Social Icons

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fiéis mantém tradição de comer peixe na quaresma


Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. Segundo o padre Antônio Mendes, o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.
“Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística”, explica o padre.
Ainda segundo o padre, o peixe está presente em muitos textos da Bíblia, mas o importante não é somente o jejum. “Hoje em dia muitos evitam comer, não por questões de fé e sim pela saúde. Para nós, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência”, diz.
A quaresma é o período em que a venda do peixe aumenta significativamente. De acordo com Nilton Marceneiro, do departamento de compras de uma rede de supermercados da região, a venda aumenta de 25 a 30%. “Alguns itens tiveram aumento devido à demanda que foi muito grande, mas a maioria dos itens permanece o mesmo preço”, ressalta.

Alguns tipos de pescados têm maior procura nesta época. “Considerando que não trabalhamos mais com peixe “in natura”, nossas vendas são voltadas para filés e principalmente bacalhau, que aumenta a venda em até 80%”, comenta Marceneiro. Além de algumas pessoas manterem a tradição religiosa de comer peixe, o consumo de amendoim e canjica aumenta bastante nessa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário