados que tomaram conta da administração da companhia. Num ano de Copa do Mundo e de eleições gerais no País, o movimento sindical vai convocar a sociedade a tomar partido no processo, conduzindo para a Presidência e Parlamento políticos realmente comprometidos com as bandeiras de luta dos trabalhadores.
ASCOM Força Sindical


Presidente e governador entregam máquinas a municípios baianos


Na manhã desta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff está em Feira de Santana para entregar 228 máquinas a 190 prefeituras baianas. Os equipamentos vão ajudar na recuperação de estradas que ligam o campo às cidades, beneficiando 203 mil agricultores. Dentre as máquinas, estão 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás- carregadeiras. O investimento total é de R$ 67,9 milhões.
O governador Jaques Wagner e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, também participam da cerimônia de entrega.

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Gandu – Patrimônios públicos estão desprotegidos


Com a tentativa de adequar o percentual do índice com gastos de pagamento com pessoal, exigido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), realizou diversos cortes nas despesas. Além de cortar os famosos GEPs, (gratificação por eficiência e produtividade), concedidos pelo próprio executivo no ano passado, o Alcaide resolveu também proibir que os servidores efetivos façam horas extras, Com isso importantes setores do setor público, estão ficando sem a devida segurança.
No lago azul, por exemplo, principal cartão postal da Cidade, atuavam dois guardas municipais durante o dia e a noite, com as atuais determinações do comunista os serviços foram suspensos, deixando a mercê dos vândalos, que estão aproveitando a falta de segurança para depredar o local. Outros setores que também estão desguarnecidos são: O Hospital João Batista Assis (Hospital da Mulher), estádio municipal. O mesmo está acontecendo com a feira livre, que não conta mais com os guardas que atuavam aos sábados, o que está trazendo insegurança para os feirantes e clientes.

Sindicato dos comerciários realizará eleição nesta terça (29)


Este 29 de abril será marcado pela realização da eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Gandu. Os trabalhadores poderão exercer sua cidadania, sem que seja preciso se afastar do seu posto de trabalho. A equipe eleitoral capitaneada por dirigentes da federação estadual da categoria passarão em cada casa comercial, munidos de cédulas de votação e uma urna, acompanhados de outra equipe de fiscais.
O horário estabelecido pela comissão provisória que está a frente da entidade será das 08 às 17 horas, sendo que, no mesmo dia será possível ter conhecimento do resultado. Até o momento, apenas uma chapa foi formada e, denominada “Renovação” que é encabeçada pelo comerciário Vinicius.
Colocamo-nos mais uma vez a disposição da classe, para qualquer divulgação    que seja em defesa dos nossos amigos servidores do comercio.



Gandu - Secretária confirma que pediu demissão e credita ao estado as falhas na saúde do município


Nesta segunda (28), a secretária de saúde Rosângela Rodrigues, foi a entrevistada do jornal da 103 da FM Vitória. Entre os assuntos a serem abordados pelo comunicador Paulinho Santos, estava a sua permanência como titular da pasta. Como pulicamos na semana passada, a secretaria confirmou que realmente teve uma conversa com o prefeito Ivo Peixoto, onde na oportunidade o solicitou sua própria exoneração, mas depois de uma boa conversa o gestor a convenceu de continuar encarando o desafio e, não sabe como a conversa vazou para os meios de comunicação (competência secretária).
Quando perguntada referente ao funcionamento dos PSFs e do hospital municipal que está sendo alvo de muitas denuncias, Rosângela respondeu que está tudo dentro da maior normalidade. Segundo a secretária o que falta é a população se conscientizar e entender que as coisas não são fáceis e que apesar de ser considerado de atenção plena, o sistema de saúde de Gandu, continua recebendo o mesmo valor que antes, o que todo mudo sabe que não é verdade, no mês de fevereiro, por exemplo, arrecadou-se mais de 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) e, quando arrecada menos, ultrapassa os 600.000,00 (seiscentos mil reais). A respeito das denuncias feitas contra a coofSaúde, cooperativa "responsável", pela terceirização do sistema de saúde no município, afirmou que as denuncias feitas são infundadas, pois é normal vir um valor no contra -cheque do servidor e um outro bem maior declarado ao TCM. E categoricamente afirmou que a CoofSaúde é uma entidade séria e aprovada pelo prefeito Ivo Peixoto (PCdoB).
Quanto a falta de medicamentos no Hospital, Rosangela jogou a culpa para cima do governo do Estado, onde segundo a mesma, o governador não está correspondendo com as demandas do município. Como se ninguém tivesse conhecimento do Rio de dinheiro que chega mensalmente nas contas da prefeitura, exclusivamente para a saúde, Rosângela, afirmou que os recursos são poucos e, este foi o motivo pelo qual Dr. Argolo deixou o Hospital.  Para não prolongar a matéria apenas com as impensadas palavras proferidas pela secretária, vamos encerrar com uma afirmação da própria, onde você leitor vai tirar suas próprias conclusões:
"O problema da saúde é nacional, não é só em Gandu, é normal hoje ver mulheres dando a luz na porta dos hospitais".



Gandu – Vereadores apresentam mais denuncias de perseguição e caos na saúde pública


Na sessão ordinária desta segunda (28), alguns parlamentares, voltaram a denunciar atitudes arbitrárias do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB). Segundo o vereador Josuel da Bela Vista (PROS), o gestor continua brincando com á saúde do povo Ganduense. O Edil lembrou, que em sessões anteriores, quando se criticava a falta de médicos no Hospital municipal e nos PSFs, o líder do governo na câmara, Emetério Palma e sua colega de bancada, Ana Rita, ambos do partido comunista, solicitaram ironicamente aos pares que criticavam, para que indicassem algum parente ou amigo que fosse médico, para que a prefeitura pudesse contratar, pois o que faltava não eram recursos, mas sim profissionais.
Passado alguns meses, médicos que atendem no município, está indo embora por atrasos constantes nos pagamentos dos seus respectivos salários. Josuel ainda lembrou, que o São João antecipado do falhado que se iniciou no Governo de Zebrão, é uma conquista da comunidade. De modo que o atual gestor não está demonstrando interesse em ajudar na realização.

Os vereadores: Gil Calheira (PSC), Vei da Rádio (PTdoB) e Junior Umburanas (PTN), falaram da perseguição que vem sendo praticada pelo prefeito contra servidores municipais, pelo fato desses não aceitarem seguir a cartilha do governo. 

Convite de Neco Kanguçú


Meus amigos e minhas amigas,

Convido a todos para comparecerem a minha residência no dia 1º de maio, data do meu aniversário para tomarem um delicioso café da manhã. Diversos amigos já confirmaram a presença inclusive os Deputados Aderbal Caldas e  Ronaldo Carletto.

Sua presença é o meu maior presente!

Sandro Régis recebe título de Cidadão em Jitaúna‏


No último sábado (26) o Deputado Sandro Régis recebeu o título de cidadão Jitaunense, foi uma grande festa, o título apresentado pelo Vereador Francisco Carlos foi mais que merecido. O Deputado Sandro juntamente com o ex-governador Paulo Souto levou inúmeros benefícios para o município, foram casas populares, um hospital, uma escola modelo Luiz Eduardo Magalhães, postos de saúde, infocentro, dentre vários outros benefícios. A população participou em peso da solenidade. Alguns moradores disseram que estavam ali para prestigiar Sandro Régis que é um dos parlamentares mais atuantes que Jitaúna já viu.


ASCOM Sandro Regis

Prefeito volta atrás e aceita receber uma comissão do conselho de cultura


Depois de muito disse e mim disse, referente à grade do São João de Gandu, onde as atrações foram contratadas pelo chefe de gabinete, Danillo Meirelles, sem a participação do diretor de cultura, Ricardo Bonfim, muito menos do conselho de cultura, tendo o prefeito ignorado a prerrogativa dos conselheiros, eis que foi agendada para a próxima quarta feira (30), uma reunião entre o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB) e uma comissão representando o órgão oficial da cultura no município.
O detalhe é que, apesar do conselho ser composto por 10 membros, o Alcaide já avisou que só receberá apenas 03. Então perguntamos, como um órgão que tem como prerrogativas: opinar, consultar e deliberar poderá exercer seu verdadeiro papel com apenas 30% do seu quadro?
Vale salientar, que já foram contratadas as seguintes atrações sem prévia aprovação do conselho:

Flávio José, Cangaia de Jegue, Lordão, Karrascos do Forró, É Só Filé, Freddy Moura (ex-Voa 2), Canindé e a banda de pagode Harmonia do Samba. Aproveitamos a oportunidade, para solicitar dos nobres conselheiros, que intercedam a favor dos artistas da terra, para que não fiquem fora da programação junina. 

Ibirataia: Caio Pina assume presidência da UVB


O vereador Ibirataense Caio Pina (PP) é o novo presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB). O edil, que era o vice-presidente, assume a vaga interinamente em substituição ao presidente Joceval Rodrigues (DEM), que se desincompatibilizou do cargo no último dia 05 de abril para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. Pina, que assumiu a presidência da UVB em breve cerimônia nesta quarta-feira (22) comentou o desafio. “Estamos falando de uma Instituição com forte representação em todo o estado e também em Brasília. Vamos dar sequência ao trabalho desenvolvido pelo nosso amigo Joceval e continuar defendendo os interesses da categoria e também as mudanças necessárias na Legislação”, disse. Em tempo, Caio Pina é o segundo vereador Ibirataense a assumir a UVB. Antes dele, presidiu a Instituição o vereador Elmar Lopes (PMDB).

Ubatã Notícias

Marcha da Família 2014





Regulamentação sobre domésticos só deve avançar no Congresso depois de 1º de maio


As trabalhadoras domésticas do país vão passar o dia em homenagem a elas - 27 de abril - e o Dia do Trabalho sem ter o que comemorar em relação à regulamentação de direitos conquistados, há um ano, com a aprovação no Congresso da chamada PEC das Domésticas (Emenda Constitucional 72). O problema é que 12 direitos criados pela PEC ainda dependem de regulamentação do Congresso e a negociação deles só deve avançar depois do feriado de 1º de maio.
Na lista de pendências estão direitos considerados históricos como o pagamento do patrão de 8% da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a remuneração do empregado por meio do Simples, 11,2% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), sendo 3,2% para o fundo de multa em caso de demissão sem justa causa e 8% para seguro contra acidente de trabalho.
Na semana passada, depois que a Câmara decidiu dar urgência à tramitação do texto, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) apresentou emendas que modificam vários pontos da proposta. Ela defendeu, por exemplo, a obrigatoriedade da contribuição sindical e o pagamento mensal de hora extra. Mas, é a mudança nas regras de contribuição paga pelo empregador que deve esbarrar em mais desentendimentos. Com as alterações propostas pela deputada, o texto volta para a análise da Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação Constitucional, cujo relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

ASCOM Força Sindical

domingo, 27 de abril de 2014

Gandu - Rodada do campeonato de Bairros acontece em campo sem marcação


Neste domingo (27), aconteceu mais uma rodada do campeonato de Bairros. Na primeira partida, em um jogo de resultado combinado, a equipe da Liberdade venceu o Jardim Gandu pelo placar de 7X0, enquanto na partida de fundo, a equipe do Monte Alegre enfrentou o Dois de Julho, em uma partida bastante movimentada, vencendo no final pelo escore de 1X0, destaque para o zagueiro Netinho (04) do Monte Alegre e a torcida da mesma agremiação que incentivou por todo tempo.
Mas, o detalhe que chamou a atenção do público presente mais do que a atuação dos atletas, foi à realização de uma rodada por um campeonato do município, onde os “responsáveis” pela organização sequer pintaram a linhas de marcação do campo, prejudicando assim a atuação do trio de arbitragem. Na foto a cima, podemos observar a cobrança de uma falta, por um jogador do Monte Alegre, na entrada da grande área, onde certamente o arbitro marcou na base do “olhometro”.
Vale lembrar que um pacote de cal, custa apenas, 10,00 (dez reais), podendo ser encontrado com facilidade nas casas comerciais de “propriedade” do prefeito e do seu vice.







Gandu – Moradores realizam serviços de esgoto e interditam Rua


Neste domingo (27), nossa redação foi convidada por moradores do Bairro Teotônio Calheira, nas proximidades do Ginásio de esporte, para presenciar a comprovação do descaso do poder público para com as localidades mais afastadas do Centro da Cidade. Esta Rua foi “batizada” pela Embasa, por Rua do Melão. Lá encontramos famílias desesperadas sem ter a quem mais apelar, devido um esgoto está incomodando a todos, inclusive trazendo riscos de doenças a crianças residentes no local.
Segundo nos relatou uma moradora, a mesma reivindicou por várias vezes ao setor competente, mas não obteve êxito. Ainda segundo a moradora ela mesma está fazendo a encanação com canos de 100, para amenizar a situação, sendo que foi preciso interditar a Rua, para que carros pesados não passem por cima e quebre os canos.
Na sequencia nos dirigimos até a “ponte” que liga o Renovação ll ao Matadouro e Casas Populares, e, nos deparamos com pessoas, inclusive crianças atravessando o trajeto por dentro do Rio. Vale salientar, que esta ponte caiu no dia 02 de abril de 2013, sendo que ao completar um ano, moradores revoltados atearam fogo no que havia restado.
Antes de fecharmos esta edição, tentamos entrar em contato com o secretário da pasta, José Valentim, mas não foi possível.





Banda Louvor Maior


Idealizado pelo Pastor Diógenes e por Júlio Cesar, o Razão Maior é um ministério de louvor e adoração que tem seu foco na divulgação do evangelho através do louvor.
Templos, ruas e praças, são ambientes ideais para a atuação do Razão Maior.
Para nossa alegria, um dos integrantes da Banda é o músico Ganduense, Cassio Amaral.

Contatos para Show:


(73) 3294-9238  (73) 9966-9089  (73) 8831-1703

Gandu – Diretor de cultura é impossibilitado de exercer suas funções


O diretor de cultura do município, o competente Ricardo Bonfim, está sendo impossibilitado de desenvolver sua função para a qual foi designado. Ricardo que é servidor efetivo vem atuando na área da cultura desde os governos dos ex-prefeitos Neco Kanguçú (PP) e de Irismá Silva (PCdoB), por se identificar e se entregar por completo ao departamento. Na atual gestão do partido comunista, que tem a frente, Ivo Peixoto, foi nomeado diretor de cultura, decisão comemorada por todos os segmentos da sociedade, até mesmo da oposição, que ver em Ricardo uma referencia a nível estadual ao que se refere à cultura.
Mas os últimos acontecimentos fizeram com que o ativista chegasse ao limite da sua paciência. O espetáculo em alusão a semana santa, que foi cancelado pelo governo depois de 90 dias de ensaios, foi um deles. Sem se contentar em podar as prerrogativas do diretor, o prefeito ordenou seu chefe de gabinete Danilo Meirelles, para ser o responsável pela grade do São João, prerrogativa que competiria a Ricardo Bonfim. Como forma de desabafo, Ricardo postou em sua pagina no facebook neste final de semana, o seguinte texto:
“Quero deixar claro, qualquer critica ou elogio, sobre a grade do São João de Gandu 2014, direcione-as ao prepotente e arrogante Chefe de Gabinete Danillo Meireles, só ele pode responder qualquer situação sobre o assunto, porque é de sua inteira responsabilidade essa seleção”.

Enquanto cidadão, queremos nos solidarizar com Ricardo Bonfim, por conhecer de perto seu compromisso e dedicação com as tradições Ganduenses. Caso o Alcaide resolva demiti-lo, quem sairá perdendo será a população, sobre tudo os artistas da terra. 

Wenceslau Guimarães - Ex-prefeito Leão apresenta seus candidatos à população


O ex-prefeito Carlos Durval Passos (Leão), recebeu no sítio beija-flor de propriedade de sua família as margens da BR 101, amigos e lideranças políticas para a apresentação dos seus candidatos a deputados: Aderbal Caldas e Roberto Brito ambos do PP, estadual e federal respectivamente.
 O evento contou com as presenças de centenas de pessoas, entre correligionários políticos e cidadãos comuns da comunidade. A solenidade foi conduzida pelo competente comunicador Fernando Gomes, que convidou o anfitrião para fazer as honras da casa. Em seu pronunciamento, Leão falou da satisfação em ter conhecido o deputado estadual Aderbal Caldas, através do saudoso Osvaldo Souza e, que além de político sério, passou á admira-lo também como amigo. Quanto a Roberto Brito, disse que a escolha para representar seu grupo, deu-se pelo fato do mesmo já ter uma representatividade no município, através do grupo do comercio e, viu nele a pessoa certa para ser a voz de Wenceslau Guimarães em Brasília.
Os dois parlamentares, agradeceram o apoio e, se comprometeram em trabalharem para o desenvolvimento do município e Região.
O público presente aplaudiu com entusiasmo o ato. Detalhe, várias pessoas, sobre tudo, servidores públicos e moradores da Zona Rural que acompanharam a candidatura do atual gestor Nestor Vicente (PDT), estavam eufóricos gritando o nome de Leão, dizendo-se arrependidos de terem acreditado no projeto do pedetista.




Vários amigos prestigiaram a apresentação dos candidatos de Leão


Entre as pessoas que compareceram ao evento protagonizado pelo ex-prefeito Leão, estavam pessoas conhecidas e respeitadas em Gandu e Wenceslau Guimarães, a exemplo, da Família do Advogado Clodoaldo Silva acompanhado de Umberto. como também o casal amigo e leitor do nosso Blog, Galego e Daú acompanhados de familiares. Quem também compareceu para confirmar seu apoio, foi o senhor Rui Amaral, figura conhecidíssima regionalmente.
Além de amigos pessoais de Leão, estavam políticos como: Diva da Madeira de Pirai do Norte juntamente do seu filho Val, atual vice-prefeito daquela Cidade, bem como líderes do próprio município de Wenceslau Guimarães, como; Deco e Miro Maraú, dentre outros.

Enquanto imprensa, estávamos registrando o evento em parceria com o blog Ganduzão.com, representado pelo seu redator Eduardo Robson. 

Deputado Aderbal foi bastante saudado pelo público


O deputado estadual Aderbal Caldas (PP), foi sem sombras de dúvida a figura mais abraçada durante a recepção realizada pelo ex-prefeito Carlos Durval Leão, neste domingo (27) em Wenceslau Guimarães. O parlamentar que além do grupo de Leão em WG, conta ainda com os apoios de “pesos pesados” da política regional, a exemplo dos ex- prefeitos Neco Kanguçù e Carcará, respectivamente dos municípios de Gandu e Teolândia.

Pela sua facilidade de lidar com pessoas, devido sua sinceridade e humildade que lhe é peculiar, Aderbal foi bastante requisitado para pousar para fotos ao lado de eleitores que o admiram. Como parceiros de primeira hora o casal Neco e Graça Cardoso, também compareceram para abraçar o amigo.  

Oposição é recebida com festa em Conquista


A chapa dos pré-candidatos da oposição liderada por Paulo Souto (Democratas) postulante a governador, Joaci goes (PSDB) a vice e Geddel Viera Lima (PMDB) a senador, desembarcou em clima de festa no aeroporto de Vitória da Conquista, às 10h40 deste sábado (26). Vários políticos e líderes regionais recepcionaram calorosamente os oposicionistas ao brado “Viva o governador! Viva o governador!”. O prefeito ACM Neto que também acompanha a chapa foi saudado com muita emoção pelos presentes. “O nosso entusiasmo só cresce aos sermos recebidos de uma forma tão emocionante”, disse Paulo Souto que, com seus companheiros, se deslocou para o evento que foi realizado no espaço RAFIC , no centro da cidade.
No evento, além da receptividade calorosa e todo entusiasmo do povo de Vitória da Conquista com a chapa majoritária da oposição, outro fato também fez brilhar os olhos do pré-candidato a governador, Paulo Souto (Democratas): a maciça presença de antigos aliados da região que estavam distantes.
O ex-governador fez questão de registrar o flagrante em seu discurso: “É com muita alegria que noto a presença de muitos amigos que, circunstancialmente, estavam afastados e agora voltam para reforçar o nosso movimento por uma nova Bahia. Serão recebidos de braços abertos”.

