Social Icons

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Reflexão - Aproveitando Uma Experiência de Vida


Sempre é interessante observar a vida, analisando erros e acertos por outros cometidos, principalmente daqueles que por sua vivência, podem nos transmitir sua experiência de vida, algo que jamais deverá ser desprezado. A melhor experiência que existe, é você saber aproveitar e analisar os erros que os mais velhos cometem ou cometeram, para não repeti-los.
Costumam os jovens dizer que "a sua experiência não serve para mim", o que indiscutivelmente é um grande engano, pois se as experiências vividas tiveram bons resultados, por que não aproveitar a fórmula usada, claro que adequando a fórmula antiga aos tempos modernos. Se, pelo contrário, as experiências foram más, já se pode saber, ao menos, o que não se deve fazer.
Por exemplo, na minha infância, pude observar os efeitos altamente nocivos que o cigarro produzia para a saúde de meu pai. Ele tinha homéricos acessos de tosse, além de problemas cardíacos, e uma série de outros efeitos que todo fumante conhece de sobejo. Vendo isso na minha frente, a atitude mais lógica foi aquela que tomei. Decidi nunca fumar. Ainda mais que meu pai, em suas longas conversas comigo, sempre costumava dizer que, se alguém o houvesse alertado na juventude sobre os efeitos do cigarro no organismo, jamais teria fumado. Claro, se o cigarro era o responsável direto por todos os problemas de saúde que ele enfrentava, por que não aproveitar sua experiência infeliz, e tomar a decisão mais acertada de minha vida?
Claro que tive que defender minha decisão com bravura, pois naquela época, eu fazia parte de uma "turminha da pesada”, e para defender meu ponto de vista, fui obrigado muitas vezes a "sair no braço" com os outros moleques, que queriam me obrigar a fumar.
Eis aí um bom exemplo de que as experiências dos mais velhos sempre podem ser extremamente úteis, desde que devidamente analisadas. Fica aqui um alerta para todos, jovens e não tão jovens. Uns, que procurem dar bons exemplos, e que procurem o caminho do diálogo, e outros, que saibam aproveitar, tanto os bons quanto os maus exemplos, para melhor direcionar seu caminho, podendo assim, fazer de cada dia, sempre um lindo dia.

Marcial Salaverry/Recanto das Letras

Wenceslau Guimarães – Administração sob suspeita


1.753.107,54 (Um milhão setecentos e cinquenta e três mil cento e sete reais e cinquenta e quatro centavos).  Esta quantia é apenas uma das parcelas do total de R$ 5.259.322,63 (cinco milhões, duzentos e cinquenta e nove mil, trezentos e vinte e dois reais e sessenta e três centavos), segundo consta em convênio entre a Prefeitura Municipal de Wenceslau Guimarães e Ministério da Integração Nacional através da Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC sob nº 676063. O objeto do referido convênio está descrito como transferência obrigatória, para execução de ações de reconstrução de danos causados por enxurradas, no município de Wenceslau Guimarães, no estado da Bahia ocasionadas em 2013. A data da última liberação segundo o portal da transparência foi 17/10/2013. As únicas evidências que se tem notícia em relação às chuvas de 2013 são os estragos que foram muitos. Moradores perderam casas e móveis. Ruas ficaram esburacadas e intransitáveis, encostas desabando por todo lado e estradas vicinais em péssimas condições de conservação. Um ano se passou e é claro, nada foi feito!
Em conversa com moradores de diversos pontos do município, não conseguimos encontrar um único que tenha recebido alguma espécie de colaboração financeira para recuperação dos prejuízos causados pelas chuvas ou enxurradas. Já relatamos aqui e em outros meios de comunicação que, ruas continuam esburacadas e algumas até bloqueadas a exemplo da Rua Edilberto Vieira Lins (no centro da cidade), que estava fechada pela própria Prefeitura e voltou a ser liberada sem serem feitos os reparos necessários. Encostas sem nenhum tipo de contenção e proteção com grande risco de desabamento oferecem perigo aos moradores em diversos bairros do município. Em casos específicos como no final da Rua Plínio Silva os canais de escoamento de córregos que desaguam no Rio das Almas estão praticamente bloqueados por falta de limpeza o que pode ocasionar novas enchentes e inundações. Segundo o Governo Federal o recurso foi liberado desde outubro de 2013, mas, talvez não tenha dado tempo de chegar até nossa cidade. Afinal, de Brasília a W. Guimarães existe uma distância de 1206 km. Se o jegue que vem trazendo a quantia, estiver trafegando por vias nas mesmas condições de nossas estradas e ruas, acreditamos que vai demorar mais um pouquinho pra chegar e beneficiar a população.

O Manifesto do Cidadão

Nota de repúdio


O Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com deficiência (COEDE), em reunião plenária ordinária ocorrida no dia 06 de fevereiro de 2014, na Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), resolve repudiar veementemente e denunciar ao Ministério Público e dar ciência aos meios de comunicação, quanto à forma ilegal com a qual a Empresa Águia Branca tem burlado a lei estadual que garante gratuidade no sistema intermunicipal de transporte público as pessoas com deficiência de baixa renda.
Para tanto, a referida empresa, incentivada pela omissão da (AGERBA), tem sistematicamente impedido as pessoas com deficiência de viajar nos dias úteis, usando o artifício de substituir os ônibus comuns das linhas convencionais por ônibus semi-leito com ar-condicionado.
Dessa forma, as pessoas com deficiência do interior do Estado, precisamente dos municípios que são servidos pela Empresa Águia Branca, ficam limitados a apenas viajar aos finais de semana, e por consequência, impedidos de usar esse direito garantido por lei que tem por finalidade facilitar o acesso dessas pessoas a educação; saúde e outros direitos fundamentais.
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia - COEDE/ Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH.

José cruz
 Diretor Presidente da AGADEF


Líder do governo na ALBA é vaiado em reunião da Aspra


O líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Zé Neto (PT), foi vaiado em uma reunião da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra), na cidade de Feira de Santana.
Na oportunidade, foram tratados pontos principais dos projetos de modernização da Polícia Militar da Bahia, negociação com o governo, e estratégia para o dia 21 de março, quando a categoria realiza uma assembleia em Salvador depois do Carnaval. A reunião corria com tranquilidade até que o parlamentar Zé Neto apareceu e foi constrangido pelas vaias da categoria que gritava para ele deixar o local.

Bocão News 

Gandu - Festa em louvor a São José



Não basta dizer que é católico, tem que participar!

Eleições FANJUCA 2014


Na noite desta quinta-feira (27), aconteceu no CETEP do Baixo Sul, Assembleia Geral de eleição para a composição do novo quadro administrativo da FANJUCA. Na oportunidade foram preenchidas as vagas de Diretores Executivos e Conselheiros Fiscais. Tentando a reeleição, o atual Presidente Neilson Bispo dos Santos, com todo seu carisma, conquistou junto aos membros um segundo mandato. Unidos em torno do desenvolvimento da fanfarra, e continuidade desta linda historia, é que, os novos diretores, não medirão esforços para manter estável, administrativamente a entidade nos próximos 02 anos.
No final dos trabalhos, ficou assim:
Diretoria Executiva:
Presidente: Neilson Bispo dos Santos
Vice: Ailânia Santos de Jesus
Tesoureiro: Jonatha dos Santos de Jesus
2º Tesoureiro: Leandro Souza dos Santos
Secretaria: Ana Lucia Mota de Jesus
2º Secretario: Mateus de Jesus dos Santos
Conselho Fiscal:
Rosangela dos Santos Mendes
Elias Conceição dos Santos
Valdiria Bomfim
Suplentes:
Uesley Santos
Ailton Henrique dos Santos
Zilda Monteiro da Costa
Boa sorte a todos e a luta será grande!

ASCOM FANJUCA 

Curiosidades sobre o carnaval Baiano


Segundo Geraldo da Costa Leal no seu livro "Pergunte ao seu avô - Histórias de Salvador, cidade da Bahia" de 1996, a capital baiana guarda muitas curiosidades carnavalescas. O primeiro samba de Carnaval foi lançado por Ernesto Simões conhecido como Donga, filho de baianos. Foi o maxixe “Pelo telefone” criado em 1917. Mas bem antes, as festividades carnavalescas já estavam consolidadas com muitas Caretas e blocos como: O Oguchó, Os Sírios, O Camarão Ambulante, Baratas em Folia, Mudança da Sé e Bloco dos Pamonhas.
Nas ruas, as cadeiras de vime e jacarandá eram amarradas para que as pessoas pudessem ver os desfiles dos clubes Fantoches da Euterpe, Cruz Vermelha e Inocente em Progresso. Esse desfile costumava acontecer no domingo e terça a partir das 18 horas e às 23 horas já estavam de volta às suas sedes.
Após esse desfile, os clubes ofereciam aos seus associados bailes carnavalescos. Já a segunda-feira era fraca, tendo apenas alguns mascarados circulando. O clube Comercial, Casa D´Itália e as academias de dança Iara e Mululo também abriam suas portas.
Os cinemas Jandaia, Liceu e Belvedere da Sé também. Pouco tempo depois o Carnaval dessa época também tinha dois circuitos como hoje. Na Barra as festas aconteciam no Bahiano de Tênis, Associação Atlética da Barra e Yacht Clube. O Palmeira era outro clube que funcionava na Barra, frequentado por trabalhadores.

Isso sem falar no Carnaval nos bairros do subúrbio como Itapagipe, Santa Cruz e Periperi.

Força Sindical vai fortalecer a política internacional


No Seminário de Planejamento Estratégico da Secretaria Internacional da Força Sindical, realizado em Bento Gonçalves no mês de janeiro, sindicalistas de diversas categorias e partes do Brasil, trocam experiências, debateram sobre os princípios norteadores da central e elaboram políticas que orientem a ação sindical internacional.
Para o Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco o encontro foi importante uma vez que “a Força Sindical está crescendo e é preciso estabelecer a linha mestra para a ação internacional”. O secretário geral da Central, João Carlos Gonçalves (Juruna), analisou a importância estratégica do Planejamento em relação às mudanças no mercado de trabalho e o comércio internacional. “Cada vez mais as indústrias se dispersam geograficamente, sendo a produção, muitas vezes, realizada em diversos países. Como o processo passa a envolver diferentes leis trabalhistas, é necessário que cada vez mais as convenções internacionais protejam o trabalhador”, disse o sindicalista.
Participaram também da abertura do Seminário: Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, Milton Cavalo, Secretário de Cultura e Memória da Força Sindical, Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical SP, Cenise Monteiro, do Sindicato dos Telefônicos do Estado SP e da Uni Sindicato Global, Ruth Coelho Monteiro, Secretária Nacional dos Direitos Humanos da Força Sindical, Arnaldo Gonçalves, Secretária nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical, José Elvio Atzler, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves, Mônica Lourenço Veloso, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Maria Auxiliadora, Secretária Nacional da Mulher da Força Sindical, entre outros.

ASCOM Força Sindical

Senador Evangélico quer ser Presidente


Com discurso centrado na defesa da redução da maioridade penal e de medidas duras contra a criminalidade, senador da base governista acusa o PT de ter aparelhado o país e diz que é hora de rodízio no poder. O jogo combinado é que o PR, partido com 37 deputados federais e quatro senadores, estará na coligação partidária que tentará reeleger Dilma Rousseff. Mas o senador Magno Malta (PR-ES) promete fazer o que estiver ao seu alcance para estar na cédula eleitoral que os brasileiros encontrarão nas urnas de outubro. Como candidato, que fique claro, a presidente da República.
Foi com esse propósito que ele subiu à tribuna do Senado no último dia 18 e lançou sua pré-candidatura. Cantor gospel, que se notabilizou por presidir as CPIs do Narcotráfico e da Pedofilia, Magno, 56 anos, escora seu projeto na base evangélica que contribuiu para suas sucessivas vitórias eleitoral. Antes de ir para o Senado, onde está no segundo mandato, foi vereador e deputado estadual e federal. Promete voar longe se deixarem ele se candidatar, convicção que extrai do crescente apoio que suas teses na área da segurança pública – consideradas autoritárias e conservadoras pelos ativistas dos direitos humanos – recebem de uma população a cada dia mais assustada com a violência urbana.
A principal delas é a redução da maioridade penal, bandeira que o senador defende com ardor onde quer que esteja de eventos religiosos a programas populares do rádio e da TV. Em sua opinião, quando se tratar de crime “de natureza hedionda”, não deve haver idade mínima para alguém pagar pelo que fez. “Está mamando no peito da mãe, tem 30 dias. Pulou, pegou a escopeta, cometeu crime, perdeu”, disse ele ao Congresso em Foco usando deliberadamente o que chamou de “caricatura”.
Poder & Política