ASCOM Democratas 

Salvador tem primeira igreja no mundo dedicada a João Paulo II


Tão logo o papa Francisco terminou a missa de canonização de São João Paulo II neste domingo (27), o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, assinou o decreto que acrescenta à Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados o nome do novo santo. Essa é a primeira igreja do mundo dedicada a ele. Construída em 1980 especialmente para a visita do então papa João Paulo II ao Brasil, o templo na capital baiana passa a se chamar Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.
Uma celebração eucarística ocorreu na igreja para marcar a assinatura do decreto. Todo o bairro de Alagados ficou marcado pela visita de João Paulo II porque, além da igreja, a prefeitura de Salvador asfaltou a avenida principal e aterrou ruas para a passagem dele.

A passagem do papa por Alagados, na época, também foi considerada um fator de fortelecimento dos laços da população com a igreja. Atualmente, uma creche funciona na paróquia e atende a crianças pobres da região, segundo informações da Arquidiocese de Salvador.

Mulher pede por Jesus e o encontra... em panqueca


A americana Karen Henrickson tinha rezado a Deus no dia anterior, para ajudá-la com o seu café. No dia seguinte, quando estava a preparar uma refeição, a dona do estabelecimento viu a cara de Jesus Cristo... numa panqueca.
A dona de um estabelecimento na Califórnia (EUA) descobriu um milagre santo, quando tratava do café da manhã a um cliente. Ao fazer uma panqueca, Karen Henrickson viu na comida… a cara de Jesus Cristo.
A americana disse que ficou “excitada e emocional” depois de ver a cara do Salvador depois de rezar a Deus, no dia anterior, para cuidar do seu restaurante. Quem lhe contou a notícia foi o cozinheiro, Raphael, que, com uma celular em punho, registrou o momento.

“As minhas primeiras palavras foram ‘Você tá brincando comigo… ’ porque achei que ele estava me zoando”, disse Hendrickson. “Depois ele me mostrou a fotografia e eu fiquei completamente espantada”, revelou.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Reflexão - Persistência é tudo


Muita gente acha que é difícil começar uma caminhada. Pessoalmente penso diferente.
Para mim, mas difícil que iniciar é continuar... De começos o mundo está cheio: os que começam um casamento, os que começam a abandonar um vício, os que iniciam o aprendizado de uma língua e por ai vai.
Ir em frente é mais complicado. Exige persistência e muita força de vontade.
Requer que nós olhemos para trás com sentimento de satisfação pela experiência adquirida e não com remorso ou sensação de arrependimento. Que nós tenhamos sonhos, mas que não vivamos de sonhos. Que choremos, mas não deixemos as lágrimas turvarem nossa visão.
Que escutemos os outros, mas que não desistamos de fazer o que julguemos certo, por causa deles.
Tudo isso de tão simples parece coisa de criança. E é mesmo!
Antes de aprendermos a andar precisamos: cair muitas vezes, nos machucar, chorar, ser motivo de riso, e nem por isso tudo desistimos ou deixamos de levantar.
Nisso temos muito que aprender com as crianças. Elas "sabem" que antes de dar os primeiros passos, é preciso ficar de pé, e antes disso é preciso engatinhar.
Que precisamos das pessoas para servir de apoio, mas, que elas não são bengalas e nós não somos aleijados. Se todas as pessoas soubessem disso teríamos bem menos fracassados no mundo.
Gente que poderia atingir grandes coisas, mas que desiste no meio do caminho.
Diante disso só temos a agradecer a predisposição para certos aprendizados na infância.
Se fosse o contrário, muita gente hoje estaria numa cadeira de rodas.

Por: Marcos Lima e Ronaldo Oliveira

Gandu – Prefeitura cancela evento sem dar satisfação aos participantes


Estava marcado para acontecer no período da semana santa, o espetáculo alusivo a paixão de Cristo, mas devido a greve da PM, foi adiado para o dia 1º de maio, por se tratar de um feriado em homenagem ao trabalhador. O elenco composto por mais de 20 atores genuinamente Ganduenses, se dedicaram por 90 dias ensaiando para a apresentação e, sem ouvir nenhuma satisfação por parte do governo municipal, tomaram conhecimento somente através das emissoras Gandu FM e Vitória FM, na tarde desta sexta (25), que o espetáculo teria sido cancelado.
Para a surpresa dos nossos dedicados jovens, nem mesmo o comprometido e dedicado diretor de cultura, Ricardo Bonfim, tinha conhecimento deste ato impensado do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB). Inconformados, muitos deles postaram nas redes sociais a logomarca do evento, e a pergunta: Evento teatral paixão de Cristo foi cancelado, por que prefeito?
Para piorar a situação, a semana da cultura que estava sendo programada pela diretoria e conselho de cultura, também será ignorada pelos comunistas.
Na noite desta sexta (25), aconteceu na varanda do espaço gourmet, um projeto para lembrar os 50 anos da ditadura militar no brasil. A quem diga que este será o ultimo evento apresentado por Ricardo Bonfim, frente à pasta da cultura. Ainda segundo amigos próximos a Ricardo, na próxima segunda (28), o mesmo estará pedindo sua demissão.  
Como podemos ver, a ditadura reina e, forte ainda nos tempos de hoje em nosso município.


Agradecimento




Foi com muita satisfação que recebemos um E-mail do nosso amigo e conceituado leitor Eron Lima, que transcrevemos a seguir:

Caro amigo Bozó. Venho através desta, parabeniza-lo pelo trabalho social que tem junto a Sociedade Ganduese e expressar meu contentamento com o http://blogdobozogandu.blogspot.com.br/. Sendo um meio de comunicação que usa a imparcialidade e veracidade nos fatos como marca registrada. Trazendo notícias diárias e atualizadas de Gandu, da Bahia, do Brasil e do Mundo a essa sociedade sedenta de informação. Venho agradecer por publicar matéria indicadas de nosso fruto de pesquisa, sendo tais de fonte pública e legitima.  Sem mas de um amigo e leitor assíduo. 
Parabéns companheiro



AGADEF realizou mais uma Assembleia Geral


Nesta sexta feira (25), no plenário da câmara de vereadores, a Associação Ganduense das Pessoas Portadoras de Deficiência Física – AGADEF realizou com sucesso, mais uma assembleia geral. O presidente José Cruz (Zé Sem Pernas), abriu a plenária, convidando o pastor Gilvan, para fazer uma oração, pedindo a Deus, orientação para conduzir os trabalhos.
Além da presença maciça dos seus associados, a plenária contou também com a participação de representantes de diversos setores da sociedade. Representando o legislativo, estavam os Edis: Gil Calheira (PSC), Josuel da Bela Vista (PROS) e Jai das Casas Populares (PSDC). Representando a sociedade civil, estavam: Geron da ADEBASUL e Adeilton Leal (Bozó), presidente do SINSERG. Pela parte da imprensa, o blogueiro Eduardo Robson, redator do Ganduzão.com, falou em nome dos demais. A reunião contou ainda com as participações do ex-prefeito Neco Kanguçu e do presidente estadual do PSDC, Antônio Albino, que veio fazer uma surpresa ao amigo Zé sem pernas, bem como conhecer de perto as demandas da entidade.
Em mais uma oportunidade, a ausência mais notada foi do poder público local, que não participa de eventos direcionados as pessoas menos favorecidas.  Depois de explanar as demandas dos associados, o presidente passou a palavra aos convidados, onde cada um deu sua contribuição para o desenvolvimento da AGADEF.
A próxima assembleia ficou agendada para o dia 30 de maio, sempre as 19 horas na egrégia casa legislativa.