Decisão do STJ garante fraldas descartáveis a todos Brasileiros


O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma decisão, garantiu a todos os brasileiros o direito de receber fraldas descartáveis gratuitamente, caso não possam arcar com os custos. A matéria foi analisada em um recurso especial interposto pelo Ministério Público de Santa Catarina. A segunda turma do STJ garantiu o direito a todos os brasileiros em ação civil pública para destinar o fornecimento de fraldas aos portadores de doenças que precisem do produto, mas que não tem recursos para adquiri-los. A ação foi movida em favor de uma jovem de 21 anos, portadora de patologias de origem congênita. Os custos da família com as fraldas eram de cerca de R$ 400 por mês. Em primeira instância o pedido para que a decisão fosse atribuída a todos foi atendido, mas o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) reformou a sentença. No recurso, o ministro Og Fernandes, relator do caso, entendeu pela abrangência da decisão.

Informações BN

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Gandu – Mais uma previsão nossa foi concretizada


Quando publicamos que o Dr. Vinicius Cruz, estaria deixando (teoricamente) a pasta de finanças, pela incompatibilidade com sua profissão e seria nomeado sub procurador do município, recebemos dezenas de e-mails e telefonemas de pessoas ligadas ao governo, nos criticando e, em sua maioria afirmando que o nobre advogado, não iria deixar um posto no 1º escalão para assumir outro de menor expressão. Na oportunidade respondemos que, tudo não passava de uma inteligente manobra, pois entendemos que sendo Dr. Vinicius a pessoa que participa de todas as decisões tomadas pelo Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), deveria ser oficializado de alguma forma. De modo que sendo ele um profissional de direito, uma sub procuradoria, seria uma forma de participar, sem levantar suspeita de qualquer ato oficial do governo.
Como prevíamos, no dia 15 de janeiro de 2014, através da portaria nº 49/14, Vinicius Cruz foi nomeado sub procurador da fazenda municipal.
Traduzindo: na verdade, na pratica, O Dr. Vinicius Cruz, continua responsável pelas finanças do município, sem infringir a lei que rege os princípios da OAB e, sem sofrer desgaste, devido ser um dos preterido para substituir seu tio à frente dos destinos de Gandu.



Gandu – Gerente de esportes confirma realização de campeonatos


Recebemos um e-mail do nosso amigo e gerente da pasta do esporte no município, Fábio Rodrigues (Bicudão), afirmando que teremos sim, a realização dos campeonatos de Bairros, bem como também de veteranos. Na edição anterior publicamos de acordo o que ouvimos de desportistas e dirigentes de clubes. Porém, de acordo Bicudão, está mantido as duas competições simultaneamente.
Segundo Fábio, a reinauguração do Estádio municipal acontecerá no dia 16 de março e, contará com a presença de várias autoridades. Apesar de não ser revelado por Bicudão, tomamos conhecimento através de políticos da Capital, que o Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), convidou o Governador Jaques Wagner (PT) e sua comitiva, para participarem do evento, o que achamos válido, mesmo porque será uma oportunidade impar, para que a população reivindique ao Chefe de Estado que ajude nossa Cidade atrair o esgotamento sanitário, sem a participação da famigerada EMBASA.
Quanto ao convite de também participarmos deste importante ato, estaremos sim presente e, não iremos fazer como a maioria dos que estão no poder, que quando oposição protestava com as presenças de autoridades estaduais e nacionais. Vale salientar que Fábio Rodrigues, tem vasto conhecimento na área  é dedicado e pensa em ver o esporte de Gandu acontecer. Pena que ele não tenha o poder de decisão, que fica restrito a um quarteto do Governo Comunista.




Gandu - a quadra da bela vista está abandonada


Os desportistas do Bairro da Bela Vista, amantes do futsal, estão sem poder praticar tal esporte. Isto se dar pela condição precária que se encontra a quadra daquela localidade. Sem ter mais a quem reivindicar um morador do referido Bairro, usou sua pagina do face book, para tentar sensibilizar o Prefeito Ivo Peixoto (PCdoB) e seus vários seguidores, que possuem cargos na pasta do esporte Ganduense.
 "Prefeito Ivo Peixoto, não admitimos esta quadra nesta situação
Este lugar é um lugar onde os jovens desta localidade podem estar ocupando seu tempo praticando esporte, ao invés de estar com a mente vazia pensando ou tentando fazer o que não presta.
“Vamos investir mais no esporte para que no futuro não tenhamos que investir muito mais em presídios pense nisso, fica a dica”.
Grato: Nilson Moura...
Nilson Moura que também é profissional da comunicação ouve diariamente a reclamação dos jovens e adolescentes, da bela Vista e Juvêncio Leal, que sem sombras de dúvida são referencia, quando o assunto é esporte.
Com a palavra o Governo Municipal.


Ponto de vista - Atos e condições inseguras – parte l


Atos e condições inseguras podem estar em vários lugares. Pode ser sem você perceber ou por existir a muito tempo, aquilo que era errado se torna normal e não passa mais a ser perceptível. Para você entender um pouco mais sobre esses conceitos.
Atos inseguros: É a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido. Em uma pesquisa realizada foi constatado que em 80% dos casos de acidentes o motivo principal é o ato inseguro.
Abaixo alguns exemplos de atos inseguros mais conhecidos:
• Ficar junto ou sob cargas suspensas.
• Usar máquinas sem habilitação ou permissão.
• Lubrificar, ajustar e limpar maquina em movimento.
• Inutilizar dispositivos de segurança.
• Uso de roupa inadequada.
• Transportar ou empilhar inseguramente.
• Tentar ganhar tempo.
• Expor partes do corpo, a partes móveis de maquinas ou equipamentos.
• Imprimir excesso de velocidade.
• Improvisar ou fazer uso de ferramenta inadequada à tarefa exigida.
• Não utilizar EPI.
• Manipulação inadequada de produtos químicos.
• Fumar em lugar proibido.
• Consumir drogas, ou bebidas alcoólicas durante a jornada de trabalho.

Continua...

Ponto de vista - Atos e condições inseguras – parte ll


Condições inseguras: Condições inseguras nos locais de serviço são aquelas que compreendem a segurança do trabalhador. São as falhas, os defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que põe em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas e a própria segurança das instalações e equipamentos.
Abaixo alguns exemplos de condições inseguras mais comumente conhecidas:
• Falta de proteção em máquinas e equipamentos
• Deficiência de maquinário e ferramental
• Passagens perigosas
• Instalações elétricas inadequadas ou defeituosas
• Falta de equipamento de proteção individual
• Nível de ruído elevado
• Proteções inadequadas ou defeituosas
• Má arrumação/falta de limpeza
• Defeitos nas edificações
• Iluminação inadequada
• Piso danificado
• Risco de fogo ou explosão
Atos inseguros podem ocorrer por diversas causas, e todas elas são provenientes do homem, portanto, “como faz” que é o grande problema dos resultados que traz um ato inseguro. Fazer com segurança, consciência e sem pressa são atitudes que contribuem para que se faça bem feito e não gerando uma situação insegura colocando em risco a própria vida e a dos demais. A educação, o conhecimento do que é certo ou errado também contribui favoravelmente para que muitos incidentes aconteçam. O maior responsável pelo ato inseguro é você, pense antes de fazer, não faça com pressa, não queira desenvolver várias atividades ao mesmo tempo.
Uma frase clássica da segurança no trabalho reflete essa situação “Não há trabalho tão urgente e serviço tão importante que não possa ser feito com segurança”. Reflita, pense nisso. As condições inseguras tem como resultado o tempo, a resistência de certos materiais se desgasta, a organização do local, que é um fator humano e/ou falta de manutenção, tecnologia aplicado ao local, entre outros. Mesmo sendo originadas por diversos fatores externos, as condições inseguras tem como responsabilidade o próprio homem, seja por sua omissão ou irresponsabilidade. Portanto, a Segurança começa e termina com as ações, atitudes e consciência de todos nós.
Colabore com ambientes mais salubres a começar de casa, escola, rua, sociedade e principalmente na empresa, reduzindo o número de acontecimentos alarmantes que cresce a cada ano.
Dorival Silveira Junior